quarta-feira, 31 de agosto de 2011

31/08/2011 - 8º ano - Era Napoleônica

Após assistir ao vídeo sobre a Era Napoleônica e com base no resumo produzido em casa (p. 110 a 117 do livro didático) produza em dupla um breve relato sobre este período da história e poste-o como comentário nesta postagem.

30 comentários:

Rudinei e Wanderson - 8º A disse...

Durante a Revolução Francesa, as disputas entre a burguesia e as camadas populares geravam uma grande tensão política que ameaçava a imposição de uma nova era política na França. Enquanto tais contendas inflamavam o contexto interno, várias monarquias da Europa se uniam com o objetivo de derrubar os defensores e os ideais destes revolucionários.nNesse tempo, a figura de um jovem militar passou a ganhar um destaque de projeções meteóricas. Nascido na Córsega, em 1769, Napoleão Bonaparte ficara conhecido pela sua invejável habilidade militar e sua capacidade de vencer batalhas que pareciam estar praticamente perdidas. Em pouco tempo, a população francesa reconheceu em sua imagem a figura de um herói defensor do ideal revolucionário.Fustigada pelas sucessivas crises internas, a burguesia viu em Napoleão a oportunidade perfeita para que as contendas políticas cessassem e o desenvolvimento econômico surgisse. Por isso, em 1799, Bonaparte teve o apoio político necessário para derrubar o Diretório que controlava seu país e organizar o Consulado.Aproveitando da situação, as tropas monarquistas da Europa se reorganizaram para derrotar o governo francês. A primeira derrota aconteceu em 1814, na cidade de Leipzig, onde Napoleão se entregou aos inimigos.

Michely e Bruna 8 A disse...

Napoleão Bonaparte causou grande impacto em sua história ele permaneceu somente quinze anos no poder, suas estratégias militares fizeram que muitas pessoas o admirassem ele teve uma rapida ascensão ao poder primeiro ele foi general, depois eleito o primeiro-cônsul por último coroou a si próprio imperador da França. Quando ele assumiu o cargo de primeiro-cônsul (chefe político) em meio a uma crise generalisada, ele foi proclamado primeiro-cônsul vitalício com direito a nomear o seu sucessor.
Um exemplo de suas estratégias napoleônicas de conquista e exploração foi o bloqueio continental decretado pela França contra a Grã-Bretanha em 1806.

Gabriela e jeandro disse...

napoleao tinha a maior tropa da época e esperou a familia real sair da Inglaterra para invadi-la

gabriela lima disse...

Eu entendi que o Império Napoleônico era o mais forte,que o unico que conseguio derrotalo foi a Inglaterra

Karen e Artemio-8ºA disse...

Quando os idealizadores do golpe de 18 Brumário, derrubaram o diretório e criaram o Consulado, estabelecendo um novo governo na França. Napoleão assumiu o cargo de primeiro-cônsul em meio a uma crise.
Em 1082, Napoleão foi proclamado primeiro-cônsul vitalício. Pouco tempo depois, tornou-se imperador.
Como governante, Napoleão confirmou a redistribuição de terras. Para garantir maior controle sobre a circulação de capitais, reformou o sistema de impostos e fundou o Banco da França.
A chegada de Napoleão ao poder intencificou as guerras na Europa.
Em 1812, o império napoleônico atingiu extensão máxima, mas a população não aguentava mais os custos.

luana e joão paulo 8º ano A disse...

Napoleão Bonaparte coroou-se imperador da França,governou a frança e expandiu o território dominando grande parte.
Quando napoleão se domino imperador fez com que Portugal para se de negociar com a Inglaterra.
Napoleão organizou uma tropa em cerca de mil homens e voltou para Paris,e foi recebido com muito entusiasmo e reassumiu o trono em março de 1815.
A derrota definitiva de Napoleão ocorreu na batalha de waterloo na Bélgica.

David e Júlia. disse...

Napoleão permaneceu no poder por quinze anos, sua visão estratégica de denominação militar fez com que muitas pessoas o admirassem, mantendo viva sua memória militar por um longo tempo. Napoleão Bonaparte teve uma rápida ascensão ao poder. Primeiro foi general. Em seguida, eleito primeiro cônsul. Por ultimo, coroou si próprio imperador da França.
* Realizações do governo napoleônico.
Como governante, Napoleão confirmou a redistribuição de terras promovida pela revolução francesa e realizou obras publicas de grande parte, como drenagem de pântanos e a construção de pontes, de redes, de estradas e de canais. Para garantir maior controle sobre a circulação de capitais.
A educação mereceu atenção especial, grandes aldeias e cidade ganhavam escolas públicas, fundou uma escola superior em Paris para formação de professores e fundou uma Universidade Nacional.
Um dos aspectos de maior importância no governo de Napoleão foi a reforma política administrativa. O governador centralizou o governo em Paris e criou o Código Civil Napoleônico. (1804) que depois serviu de modelo para vários países europeus e influenciou o Código Civil Brasileiro.
Basicamente o código regulamentou a propriedade privada, revelou preocupação com a família, destacando a autoridade do marido sobre a família, defendeu a autoridade do patrão sobre o empregado. proibiu greves e as organizações sindical dos empregados.
* A política eterna.
A chegada de Napoleão intensificou as guerras, o medo do contágio da revolução existia desde 1790, quando os governos conservadores da Europa tentaram impedir que os ideais burgueses vindos da França se alastrassem pelo continente.
* O bloqueio continental.
Um exemplo de estratégia napoleônica foi o bloqueio continental decretado pela França contra a Grã-Bretanha em 1806, ele proibiu os países do continente europeu de fazerem o comércio com os ingleses, dessa forma prejudicas economicamente seu maior rival.

Anni e Yasmin-8 ano A disse...

Em 1802,Napoleão Bonaparte foi proclamado primeiro-cônsul vitalício,com direito a nomear seu sucessor.
Em dezembro de 1804,entre pomposas ceremônias realizadas na Catedral de notre- dame,em Paris coroou a si próprio Napoleão 1,imperador da França.
Um dos aspectos considerados de maior importância do governo de Napoleão Bonaparte foi a reforma políutico-administrativa.O imperador centralizou o governo em Paris e criou o
Código Civil Napoleônico(1804),que serviu de modelo para diversos países europeus e influenciou o Código Civil Brasileiro.
Um exemplo da estratégia napoleônica de conquista e exploração foi o Bloqueio Continental,decretado pela França contra a Grã-Bretanha em 1806.Diante da impossibiliadade de derrotar aquele reino militarmente,Napoleão proibiu os países do continente europeu de fazerem comércio os ingleses

Hilton e Fernada 8 ano A disse...

O Imperio Napoliônico

Em 1802,Napoleão Bonaparte foi proclamado primeiro cônsul vitalício,com direito a nomear seu sucessor. As realizações do governo Napoleônico os aspectos mais importantes do governo de Napoleão foi a reforma política administrativa.O bloqueio Continental foi decretado pela frança contra a Grã-Bretanha 1806 Napoleão impossibilitado de derrotar aquele reino proibiu aos países do continente Europeu de fazer comércio com os ingleses.

Ana Beatriz e Gabriel Felipe disse...

Napoleão Bonaparte,foi proclamado primeiro-cônsul vitálico com direito de nomear, seu sucessor, pouco tempo depois foi nomeado,imperador por suas vitórias militares.Em dezembro de 1804, foram feitas cerimônias na Catedral de Notre Dame, coroando Napoleão 1,imperador da França.Realizou muitas obras públicas, tais como construção de pontes,de redes de estradas e de canais.A chegada de Napoleão, ao poder intensificou as guerras na Europa. Durante seu governo houve numerosos conflitos com outros países, seu principal inimigo era a Inglaterra.Em 1812,o Império Napoleônico atingiu sua extensão máxima porém a população dava sinais de que já não suportava os custos, tanto em dinheiro como em vidas humanas, das sucessivas guerras.A insatisfação popular, aumentou nos últimos anos do governo, quando as más colheitas resultaram em uma crise por escassez de alimentos em todo o império.Napoleão perdeu a guerra para a Inglaterra, Áustria, Prússia, Rússia e Suécia, e foi aprisionado em Elba. A derrota definitiva de Napoleão ocorreu na Batalha de Waterloo, na Bélgica quando o exercito coligado de ingleses e prussianos pôs fim a sua política expansionista e ao seu poder político na França!

Sarah Mello e Jessika Laryssa 8º A disse...

Napoleão foi um dos maiores comandantes da França.Assim possuiu vários inimigos.
Napoleão Bonaparte teve um abida ascensão ao poder primeiro foi general depois eleito primeiro- cônsul e por ultimo corou a si proprioimperador da frança.
EM 1802 Napoleão Bonaparte foi proclamado primeiro cônsul vitalício com direito a nomear seu sucessor.
Um dos aspectos considerados de maior importância do governo de Napoleão Bonaperte foi a reforma política administrativa.

Millena e Leticia 8º A disse...

"A era napoleão"

Em 10 novembro de 1799 um novos governo na frança, o jovem general napoleão apartamento assumiu o cargo de primeiro-cônsul(chefe político) em meio a uma crie generalizada.
como governante, napoleão confirmou a redistribuição de terras e realizou obras públicos de grande parte reformou o sistema de impostos e fundou o banco do frança grande partes das aldeias e cidades francesas ganhou escola públicos elementares e fundou uma Universidade Nacional para supervisionar todos o sistema educacional centralizou o governo em Paris e criou o CÓDIGO CIVIL NAPOLEÃO (1804). Um exemplo e estratégia napoleão de conquista e exploração foi o BLOQUEIO CONTINENTAL, decretada pelo frança contra a Grã- bretanha em 1806.
Em 1812, o Impero Napoleão atingiu sua extensão máximo, porém a população já não suportava os custo, tanto dinheiro como em vidas humanas, das sucessivas guerras.9*-

Lohanna Chrystye e Thiago Vaz 8°A disse...

Em 1802 Napoleão Bonaparte foi proclamado primeiro-cônsul.Em dezembro de 1802 entre pomposas cerimonias realizadas em paris se auto-coroou imperador.
Como imperador centralizou o governo em Paris e criou o código Napoleonico.A França teve que lutar com as monarquias absolutistas vizinha porém com Napoleão passou a contra-atacar.
Napoleão organizou uma tropa de cerca de mil homens e voltou a Paris,reassumiu o trono em março de 1815.
Mas sua derrota definitiva ocorreu na batalha de Waterloo na Bélgica quando o exercito coligado de ingleses e prussianos pÔs fim a sua politica expansionista a o seu poder politico na França.

Ana Paula e Wolnei. disse...

*Napoleão Bonaparte
A figura de Napoleão Bonaparte é polêmica.Poucas pessoas causaram maior impacto na história do que ele .Sua visão estratégica de denominação militar fez com que muitas pessoas o admirassem .

*O Império Napoleônico
O jovem general Napoleão Bonaparte assumiu o cargo de primeiro -cônsul em meio a uma crise generalizada.Em 1802 ,Napoleão foi proclamado primeiro-côsul vitalício com direito a nomear seu sucessor.Pouco tempo depois fortalecido politicamente tornou-se imperador ,legitimado por um plebiscito que 0obteve a aprovação de 60% dos eleitores.

*As realizações do governo Napoleônico.
Entre suas realizações no governo , reformou o sistema de impostos e fundou o banco da França.Várias aldeias e cidades francesas ganharam escolas públicas , isso só foi possível graças a fundação de uma escola superior para a formação de professores.
O Imperador também criou o Código Civil Napoleônico, que depois serviu de influencia para o Código Civil Brasileiro .

*A politíca externa
A chegada de Napoleão ao poder intensificou as guerras na Europa.No período revolucionário a França teve de lutar com as monarquias absolutistas vizinhas,porém com Napoleão ,ela passou a contra-atacar.

*A Batalha de Austerlitz
A batalha de Austerlitz ou Batalha dos três Imperadores ocorreu em 2 de dezembro de 1805 , envolvendo as tropas francesas contra os aliados russos e austríaco,numericamente superiores.Nos dias anteriores ao embate ,Napoleão fez com que as forças aliadas pensassem que os franceses batiam em retirada.Sua intenção era atrair os inimigos até o local escolhido por ele ara o confronto,o planalto de Platzen a cerca de cem quilômetros de Viena.
*O bloqueio continental
Napoleão proibiu os países do continente europeu de fazerem comércio com os ingleses.Dessa forma Napoleão pretendia prejudicar economicamente seu maior rival.

*Apogeu e queda de Império
Em 1812,o Império Napoleônico atingiu sua extensão máxima ,porém a população dava sinais de que já não suportava os custos,tanto em dinheiro como em vidas humanas,das sucessivas guerras.
A insatisfação popular aumentou nos últimos anos do governo ,quando as más colheitas resultaram em uma crise por escassez de alimentos em todo o império.

*O congresso de Viena:a reação dos conservadores
Entre 1814 e 1815 ,representantes das potências que derrotaram Napoleão , assim como de outros reinos europeus,reuniram-se em Viena.O objetivo do encontro era discutir a situação da Europa após a queda do Império Francês.

Renan Antonio disse...

Era Napoleônica
Napoleão Bonaparte, teve uma rápida ascensão ao poder, primeiro general, depois primeiro-cônsul, por ultimo coroou a si próprio como imperador da França. Napoleão tinha uma boa popularidade entre o povo Francês, por causo do grande poder militar que tinha. Napoleão melhorou muito a situação da França, com várias obras que geravam vários empregos. Napoleão conquistou vários países, mas nao conseguiu conquistar a Inglaterra, que tinha grande força maritma. Depois de muito tempo napoleão foi considerado primeiro-cônsul vitalício, depois de um tempo, com plebiscito e aprovação de 60% da população.
Enquanto Napoleão foi imperador, redistribuiu terras e melhorou muito a situação do povo. A chegada de Napoleão ao poder gerou muitas guerras na Europa.
Ele conquistou vários países, mas quando chegou na Inglaterra, Não conseguiu invadila, e baixou uma lei que proibia que todos os países da Europa mante-sem comércio com a Inglaterra. Portugal, que dependia fortemente da Inglaterra, resolveu continuar com o comércio com a Inglaterra e foi invadida por Napoleão...

Tamires Santos e Hudson disse...

Napolão é muito polemico é a figura ma polemica de todos os tempos ficou 15 anos no poder mais é lembrada até hoje pelo seu dominio militar.Napoleão Bonaparte subiu rapidamente para o poder foi o primeiro consul,depois general e por utimo nomeou-se inperador

Michelle/Selena-8º B disse...

A figura de Napoleão foi bem polêmica. Poucas pessoas causaram maior impacto na história do que ele. Ele permaneceu durante 15 anos no poder, tinha uma visão estratégica muito boa que até fez com que muita gente o admirasse.
Primeiro ele foi general, em seguida,eleito primeiro-cônsul; por ultimo coroou a si próprio imperador da França.
** Bonaparte governou a França e expandiu o território do país, dominando grande parte da Europa ocidental .
Napoleão realizou obras públicas de grande porte,como drenagem dos pântanos e a construção de pontes, de rede de estradas e canais, fundou o Banco da França e escolas públicas onde os alunos eram obrigados a amar seu imperador e rezar por sua segurança.
** Uns dos aspectos mais importantes foi a reforma politica-administrativa. O imperador centralizou o governo em Paris e criou o Código Civil Napoleônico.

Comemtário_de_Nilvana_Marassi_Henrique_Lourenço-8ºB disse...

A figura de Napoleão foi bem polêmica. Poucas pessoas causaram maior impacto na história do que ele.Ela permaneceu durante 15 anos no poder, tinha plena visão estratégica muito boa que até fez com que muita gente o admirassem.
Primeiro ele foi general, em segundo, eleito primeiro-cônsul, por último, corou a si próprio imperador da França.

GuilhermeRocha 8ºB disse...

Napoleão Bonaparte foi um ícone importante para a politica da França em crise social na época,ele construiu escolas tanto para cidades quando para aldeias,além de ser um prodígio militarmente por suas táticas de batalha.Ele ficou apenas 15 anos no poder,após ser derrotado por vizinhos como Inglaterra,Russia entre outros,ele é obrigado a devolver a coroa real e assim dando um fim a era napôleanica.

Jair soares disse...

Napoleão bonaparte e polemica poucas pessoas causaran maior impacto na historia que ele apesar de ter permanecido no poder apenas quinze anos sua visão estrategica foi otima de denominaçao e fez que muitas pessoas o admiricem e permaneceu na memoria delas por muito tempo

Stephany e Lucas - 8-b disse...

Quandos os idelizadores do golpe do 18 Brenário , derrubaram o diretório e criaram o Consulado estabelecendo um novo governo na França , o jovem Napoleão Bonaparte assumio o cergo de primeiro cônsul em meia a crise , em 1802, napoleão Bonaparte foi proclamado o primeiro cônsul vitalicio , em dezembro de 1804 na catedral de Notre-Dame como governante Napoleão confirmou a redistribuição de terras promovida pela França e realizou obras como drenagem de pântanos e de construção de pontes , um exemplo da estrategia napoleonica foi o Bloqueio Continental decretado pela França contra Grã-Bretanha em 1806 , o bloqueio acabou refletindo na politica da Espanha e de Portugal.

Henry Felipe e Isabella Ribeiro 8° ano B disse...

Napoleão bonaparte é polêmica.apesar de ter permanecido no poder soment6e 15 anos,sua visa estratégica de dominação militar. muitas pessoas tem em sua memória a história de Napoleão Bonaparte.
Napoleão Bonaparte teve uma rapida ascenção ao poder.primeiro foi geral

Thamyres e Mariana - 8ºB disse...

A figura de Napoleão Bonaparte é polemica.Poucas pessoas causaram maior impacto na história do que ele.Primeiro foi general.Em seguida, eleito primeiro-cônsul.Nem esperou para ser coroado pelo papa que, sob seu pedido, viajará de Roma até Paris para a cerimônia, simbolizando a não submissão do poder político ao religioso.
Talvez, a primeira grande vitória de Napoleão tenha sido a de provocar que a vontade e o poder de um único homem podem se sobrepor a vontade de um Exercito inteiro.Neste capítulo, vamos o período em que Bonaparte governou a França e expandiu o território do país, denominando grande parte da Europa Ocidental.

agner e vinicius 8 b disse...

na frança Napoleão Bonaparte apesar de ter permanecido no poder por longo tempo assumiu o cargo de primeiro consul ao poder ,representa uma estabilidade para a burguesia foi uma medida de fortalecimento politico com o direito de nomear seu sucessor .
A politica externa intencificou seu governo revolucionario existia desde 1790, quando os governos conservados da europa tentaram impedir que os ideaais burgueses vindos da França se alastrassem pelo continente.COM A Chegada de napoleao ao poder aumentar as guerras na europa , durante oseu governo houve inumeros comflitos com outros países .O aspecto mais importante contralizou o goveno em paises e criou o codigo civil napoleonico.

felipe teles e joao vitor 8°b disse...

napoleão Bonaparte apesar de ter pemanecido 15 anos , a estrategia deles é que os militares fazia que as pessoas adimiracem ele . napolião teve rapida asseção ao poder, o utimo ele se coroou ele mesmo inperador da frança. a primeira vitoria de napoleão foi provocar vontade porque um homem se sobrepor avontade de um exercito inteiro . o imperio napeonico o golpe do 18 brumario derruba a diretorio
e criarão o comsulado .
o jovem general napoleão assumio a cargo de primeiro - comsul (chefe politico)
Em 1802 napoleão o primeiro comsul vitalicia com direito a nomear se o sucessor.
1804 emtre pomposas serimoniais realizada na catedral de notre- dame coroa si propio napoleão imperador da França

Matheus Anacleto. e Lucas disse...

Napoleão bonaparte

A figura de napoleão foi bem polemica. Poucas pessoas causaram maior impacto na historia do que ele. Ele permaneceu durante 15 anos no poder, tenha uma visão muito boa que até fez com que muito gente o adimirassem.
Primero ele foi general, em seguida, eleito primero-consue, por ultimo coroou a si mesmo o emperador da frança.
Bonaparte governou a frança e expandiu a territori do pais, denominando grande parte da Europa ocidental.

O Império
Napoleão assumiu o cargo de primeiro-consue, quando os idealizados do golpe do 8º brumério derrubaram a diretoria e criaram o consulado. Para a população sua chegada ao poder representava uma esperança de estabilidade.

felipe teles e joao vitor 8°b disse...

napoleão Bonaparte apesar de ter pemanecido 15 anos , a estrategia deles é que os militares fazia que as pessoas adimiracem ele . napolião teve rapida asseção ao poder, o utimo ele se coroou ele mesmo inperador da frança. a primeira vitoria de napoleão foi provocar vontade porque um homem se sobrepor avontade de um exercito inteiro . o imperio napeonico o golpe do 18 brumario derruba a diretorio
e criarão o comsulado .
o jovem general napoleão assumio a cargo de primeiro - comsul (chefe politico)
Em 1802 napoleão o primeiro comsul vitalicia com direito a nomear se o sucessor.
1804 emtre pomposas serimoniais realizada na catedral de notre- dame coroa si propio napoleão imperador da França

Felipe Otácio e Gabriel Leão 8ºB disse...

Napoleão Bonaparte era muito polêmico algumas pessoas fizeram mais impacto na historia do que ele.
Napoleão Bonaparte teve uma ligeira ascensão ao poder.Em primeiro o general.Ele teve muita pressa para ser coroado pelo papa,que seu pedido,foram de Roma até Paris para a cerimônia, simbolizando o poder político ao religioso.A primeira vitória de Napoleão foi sido de provar a vontade e o poder de um só homem.
Quando os idealizadores do golpe de 18 Brumário (10 de novembro de 1799) derrubaram o diretorio e criaram o consulado, estabelecendo um novo governo na França,o jovem general Napoleão Bonaparte assumiu o cargo de primeiro-cônsul (chefe politico) em meio a uma crise generalizada. Em dezembro de 1804 , entre pomposas cerimônias realizadas a catedral de Notre-Drame, em Paris, coroou a ci proprio Napoleão primeiro, imperador da França.
Os governantes, Napoleão confirmou a redistribuição de terras promovidas pela revolução francesa e realizou obras publicas de grande porte ,com a drenagem de pantânos e construçao de pontes, de redes de estradas e de canais.
A chegada de napoleao intensificou as guerras na Europa, durante seu governo ouve conflitos com outros paises.
Um exemplo da estratégia napoleonica de conquista e exploração foi o bloqueio continental, decretado pela frança contra Grã-Bretanha em 1806.
Entre 1814 e 1815, representantes da potencia derrotaram napoleão(inglaterra, austrália,prússia, rússia e suécia) assim como de outros reinos europeus, reuniram-se em viena.

Jessica e Marcelo disse...

Napoleão Bonaparte teve uma rápida ascensão ao pode.Primeiro foi general. Em seguida,eleito primeiro-cônsul.Por último, coroou a si próprio imperador da França. Nem esperou para ser coroada pelo papa que sob seu pedido, viajara de Roma até Paris para a cerimônia, simbolizando a não submissão ao poder político ao religioso.
Em 1802, Napoleão Bonaparte foi proclamada-cônsul vitalício, com direito a nomear seu sucesso. Pouco tempo depois, fortalecido politicamente por sucessos vitorias militares, tornou-se imperador, legitimas por um plecibisto que obteve a aprovação de 60% dos eleitores.
Em dezembro de 1804, entre pomposas cerimonias realizadas na catredal de Notre Dame, em Paris, coroou a si proprio Napoleão 1, imperador da França.
O governo de Napoleão corfirmou a redistribuição de terras promovidas pela revolução Francesa e realizou obras de porte, como a drenagem de pantânos e a construção de ponte, de redes de estrada e de canais. Para garantir controle sobre a circulação de capitais reformou o sistema de impostos e fundou o Banco da França.
A educação também teve uma atenção especial, um dos aspectos considerados de maior importância do governo de Napoleão Bonaparte foi a reforma político-administrativo.
O bloqueio foi uma estratégia Napoleão de conquista e exploração.

Raffaela 8°B disse...

Napoleão Bonaparte teve uma rápida ascensão ao pode.Primeiro foi general. Em seguida, eleito primeiro-cônsul. Por último, em dezembro de 1804, entre pomposas cerimônias realizadas na Catedral de Notre-Dame, em Paris, corou a si próprio Napoleão 1, imperador da França. Ele centralizou o governo em Paris e criou o Código Civil Napolênico (1804), que depois serviu de modelo para diversos países europeus e influenciou o Código Civil Brasileiro.
A chegada de Napoleão ao poder influenciou as gurras na Europa.
Napoleão proibiu os países do continente europeu que fazerem comércio com os ingleses. Dessa forma, Napoleão pretendia prejudicar economicamente seu maior rival, garantindo o predomínio comercial da França nos mercados europeus.
A insatisfação popular aumentou nos últimos anos de governo, quando as más colheitas resultaram em uma crise por escassez de alimentos em todo o império. O exército permaneceu fiel. porém a derrota na Rússia, em 1802, com a morte de milhares de soldados, enfraqueceu moralmente a tropa.