segunda-feira, 8 de agosto de 2011

9º Ano - Aula de 09/08/2011 - A Era Vargas



Populista, paternalista, defensor do direito dos trabalhadores, ditador, perseguidor de seus opositores, entre outros termos são utilizados para designar o gaúcho Getúlio Vargas, um dos presidentes que mais marcou a história nacional, tendo chegado ao poder com a Revolução de 1930, pondo fim à República Velha e permanecido no poder até o fim da 2ª Guerra Mundial, retornando depois para só sair morto da Presidência da república.

Com base nestas e em outras informações, debates em sala, material didático e nos links abaixo, produza e poste, em dupla, um breve comentário sobre a Revolução de 30 e a Era Vargas, citando características que considerarem importantes deste período da história nacional.

Links:


39 comentários:

Winny e Ludimila 9°A disse...

Vargas foi um presidente muito importante e ele fez muitas indústrias , mercadorias e com isso fez aumentar muitos empregos de política no Brasil . Apesar de ter se suicidado deixou uma mensagem " Deixo a vida para entrar na história" isso marcou em 1930 e marca até hoje a história de Vargas.

Nicaella Dourado e Matheus Castilho 9ºA disse...

Getúlio Vargas foi o presidente que mais governou o Brasil (governou por 18 anos). Ele criou várias leis, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores, entre outras. Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil, foi ele que deu inicio a industrialização do nosso país. Ele suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito, deixando uma carta como testamento com uma frase que gerou polêmicas : "Deixo a vida para entrar na História."

Evellyn Ribeiro e Matheus Ricardo 9° A disse...

Getúlio Vargas foi uns dos presidentes que mais permaneceu no governo. Ele foi eleito duas vezes, o primeiro mandato foi de 1930 a 1945, e o segundo 1951 a 1954. Umas de suas realizações na Era Vargas, existe até hoje.

Myllena Fontes e Wesley Souza- 9ªano A disse...

Nós achamos a historia de ERA VARGAS muito interessante, pois um dos presidentes que mais marcou a história nacional, tendo chegado ao poder com a Revolução de 1930, pondo fim à República Velha e permanecido no poder até o fim da 2ª Guerra Mundial, retornando depois para só sair morto da Presidência da república.

Matheus Victor e gabriel allan - 9 ano A disse...

Getúlio VARGAS: foi que o que mais fico no poder do governo do brasil,ele ficou no governo por 18 anos.
Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura no brasil.
Revolução de 1930 foi a derrubada do governo de Washington Luís.
Vargas criou a justiça do trabalho de 8 horas e o salario minimo tanto pra homens e mulheres.
Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : "Deixo a vida para entrar na História."

Myllena Fontes e Wesley Souza disse...

Nós achamos a historia de ERA VARGAS muito interessante, pois um dos presidentes que mais marcou a história nacional, tendo chegado ao poder com a Revolução de 1930, pondo fim à República Velha e permanecido no poder até o fim da 2ª Guerra Mundial, retornando depois para só sair morto da Presidência da república.

ghabryel coxev e andreza 9ªA disse...

Vargas foi um ditador e governou com medidas controladoras e populistas ,foi tambem um otimo presidente que deixou sua marca por criar obras de infra-estruturas e desenvolver o parque industrial brasileiro

Karina e Giovani - 9ºA disse...

Gétulio Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por . Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
A morte de vargas criou muita polêmica pois se matou com um tiro no peito,deixou um testamento,onde dizia que ele 'Deixou a vida para entrar na historia. Gétulio Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por . Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
A morte de vargas criou muita polêmica pois se matou com um tiro no peito,deixou um testamento,onde dizia que ele 'Deixou a vida para entrar na historia.

luana20mimada disse...

Getúlio Vargas,assumio o poder em 1930 apos comandar a revolução de 1930 foi a queda da da bolsa de valores e a retirada de Washington Luís.Getúlio Vargas ficou conhecido como o herói dos tempos por instituir o salario minimo ,a consolidação das leis do trabalho, tambem conhecido por CLT.os direitos trabalistas.

geovana ferreira e krislayne 9º A disse...

Getúlio Vargas foi um populista, paternalista,defensor dos direitos dos trabalhadores,ditador,perseguidor dos seus opositores.
Um dos presidentes que mais marcou a História nacional Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930 , após comandar a Revolução de 1930 , que derrubou p governo de washington Luis .
Em agosto de 1954 , Vargas suícidou-se no palácio do catete com tiro no peito .
Deixo uma carta testamento com uma frase que entrou para a História;'Deixo a vida para entrar na história'.

Camila Pires e Gabriela Ramos - 9ºA disse...

Getúlio Vargas e Era Vargas


Getúlio Vargas:
-Nasceu em 19/4/1882 e faleceu em 24/8/1954.
-Foi o presidente que permaneceu mais tempo no poder no Brasil, 18 anos.
-Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil.


Primeiro e Segundo mandato:
-Assumiu o seu poder em 1930,depois da REVOLUÇÃO DE 1930,que ganhou do governo de Washington Luís.
-Entre 1937 e 1945 instalou o chamado de ESTADO NOVO.
-Seu governo caracterizou pelo o nacionalismo e populismo.
-Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas.

O que ele fez?
-Centralização do poder.
-Investiu muito na área de infraestrutura
-Eliminou os órgãos legislativos – federal, estadual e municipal.
-Justiça do Trabalho (1939)
-Instituiu o salário mínimo

E outras muitas coisas...

Conclusão:
-Saiu do governo em 1954.
-Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito.
-Getúlio Vargas, era muito amado por uns e odiado por outros.

Mirelle e Kweê - 9 A disse...

Getúlio Vargas assumiu o pder em 1930,depois de comandar a Revolução de 30,que derrubou Washington Luís.
Suas principais caractrísticas do seu governo foi a ditadura do Estado Novo,a constituição de 1934 e as Leis Trabalhistas,que dava o direito á cada pessoa de trabalhar 8 horas por dia e mais alguns direitos.
Os pensaamentos das pessoas era divido pois algumas o odiavam e outras o adoravam.

Gabriel Silva disse...

Vargas... Vargas

Gabriel SIilva & Roberta

Ariane e thaiguer 9ºA disse...

Vargas assumiu o poder após comandar a revolução em 1930.Nessa época, ele derrubou o governo de Washington.Seus 15 anos seguintes caracterizaram - se pelo populismo e pelo nacionalismo.Em 1937 fechou-se o congresso nacional e instalou-se o novo Estado.
Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT.
Antes de se suicidar Vargas foi presidente, governador, deputado federal e estadual,foi para a assembléia legislativa e ministro de fazenda.

jucileide e jovania_ 9 A disse...

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja,e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro.
Foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.
Ele criou a Justiça do Trabalho, instituiu o salário mínimo, a CLT.
Em 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito.na carta dizia: "Deixo a vida para entrar na História."
Foi hoi homem importante história Brasil

Joyce Rojas - 9 a disse...

Getúlio Vargas assumio o poder em 1930 ,comandou a revoluçao em 1930 que derrubou o governo de Washington Luis vargas tabem o salario minimo as leis do trabalho conhecida como clt sob seu gorverno foi ,promulgada a constitução de 1934. Getúlio tabem investiu na area de infraestutura, criando a companhia siderúgica nacional em 1940 e, a vale do rio doce em 1942 e outras mais.

hudson e oldirley-9 a disse...

Getúlio nasceu em São Borja . Foi chefe do governo provisório.Presidente eleito pela constituinte em 17 de julho de 1934, até a implantação da ditadura do Estado Novo em 10 de novembro de 1937. Através do voto popular,voltou ao poder Em 1954, pressionado por interesses econômicos, com aliados no Brasil como Lacerda e Adhemar de Barros, é levado ao suicídio a 24 de agosto de 1954.
Getulio importante Brasil,porque fez muito pessoas trabalho,fez salario tambem

Karla Leite e Jessica Ferreira 9 ª A disse...

Getúlio Vargas, Foi chefe do governo provisório depois da revolução de 30, presidente eleito pela constituinte em 17 de júlio de 1934, até a implantação da ditadura do Estado Novo em 10 de novembro de 1937. foi depositado em 29 de outubro de 1945 voltou á presidência em 31 de janeiro de 1951, através do voto popular.

Tadeu e Victor -9°A disse...

apos comamdar a revoluçâo de ,que derrubou o governo de Washington Luiz.seus quinze anos de governo seguidos,caracterizaram-se pelo nacionalismo populismo, justiça trabalhista (1939),instituiu o salario minimo a consolidaçao das leis do trabalho.
Em agosto de 1950, ele se suicidou no palacio do catete com piro no peito ...

Gabriel Silva disse...

Bom, acho que a Era Vargas, foi muito importante para o nosso País, pois foi quem iniciou os grandes investimentos no nosso país,com a criação do salário Mínimo, IBGE que graças a ele agora temos pesquisas e informaçõs mais precisas sobre a Geografia,iniciando a Grande ERA IN DUSTRIAL e ele marcou a história criando grandes investimentos no nosso País.

Gabriel SIlva & Roberta

Ana Claudia e Nathalia / 9° ano B disse...

Getúlio Vargas foi o governante brasileiro que mais tempo permaneceu no poder durante o regime republicano. Somando os dois períodos que governou (de 1930 à 1945 e de 1951 à 1954), foram 18 anos no comando do Brasil. Vargas criou a Justiça do Trabalho, instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas, investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce, e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco. Em 1938, criou o IBGE, e saiu do governo em 1945, depois de um golpe militar.

Arielle Wehner - Ana calgaro - 9ºB disse...

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo.

Cinthia e Letica disse...

o Getúlio Vargas era defensor dos direitos trabalhadores e ditador dos seus opositóres e ele foi o presidente que governou o Brasil mais tempo, e ele asumiu seu poder em 1930.

Isadora Piazza e Larissa Pelisari - 9° ano B disse...

Em 1930 ocorreriam eleições para presidência e, de acordo com a política do café-com-leite, era a vez de assumir um político mineiro do PRM.Liderados por Getúlio Vargas, políticos da Aliança Liberal e militares descontentes, provocam a Revolução de 1930. É o fim da República Velha e início da Era Vargas. Ele governou 18 anos somados as 2 posses que ficou. Vargas criou a Justiça do Trabalho, instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.Ele investiu muito na area de infraestrutura.

Edgar Scaff e André Ramires Roberto disse...

foi um dos presidente que mais marcou a história nacional, chegou ao poder com a revolução de 1930 e ficou no poder até a 2ª guerra mundial e botou fim a república velha e retornou só para sair morto. Nasceu no ano de 1882 e morreu em 1954.

Claudio silva , Wellerson Wilker disse...

Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja RS e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro.
foi chefe de um grande partido governista do Brasil ele foi o presidente que mais tempo permaneceu no cargo de presidente do Brasil, Ficou no comando por 18 anos com 2 mandatos um mandato no periodo de 1930 - 1945 e outro mandato de 1951 a 1954, ele instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo.

Post Produzido por: Claudio Silva e Wellerson :P

Vinicius Monteiro e Vinicius Oliveira /9°B disse...

Vargas. Na juventude, alterou alguns documentos, para fazer constar o ano de nascimento como 1883. Este fato somente foi descoberto nas comemorações do centenário de nascimento, quando, verificando-se os livros de registros de batismos da Paróquia de São Francisco de Borja, descobriu-se que Getúlio nasceu em 1882, constando, no seu assento de batismo, mantida a grafia original, o seguinte teor:

Dj Midi :# disse...

Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com poderes ditatoriais.Vargas , era muito poderoso , Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo , bem esse é o nosso comentario // YARA SURIANO , RUBENS . 9°B

Vincius Rocha e Brenda Mugarte disse...

O governo de Getúlio Vargas despertou muitaas polemicas e tambem o que mais ficou no poder.
Populista,paternalista,Getúlio,foi defensor dos trabalhadores,e assim foi umas das figuras mais conhecidas do Brasil.
Governou de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954,ficou no total 18 no poder do Brasil.

Lethicia R e Leticia A - 9ºano B disse...

Vargas(1882-1954) foi o presidente que mais governou o Brasil. Entre 1937 e 1945 criou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo. Ele governou durante 15 anos e depois de voltar a governar durante 3 anos, ele saiu do mandato de 3 anos porque ele se suicidou, ele deixou uma carta dizendo"deixo a vida para entrar para a história", pois foi isso que aconteceu ele entrou para historia do Brasil.

Janaína Alves e Jordan Lucas - 9 ° B disse...

Getúlio Vargas foi o governante que permaneceu por muito tempo no poder plitico.Somando os periodos que getúlio permanecue no governo foram 18 anos no comando brasileiro.
Os anos que ele permaneu com o governo foram de 1930 a 1945 a 1951 a 1954.
A personalidade de Getúlio Vargas era conhecida por ser um homem forte,inteligente, amado por uns e odiado por outros.
Vagas nasceu na cidade de São Paulo (Rs) no ano de 19-08-1954 e faleceu em 24-08-1954.Ele começou a governa o brasil em 1930, uma das coisas que Getúlio crio foi justiça do trabalho eo salário Minimo.

Natiele Garcia - 9°B disse...

Vargas criou a justiça do trabalho e o salario minimo em 1939.
Os clt tambem conhecido por Consolidação das Leis do Trabalho.
Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
Getúlio Vargas nasceu no dia 19/4/1882 em uma cidade no Rio Grande do sul, foi presidente que mais governou, ficou no governo durante dois mandatos, no Brasil.
instalou na ditadura, o chamado Estado Novo entre 1937 e 1945,
ele comandou a Revolução de 1930,
e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro

Jacqueline e Carlos - 9º B disse...

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930 ,após comandar a revolução de 1930 que derrubou o governo de Washington Luís .
Seus quinze anos de governo seguintes caracterizaram -se pelo nacionalismo e populismo.Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil.Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário , esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.

Anônimo disse...

Em 1926 e 1927, ocupou o cargo de Ministro da Fazenda. Logo em seguida conquistou o cargo de presidente do Rio Grande do Sul, de 1927 a 1930 (Após a Proclamação da República, os governantes passaram a ser denominados presidente do Estado). Em 1930, Vargas concorreu nas eleições presidenciais pela Aliança Liberal. Derrotados pelo candidato da situação, Julio Prestes, os liberais arquitetaram um golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder. Esse movimento golpista ficou conhecido como a “Revolução de 30”.

Beatriz Barbosa e André Luíz Castro 9ºano B disse...

Getulio dornelles vargas nasceu em são bonja (RS) presidente eleito pela constituinte em 17 de julho de 1934 . foi deposto em 29 de outubro de 1945 e voltou a presidencia em 31 de janeiro de 1951 , atravez do ato popular . Em 1954 , pressionado por interesses econommicos , Getulio Vargas se suicidou com uma bala no peito deixando uma carta escrita "saída vida para entrar na historia "

Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 193Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.

Anônimo disse...

Eduardo Presotto e Ana Carolina Felizardo 9ºb.

Em 1926 e 1927, ocupou o cargo de Ministro da Fazenda. Logo em seguida conquistou o cargo de presidente do Rio Grande do Sul, de 1927 a 1930 (Após a Proclamação da República, os governantes passaram a ser denominados presidente do Estado). Em 1930, Vargas concorreu nas eleições presidenciais pela Aliança Liberal. Derrotados pelo candidato da situação, Julio Prestes, os liberais arquitetaram um golpe de Estado que levou Getúlio Vargas ao poder. Esse movimento golpista ficou conhecido como a “Revolução de 30”.

Beatriz Alves e Camila- 9°B disse...

A era Vargas foi a época do presidente que mais comandou o Brasil durante 18 anos entre idas e vindas, e a época em que foi criada a Justiça do trabalho.Ele teve que se suicidar porque estava sendo perseguido.

luana20mimada disse...

oii profi fala ai quanto eu tirei nesse comentario da era vargas

Prof. Douglas Alves da Silva disse...

Winny e Ludmila: Vargas se suicidou em 1954;

Camila Pires e Gabriela Ramos, Isadora e Larissa, Natiele: Parabéns, boas contribuições.

TODOS: cuidado para que seu texto tenha concordância e, portanto, sentido...

E lembrem-se que Ctrl+C; Ctrl+V = ZERO (preciso citar nomes???)