segunda-feira, 26 de setembro de 2011

26/09/2011 - Os Hebreus



Com base no conteúdo estudado em sala de aula, no livro didático e nos links abaixo, produza e poste (em dupla) nesta postagem um breve comentário sobre as origens do povo hebreu e sua herança cultural .

Links para pesquisa:

http://www.historiamais.com/hebreus.htm
http://www.suapesquisa.com/hebreus
http://www.brasilescola.com/historiag/hebreus-1.htm

18 comentários:

Willian Moreno Cheres disse...

A BÍBLIA É A REFERÊNCIA PARA A HISTÓRIA DESTE POVA OS DOZE FILHOS DE JACÓ DÃO ORIGEM ASDOZE TRIBOS QUE FORMAN O POVO HEBREU É TRANSFORMADA NUM CENTRO RELIGIOSO PELO REI DAVI EM 721 COMEÇA A DIÁSPORA JUDAICA COM A INVASÃO BABILÔNICA A RELIGIÃO FENÍCIA ERA POLITEÍSTA E ANTROPOMÓRFICA SENDO QUE CADA CIDADE POSSUÍA SEU DEUS (BAAL = SENHOR).

Gabriel reis - 6º B disse...

os hebreus era um povo de oringem semita(os semita copreendem dois irportamte povos)o termo hebreu -significa "gente de outro lado do rio uefrates.
os hebreus foram ums dos ques mais influencia a civilizacao atual.Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo.
O conhecimento acerca desse povo, vem principalmente das informações e lendas da Bíblia (o Antigo Testamento), das pesquisas arqueológicas e obras de historiadores judeus.
em 19947,coma descoberta em cavernas as margens do mar morto foi possivel obter mais informacao sobre os hebreus

wenderson denis 6ºb disse...

Os hebreus foram um dos povos que mais influenciaram a civilização atual. Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismos.
O conhecimento acerca desse povo, vem principalmente das informações e lendas da Bíblia (o Antigo Testamento), das pesquisas arqueológicas e obras de historiadores judeus.

Felipe e Luis henrique 6ºB disse...

os Hebreus eram um povo de origem
semita. os semitas compreendem dois
importantes povos os Hebreus.
A Biblia é a referência para entendermos a historia deste povo
de acordo com as escrituras sagradas
A cultura hebraica tem uma forte relação
com o mundo contemporÂnea

Luis Guilherme-6°B disse...

Eu entendi que os hebreus eram um povo de origem semita (os semitas compreendem dois importantes povos: os hebreus e os árabes), que se distinguiram de outros povos da antigüidade por sua crença religiosa. O termo hebreu significa "gente do outro lado do rio”, isto é, do rio Eufrates.
Os hebreus foram um dos povos que mais influenciaram a civilização atual. Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo.
O conhecimento acerca desse povo, vem principalmente das informações e lendas da Bíblia (o Antigo Testamento), das pesquisas arqueológicas e obras de historiadores judeus.
Em 1947, com a descoberta de pergaminhos em cavernas às margens do Mar Morto (os Manuscritos do Mar Morto),foi possível obter mais informações sobre os hebreus.Esses pergaminhos foram deixados por uma comunidade que viveu ali por volta do século I a.C.
A religião é uma das principais bases da cultura hebraica e representa a principal contribuição cultural dos hebreus ao mundo ocidental.
A religião hebraica possui dois traços característicos: o monoteísmo e a idéia messiânica.A maioria dos povos da antigüidade era politeísta (acreditavam na existência de vários deuses), enquanto os hebreus adotaram o monoteísmo, acreditavam em um único Deus, criador do universo.

Karen Freitas 6 ano B disse...

Os hebreus eram povos semita.
Essa palavra hebreu , significa:"Gente do outro lado do rio" , o rio no caso é o Eufrates.
Os hebreus foram um dos povos que mais influenciaram a civilização atual. Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo.
Patriarcas
Os hebreus eram inicialmente, um pequeno grupo de pastores nômades, organizados em clãs ou tribos, chefiadas por um patriarca.
A Bíblia, uma referência da história dos hebreus.

Nathalia e Geovanna- 6º B disse...

As escrituras sagradas falam que por volta de 1800 AC, Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã. Isaque era filho de Abraão,e tinha um filho chamado Jacó. Num certo dia Jacó lutou com um anjo de Deus e daí tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo hebreu. Por volta de 1700 AC, o povo hebreu vai para o Egito, porém são escravizados pelos faraós, por 400 anos.

Anônimo disse...

Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus.

Antepassados do povo judeu, os hebreus têm uma historia marcada por migrações e pelo monoteísmo.

Muitas informações sobre a história dos hebreus baseiam-se na interpretação de textos do Antigo Testamento, a primeira parte da Bíblia. O Antigo testamento foi escrito com base na tradição oral dos hebreus. Consta dele, por exemplo, a interpretação feita por esse povo da origem do mundo e de muitas das normas éticas e morais de sua sociedade. Convém ressaltar, entretanto, que esses textos são repletos de símbolos e sua interpretação é bastante difícil.

Vestígios da sociedade hebraica continuam sendo encontrados. Eles contribuem para lançar novas luzes sobre a história dos hebreus.

Segundo a tradição, Abraão, o patriarca fundador da nação hebraica, recebeu de Deus a missão de migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de palestina, onde se localiza hoje a Estado de Israel. Juliana Moraes 6anob

Mirella e Helena -6º ano B disse...

A HISTORIA DO POVO HEBREU

De acordo com as escrituras sagradas,por volta de 1800 AC,Abraão recebeu um sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã(atual polestina)

PAMELA - 6º B disse...

Os Hebreus eram de origem cemitia que se distinguiram de outros povos da antigidade por sua crença religiosa .O termo hebreu significa''gente do

Gabriela disse...

Um dos traços marcantes do povo hebreu de origem Semita,fooi sem dúvida , a religião moneteísta.

Patricia Cavalcante 6A disse...

A HISTÓRIA DOS HEBREUS.

A referencia para entendermos a história desse povo é a bíblia.
Moisés foi quem recebeu a tábua dos dez mandamentos.
Jerusalém foi transformada em um centro religioso pelo rei Davi. Depois do reinado de Salomão(filho de Davi) as tribos se dividiram em dois reinos: o reino de Israel e o reino de Judá, quem fosse para o reino de Israel era chamado de israelense e quem fosse para o reino de Judá era chamado de judeu.

Carlos Emanoel Campos Braga Pedraça disse...

Os Hebreus.

A principal fonte da historia antiga dos hebreus é a bíblia ,porém ela não relata fielmente os acontecimentos ,pois sua preocupação voltase muito mais para a unidade e identidade de um povo do que pra um acontecimento narrado.
A bíblia reflete a concepção mitológica dos Hebreus....

thiago victor vilhalva dos santos disse...

os um belo povo de origem semita. os hebreus era um pequeno grupo nomadi. Os hebreus foram um dos povos que mais influenciaram a civilização atual. Sua religião o judaísmo influenciou tanto o cristianismo quanto o islamismo.

Amanda e Gabriela - 6º A disse...

Hebreus

A biblia é a referência deste povo,de acordo com as escrituras sagradas,Abraão recebeu o sinal de Deus para ser monoteísta. O filho de Abraão ( Isaque )
tinha um filho chamado Jacó , num certo dia luta com um anjo de Deus e o seu nome foi mudado para Israel.
Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo hebreu.
Moisés recebeu as tabuasdos dez mandamento.

Nathan e Luis fernando disse...

Os hebreus eram inicialmente, um pequeno grupo de pastores nômades, organizados em clãs ou tribos, chefiadas por um patriarca. Conduzidos por Abraão, deixaram a cidade de Ur , na Mesopotâmia, e se fixaram na Palestina (Canaã a Terra Prometida), por volta de 2000 a.C.

Thayna e Laissa disse...

sinal de Deus para abandonar o politeísmo e para viver em Canaã ( atual Palestina). Isaque, filho de Abraão, tem um filho chamado Jacó. Este luta , num certo dia, com um anjo de Deus e tem seu nome mudado para Israel. Os doze filhos de Jacó dão origem as doze tribos que formavam o povo hebreu. Por volta de 1700 AC, o povo hebreu migra para o Egito, porém são escravizados pelos faraós por aproximadamente 400 anos. A libertação do povo hebreu ocorreu por volta de 1300 AC. A fuga do Egito foi comandada por Moisés, que recebeu as tábuas dos Dez Mandamentos no monte Sinai. Durante 40 anos ficaram peregrinando pelo deserto, até receberem um sinal de Deus para voltarem para a terra prometida, Canaã.

kaliny disse...

moises recebeu as tabuas dos 10 mandamentos, e recebeu o sinal de deus