domingo, 7 de agosto de 2011

6º Ano - Aula de 08/08/2011 - O Egito Antigo


Muito se fala dos antigos egípcios: suas pirâmedes, múmias, o deserto, o rio Nilo, os Faraós, além de sua rica cultura que alimenta até hoje a imaginção de muitas pessoas, fazendo com que inúmeros filmes com a temática egipcia sejam produzidos todos os anos.
A história nos mostra que estes povos estavam em um estágio evolutivo a frente dos demais de sua época, quando falamos em tecnologias, agricultura, engenharia, medicina e matemática, por exemplo.
Com base nas discussões em sala de aula, debates, conteúdo do livro didático e dos links abaixo, comentem sobre a origem, a formação e a organização da sociedade egípcia antiga.

Links:

18 comentários:

luiz aparecido e luis fernando-6ºA disse disse...

o povo egito eles Depernde do rio Nilo eles eram um povo que se encontrava no rio Nilo formados os primeiros aldeias (Nomos)que evoluíram mas rapido

Leticia e João Guilherme 6 anoA disse...

Os egípcios praticavam vendas de mercadorias e atersanatos e eram conhecidos pelas suas obras faraonicas muitas vezes nao acabadas como esfinges e templos.A nobreza era formada por parentes dos faraós.

kaliny&thiago disse...

A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).

Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios.e os rios era como um trasporte de barcos e muitas coisas .

Nathan e Daniel 6º A disse...

Os gatos eram sagrados associados a Deusa basted representada com corpo de mulher e cabeça de gato. Era protetora das grávidas. Pinturas com imagens de gatos são encontradas principalmente em tumbas do chamado novo império

Tadeu e Viviane - 6ºA disse...

O Egito da Antigüidade dividia-se em duas terras: o Alto Egito, que corresponde ao sul do país, e Baixo Egito, a região do Delta do Nilo. Em cada porção o povo vivia de um modo distinto, até porque o clima entre norte e sul era diferente. Portanto, o tipo de produtos cultivados também diferia.

carlos emanoel&derik jorge disse...

A economia egípcia:Era baseada principalmente na agricultura que era realizada.Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo Faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais,de irrigaçao, pirâmides,templos,diques.)

Tadeu e Viviane - 6ºA disse...

O Egito da Antigüidade dividia-se em duas terras: o Alto Egito, que corresponde ao sul do país, e Baixo Egito, a região do Delta do Nilo.

Patricia e Aylah 6A disse...

Os antigos egipcios desevolveram-se no nordeste africano.
O rio Nilo foi muito importante para a população pois a região é formada em um deserto, o rio Nilo além de ser utilizado como via de transporte, a água do rio era utilizada para beber e fertilizar a terra.
A escrita egipcia permitiu divugações de ideias comunicação e controle de impostos. a escrita era dividida em duas, uma mais formal e outra mais simplificada.
A economia era baseada na agricultura que se realizava nas margens férteis do rio Nilo.
A religião egipcia possuia muitas crenças e mitos.Acretitavam na existência de vários Deuses e realizavam várias festas em homenagem a eles.Mumificavam os cadaveres pois acreditavam na vida após a morte.

Dudàh e jonny disse...

A civilização egípcia data-se 4,000 a.C.
No rio Nilo a população começou a se concentrar, formando aldeias (Nomos), depois evoluíram para prósperas cidades agricolas e mais tarde de uniram formando o Alto Egito (ao Sul) e o Baixo Egito (ao Norte). Para a formação e desenvolvimento do Egito sempre foi necessario o rio Nilo, para controlar as inundações os habitantes travavam uma luta constante, graças ao qual obtinham grandes colheitas. Rei Menés, por volta de 3200 a.C conquistou o baixo Egito, unificando todo o império. Floresceu então a cultura Egipcia.

Amanda e Gabriella disse...

A civilizaçao egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano entre 3200 a.C.A sociedade egipcia estava dividida em varias camadas sendo que faraó era a autoridade maxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Como a região é formada por um deserto, o rio Nilo ganhou extrema importância para os egipcios.Ele era utilizado como via de transporte de mercadorias e pessoas ..

Karen - 6° B disse...

A população antiga do Egito surgiu do Nordeste da Africa as margens do rio Nilo.
As pirâmides do Egito foram construídas por trabalhadores recrutados entre a própria população.
O rio Nilo, era um rio muito especial para eles O deus Nilo ele banhava as cidades que ficavam as suas margens.

higor e denis 6 ANO B disse...

A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para todos os povos egípcia purisos que eles fazem as coisas.

Luis Guilherme-6°B disse...

Eu entedi que a sociedade egípcia era dividida em varias camadas , sendo o faraó a autoridade maxima,ou seja, era considerado um deus que estava na terra.Os sarcedotes,militares e escribas(responsaveis pela escrita) tambem passaram a ganhar importancia na sociedade,que era sutentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses,atersãos e pequenos comerciantes.
A economia egípcia era baseada na agricultura que era realizada , pricipalmente no Rio Nilo, os egípcios praticavam comercio de mercadorias e artesanato,os trabalhadores rurais quase sempre eram convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras publicas.
A civilizaçao se destacou nas areas de ciencias desenvolveram conhecimentos muito importantes na área de matematica,usados para construçao de templos e piramides.

Gabriel e Felipe / 6 B disse...

o rio nilo era utilisado como via de tranposte de barco de mercadori e de pessoas.As aguas do rio nilo tambem ela utilizadas para beber,pescar,e efertilizar as margems.
As origem da civilisação egpica datam de 4.000 anos a.C.a
A população comecou as primeiras aldeia

matheus e vinicius disse...

O Egito antigo tem muitas curiosidades como sua pirãmides ,mumias .A cultura milenar e muito importante, pois nós sabemos um pouco mais sobre a cultura deles .

Helena E Mirella disse...

A aqui se fala sobre a civilização egípcia: datam que 4.000 anos A.C. surgiram as primeiras aldeias ao redor do Rio Nilo que com passar do tempo viraram cidades agrícolas e desenvolvidas eles lutam para q as cidades não sejam inundadas, mas graças as inundações obtinham grandes resultados das colheitas.

geovana e nathalia e - 6º B disse.. disse...

Quando se fala sobre o Egito nos lembramos de suas piramides, mumias, o deserto, rio Nilo e os faraos.O rio
Nilo facilitou a agricultura e a criação de animais,como eles dependiam das enchentes do rio. eles tentavam aproveita-las e aprenderam a modificar a natureza.O Egito acumulou grandes riquezas e por isso foi adimirada e temida pelos outros povos. Depois foi conquistada pelos assirios,etc.

JULIANE E THAIS disse...

A escrita egípcia
também foi algo importante para este povo,pois permitiu a divulgação de ideias comunicação e controle de imposto.Existiam duas forma principal
de escrita;a escrita demótica (mais
simplificada e usada para assunto do
cotidiano)e a hieroglífica(mais complexa e formada por desenho e símbolos ). as paredes internas
das PIRÂMIDES ERAM REPLETAS DE TEXTOS QUE FALAVAM SOBRE A VIDA DO FARAÓ ,REZAS MENSAGENS PARA ESPANTAR POSSÍVEIS SAQUEADORES.