segunda-feira, 29 de agosto de 2011

30/08 - 9º Ano Vídeos Guerra Fria


http://www.youtube.com/watch?v=IIffbV6ZDgg&playnext=1&list=PLC7FF3790705AD412

Após assistir ao vídeo acima, produza um relato, em dupla, esplanando o que  foi a Guerra Fria, suas motivações e as consequencias para a sociedade mundial. Após a produção do relato, poste-o abaixo como comentário.

Link para o conteúdo passado na aula de hoje: http://www.suapesquisa.com/guerrafria/

31 comentários:

Tadeu e Victor -9°A disse...

a guerra fria teve inicio logo após a 2° guerra mundial,pois a EUA e a URSS vao disputar o hegemonia política, econômica e militar

Karla Leite e Jessica Ferreira disse...

A definição guerra fria é de um conflito que aconteceu no campo ideológico,não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e União Soviética.Até mesmo porque,esses dois países estavam armados com miceis nucleares.

Gabriel Silva disse...

A guerra fria é nome dado ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora de uma forma de socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.Enquanto estava ocorrendo (até antes da derrubada do muro de Berlim) as conseqüências foram a divisão do mundo em dois blocos: Socialista e Capitalista. A maior delas foi a produção do lixo atômico, principalmente as armas nucleares, e agora já velhas não sabem nem o que fazer com elas,

Ludimila e Winny - 9° a disse...

A guerra fria foi um conflito que aconteceu no campo ideológico. E teve início após a segunda guerra mundial pelos Estados Unidos na união soviética. Já os Estados Unidos a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia do mercado sistema democrático e propriedade privada. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e da vida do planeta terra.

Nicaella Dourado e Matheus Castilho 9ºA disse...

A Guerra Fria não foi exatamente uma guerra ,os países envolvidos foram os EUA(capitalista) e URSS(socialista), estavam disputando a hegemonia política,econômica e militar.
Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica.

Karina Salustriano e Giovani Bruno 9ªA disse...

A Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países menbros.No final da década de 1940,os EUA colocaram em pratica o Plano Marshall.

Joyce Rojas e Luana Dutra 9º a disse...

A Guerra Fria tem inicio logo apos a 2º Guerra mundial pois os Estados Unidos e a união sovietica vão disputa a hemogenia politica economica e militar no mundo. A definição para a expressão Guerra Fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideologico. A Republica democratica da Alemanha com capital em Berlim ficou sendo zona de influencia sovietica e portanto socialista. A Guerra Fria dura dois anos e termina em 1953 com a divisão da Coréia

Evellyn e Wesley 9°A disse...

A Guerra Fria foi uma guerra que aconteceu após a 2°G.M.Foi na segunda metade da década de 1940 e 1989.
Ocorreu um embate militar entre o EUA e a URSS.

Ariane e thaiguer disse...

As potencias marshal e comecon desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países memmbros.
Na decada de 1940 os EUA estava ajudando as uniões que estavam precisando para que se reconstituissem dos danos causados pela 2ª guerra mundial.

matheus victor ,ghabryel coxev 9ª A disse...

A Guerra Fria Teve inicio logo após a segunda guerra mundial .A guerra Fria seus conflitos aconteceram em campo ideológico não ocorrendo em um embate militar at´e por que EUA e URSS estavam armados com centenas de mísseis nucleares.

Matheus Ricardo disse...

A gurra fria tem inicio logo apos a 2? gurra mundial,a uniao sovietica possuia um sistema socialista,a definisao para a expresao guerra fria e apenas um conflito que aconteceu num campo ideologico,na verdade,nesta epoca,EUA eURSS travam uma disputa muito grande no que se refere aos avansos espaciais.
Os EUA liderou uma forte politica de combate ao comunismo em seu território e no mundo.
Na URSS nao foi diferente,as duas potencias desenvolveram planos para desenvolver economicamente os paises membros. A gurra fria tem inicio logo apos a 2? gurra mundial,a uniao sovietica possuia um sistema socialista,a definisao para a expresao guerra fria e apenas um conflito que aconteceu num campo ideologico,na verdade,nesta epoca,EUA eURSS travam uma disputa muito grande no que se refere aos avansos espaciais.
Os EUA liderou uma forte politica de combate ao comunismo em seu território e no mundo.
Na URSS nao foi diferente,as duas potencias desenvolveram planos para desenvolver economicamente os paises membros.

jucileide e jovania_ 9 A disse...

A guerra fria tem inicío logo após a segunda guerra mundial pois os Estados Unidos e a Uniao Sovietica vão disputar a hegemonia poltica, econômica e militar no mundo.

Camila Pires Nantes e Gabriela Ramos disse...

Guerra Fria- URSS x EUA

A Guerra Fria começou depois da Segunda Guerra Mundial, foi um conflito entre os países EUA e URSS, de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.

URSS
- Possuía um sistema socialista
- Partido Comunista
- Igualdade social e falta de democracia.

EUA
- Potência mundial
- Defendia a expansão do sistema capitalista.
- Baseado na economia de mercado.
- Sistema democrático e propriedade privada.

Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

A definição para a expressão "guerra fria" é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS.
Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares.
Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra.
Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

Paz Armada- As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.

A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental.

O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas.

Corrida Espacial-EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais.

Caça às Bruxas-Os EUA liderou uma forte política de combate ao comunismo em seu território e no mundo. Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o “american way of life”.

Cortina de Ferro- final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes : uma capitalista e outra socialista.

Plano Marshall e COMECON
-Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. -COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.


Camila Pires Nantes e Gabriela Ramos- 9º

gabriel allan /kwee 9°a disse...

a guerra fria foi a disputa politica economica,e militar no mundo. a guerra frio teve inicio depois da 2°guerra mundial .

Ana Calgaro e Arielle 9 disse...

a Guerra Fria foi um periodo de embates politicos idologicos e militares ,onde o capitalismo saiu vitorioso e aos poucos iria sendo implantado nos paises socialistas.

Rubens e Vinicius Rocha 9º B disse...

Com o final da segunda guerra mundial, a Europa estava arrasada e ocupada pelos exércitos das duas grandes potências vencedoras, os EUA e a URSS. A diferença entre o poder destas duas potências e o restante dos países do mundo era tão gritante, que rapidamente se constitui um sistema global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes polos.

Claudio Silva disse...

A guerra fria teve inicio depois da segunda guerra mundial,porque os EUA e a União Soviética iriam desputar a politica economica e militar do Mundo.

Em 1940 até 1989 estás duas poténcias tentaram a implantar nos outros paises os seus sistemas economicos.

Ana Claudia e Nathalia / 9° ano B disse...

A Guerra Fria teve início, após a Segunda Guerra Mundial, pois os EUA e a URSS iam disputar a hegemonia econômica, política e militar no Mundo. A URSS tinha um sistema socialista, baseado na economia planificada, já os EUA defendia a expansão sistema capitalista, baseado na economia de mercado.

Cinthia e Letica disse...

tem inicio na segunda guerra mundial entre a URSS x EUA disputando a hegenomia política econômica militar. Em 1989 cai o muro de Berlim e então depois de vários outros acontecimentos foi um fim de período de embates políticos ideológicos e militares aos poucos os vitoriosos eram implantados nos países socialistas .

Gerson e Ronaldo 9°B disse...

há união Soviética possuía um sistema,baseado na economia planificada partido unico "partido comunista"igualdade social e falta de democracia,já os EUA, a outra potência mundial defendia a espanção,baseado na economia do mercado, sistema democrático e propriedade privada

Carlos e Jacqueline - 9º disse...

A guerra fria teve início logo após a segunda guerra mundial ,pois os EUA e a URSS vão disputar a hegemônia política ,econômica e militar do mundo.Esses dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares .Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e provavelmente dá vida ao planeta terra.

Vinicius Monteiro e Vinicius Oliveira disse...

A guerra fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora de uma forma de socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.

Ana Calgaro e Arielle 9°ano B disse...

o termo " fria" significa aqui ausência de fogo, quer dizer uma corrida armamentista , de um lado liderada pelos Estados Unidos e, por outro a extinta União Soviética e, tudo isso após segunda guerra mundial num de conflito insegurança de de desconfiança de lado a lado onde cada qual buscava se armar o mais possível pra eventual defesa ou ataque, existe também o termo " cortina de ferro ".
Como causa disso ficou o mundo ficou dividido em dos blocos, ou seja, ou se está ao lado dos americanos ou dos soviéticos e a causa disso tudo foi o isolamento tanto de um como de outro com reflexos nas economias desses países pois quem tomava um partido de um ou de outro e as consequências foram terríveis, pois os que se puseram ao lado dos capitalitas americanos cresceram economicamente mas do outro lado houve um retrocesso porque o sistema socialista só admitia o estado rico e não iniciativas privas e individuais.

André Luis Castro 9°B disse...

A Guerra Fria teve início logo após a 2° Guerra Mundial pois os EUA e a URSS iriam disputar a política econômica e militar do mundo.Nessa guerra tambem ouve a corrida espacial entre EUA e a URSS que monstraram seus avanços espaciais e mostra quem tinha o sistema tecnolôgico mais avançado.A Guerra do Vietnã aconteceu em 1959 a 1975 com a intervenção do EUA e a URSS.Os soldados americanos tiveram dificuldades de enfrentar o soldados vietecongues.Militares e civis morreram nos combates.

Lethicia R. e Leticia A./ 9ºB disse...

A Guerra Fria foi um conflito que aconteceu apenas no campo ideologico, não ocorrendo no embate militar declarado e direto entre EUA e URSS .Até mesmo porque, estes dois estavam armados com sentenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria um fim dos dois paises e provavelmente na vida do planeta terra.

Isadora Piazza e Larissa Pelisari - 9° ano B disse...

A guerra fria teve inicio logo após a 2° guerra mundial, pois os EUA e a URSS vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
A guerra Fria, foi um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo empate militar declarado e direto entre os países.
Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países, e provavelmente de vida no planeta.Na tentativa de provar que o seu sistema era melhor do que o outro, cada lado fez as suas investidas, a URSS enviou um homem ao espaço, enquanto os EUA enviaram Neil Armstrong à Lua. Em tudo eles disputavam. As conseqüências foi a divisão da Alemanha, a criação do Muro de Berlin, que ja caiu, entre outros.

YARA , BRENDA disse...

A Definição para a GUERRA FRIA , é de um conflito que aconteceu no campo , ideológico ,não ocorrendo um embate militar.Pois , as motivações os E.U.A , e URSS vão disputar hegemonia política , economia , militar no mundo. Brenda , YARA .

André Luiz R. Edgar Scaff disse...

a guerra fria se chama assim porque nao houve confronto direto entre duas super
potencias (URSS, USA)e eles nao usavam armas. Foi de 1945 a 1991. Foi importante pois a qualquer momento poderia acontecer uma explosão nuclear, e hoje é a prova de que o homem a qualquer momento poderia extinguir ele mesmo. Eles estavam com muitos mísseis para atacar o inimigo. E foi criado o Tratado de Versalhes que foi um tratado de paz assinado pelas potências européias e encerrou oficialmente a segunda guerra mundial.

Eduardo e Beatriz alves disse...

Eduardo e Beatriz alves
A Guerra fria
Ela teve início após a Segunda Guerra Mundial por disputas conflitos diretos entre o capitalismo representado pelos EUA e entre o socialismo representado pela URSS, foi uma guerra ente armamentos nucleares, por disputas de poder econômico, político e militar.a consequencia foi a morte de muitos militares e o fim do muro de Berlim

geovana ferreira e krislayne 9º A disse...

A Guerra Fria tem início logo após a 2º Guerra Mundial , pois Estados Unidos e a união soviética ao disputar a hegemonia política , econômica e militar no mundo .
A união soviética possuía um sistema socialista , baseado na economia planificado , partido único (partido comunista) , igualdade social democracia.
Já os Estados Unidos , a outra potência mundial , defendia a expansão do sistema capitalista , baseado na economia de mercado , sistema democrático e capitalista .

Beatriz B. e Ana Felizardo 9º B disse...

A Guerra Fria tem seu inicio logo apos a 2º Guerra Mundial, pois o EUA e a URSS vão disputar a hegemonia política, econômica no Mundo.
A união soviética possuia um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido unico (Partido Comunista), iguladade social e falta de democracia . Já os EUA, a outra potencia mundial, defendia a expasão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propiedade privada.