quinta-feira, 11 de agosto de 2011

7º Ano - Aula de 12/08/2011 - Reforma Protestante


O séc. XVI ficou marcado por mudanças: novos territórios, formação dos Estados Nacionais e as reformas religiosas. A Reforma Protestante, conteúdo atualmente estudado por esta turma, ocorreu nesta época e ocasionou divisões dentro da Igreja Católica, com a introdução na Europa das primeiras reformas/religiões protestantes, a Luterana, a Calvinista e a Anglicana.

Sabendo disso, produza em dupla um breve relato, explicando como ocorreu uma das três reformas acima. Atenção: Cada dupla irá produzir seu relato conforme indicado pelo professor na Sala de Tecnologias.

Links:
REFORMA PROTESTANTE:

http://www.infoescola.com/historia/reforma-protestante/
http://www.suapesquisa.com/protestante/
http://www.mundovestibular.com.br/articles/575/1/A-REFORMA-PROTESTANTE/Paacutegina1.html

REFORMA LUTERANA:
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=228

REFORMA CALVINISTA:
http://www.brasilescola.com/historiag/ataques-igreja-calvinismo.htm

REFORMA ANGLICANA:
http://www.grupoescolar.com/materia/a_reforma_anglicana.html

34 comentários:

Gustavo Alves Rangel disse...

reforma luterana

Nayane e Leticia 7ºa disse...

A reforma de calvinismo foi uma das principais religioes da reforma protestante. A prática zwinglianismo preparou o terreno para a doutrina que seria mais tarde criada pelo Francês João Calvino. Em outras regioes da Europa o calvinismo ganhou diferentes nomes.

Beatriz Freitas e Helton7ºA disse...

A Reforma Anglicana
O Henrique VIII,rei da Inglaterra um fiel aliado do papa,recebendo o título de Defensor da Fé.
Os principais fatores que provocaram a Reforma anglicana era a,Posse das terras da Igreja:a nobreza capitalista inglesa queria apossar-se das terras e dos bens da Igreja. Para isso era preciso apoiar o rei, a fim de enfraquecer os poderes da Igreja Católica, entre outros.

luiz henrique disse...

reforma luterana

a crise interna a igreja era se caracterizada pelo comportamendo imoral do clero.
a ascensão da burgusia,vinculava a ideia de lucro e encontrava na igreja catolica um obstaculo.
a ascensão do poder real;no século xvi forma-se ou consolida-se o obtismo em diversos paises europeus.
que era o controle que passou a ser interessadas pelos reis da reforma luterana por que eles queriam empliar ou legitimar seu poder.

Vitor Hugo - 7ºA disse...

Reforma Calvinista

Ocorrida como um desdobramento da Reforma Luterana,o movimento Calvinista foi uma das principais religiões surgidas durante a Reforma Protestante.A Suíça,criada após sua separação do Império Romanico-Germânico,em 1499,teve contato com as idéias de Martinho Lutero através da Pregação feita pelo padre Ulrich Zwingolio.

Ao propagandear as doutrinas luteranas pela Suíça,Zwinglio desencadeou uma série de revoltas civis que questionavam as bases do poder vigente,A prática do zwinglianismo preparou terreno para a doutrina que seria mais tarde criada pelo francês João Calvino.

Nathaly e Thamyres/7ºa disse...

REFORMA ANGELICANA

A Reforma Angelicana foi feita pelo rei Henrique V||| que depois de uma série de questões políticas e econômicas o levaram a romper com a Igreja Católica e fundar uma Igreja Nacional da Inglaterra mais conhecido como Igreja Angelicana.

Entre os principais fatores que provocaram a Reforma angelicana destacam-se os seguintes:
-Fortalecimento da monarquia.
-Posse das terras da Igreja.
-Recusa ao pedido de divórcio do rei Henrique V|||.
E através de outras reformas o reforma angelicana se fortaleceu mais e mais.

Ana Carolina e Bianca/7°a disse...

A Reforma Luterana

A europa passou por transformações sociais econômicas e políticas isso permitiu que sociedade questionar-se a igreja e comportamento do clero.A igreja teve uma crise pelo seu comportamento.A Simonia vendia muitos objetos sagrados vendia ate cargos religiosos. os senhores feudais compravam muitos desses cargos para garantir renda para seus filhos.A ascensão do poder real eles tentavam consolidar o absolutismo em paises para controle da igreja e para seu poder. no seculo XVI tiveram muitas manifestaçoes por conta do comportamento do clero.Martinho luterano nasceu em 1483 em Eisleben Comecou a estudar direito parou no mesmo ano e comecou a sua vida religiosa virou monge e depois padre.

Gustavo Alves Rangel disse...

REFORMA LUTERANA Eu entendi que movimento de reforma religiosa deve ser compreendido dentro de um quadro maior de transformações, que caracterizam a transição feudo capitalista.E eu também entendi que a reforma do século XVI foi precedita por várias manifestações contrárias ao monopólio da igreja e contra o comportamento imoral do clero.Mais o que eu mais gostai foi lutero e o seu tempo que no inicio do século XVI o sacro império abrange principalmente os estados germânicos divididos em grandes princípios também disputa políticas envolvendo a tendência descentralizado imperador e os interesses do príncipes.

Matheus Marques Pissin disse...

REFORMA CALVINISTA.
Foi um desdobramento da reforma luterana o movimento calvinista Do Império Germânico em 1499. Teve umas Ideias de Martinho Lutero Atrasvés do Padre Ultich Zwinglio.
Ao propagandear as doutrinas luteranas pela Suíça, Zwinglio desencadeou uma série de revoltas civis que questionavam as bases do poder vigente Perseguido em sua terra natal, João Calvino refugiou-se na Suíça.
Tal princípio defendia a idéia de que, segundo a vontade de Deus Max Weber, o elogio feito ao trabalho e à economia fizeram com que grande parte da burguesia Em outras regiões da Europa o calvinismo ganhou diferentes nomes.

Luana e Bruna o 7ºA disse...

A reforma Anglicana:tudo aconteceu quando Henrique oitavo o rei da inglaterra foi um fiel aliado do papa,que recebeu o título do defensor da fé.A questão política o levaram a romper com a igreja católica e destruir uma igreja nacional na inglaterra e isto é a igreja anglicana.Entre os principais fatores que provocaram a reforma anglicana,destaque-se seguinte:
-fortalecimento na monarquia
para fortalecer o poder da mornaquia.que reduz a influençia do papa na inglaterra
-posse da terra da igreja:ingleses queria apossar-se dos bens da igreja
-recusa ao pedido de divorcio do rei henrique oitavo.
Após a fundação da igreja anglicana surgiram os sucessores de henrique oitavo,uma serie de lutas religiosas internas.

Lais e Gabriel disse...

Reforma calvinista

A reforma calvinista foi uma das principais religiões surgidas durante a Reforma Protestante.Zwinglio desencadeou uma série de revoltas civis que questionavam as bases do poder vigente. Perseguido em sua terra natal, João Calvino refugiou-se na Suiça com intuito de disseminar outra compreensão sobre as questões de fé levantadas por Martinho Lutero.Tal princípio defendia a idéia de que,segundo a vontade de Deus, alguns escolhidos teriam direito á salvação eterna. O favor de Deus estariam ligados a condução de uma vida materialmente próspera.De acordo com alguns estudiosos,como o sociólogo Max Weber, o elogio feito ao trabalho e á economia fizeram com que parte da burguesia européia simpatizasse com a doutrina calvinista.Em outras regiões da Europa o calvinismo ganhou diferentes nomes.Na Escócia, os calvinistas ficaram conhecido como presbiterianos e na França como huguenotes e na Inglaterra foram chamados de puritanos

victor angelo e vinicius calazans 7ano a disse...

Reforma anglicana
henrique VII era o rei da inglaterra,era um sido fiel aliado do papa.Entretanto,uma serie de questoes politicas e economicas o levaran a romper com a igreja catolica e a fundar uma igreja nacional na inglaterra.O fortalecimento da mornaquia exercia uma grande influencia politica na inglaterra,para fortalecer o poder da mornaquia inglesa,Henrique VIII teria que reduzir a influencia do papa dentro da inglaterra.Os poderes da igreja catolica recusava ao pedido de divorcio do rei Henrique VIII,O rei era casado com princesa Catarina de Aragao,devido a origem espanhola de sua esposa em 1529 pediu ao papa que anulasse seu matrimonio com Catarina de Aragao,mas seu pedido foi anulado. em 1534,o parlamento ingles voltou ao ato de supremacia,pelo qual conciderava Henrique VIII o chefe supremo da igreja de inglaterra.

Bruna Mugarte e Natanieli juliani_7ano A disse...

Luterana
Eu entendi que os fatores da igreja era comparada pelo comportamento imoral da parte do clero.Eles obtiam pela venda de objetos considerados sagrados ou a venda de cargos religiosos.Com isso os grandes senhores feudais compravam os cargos eclesiaticos como forma de aumentar seu poder ou garantir a fonte de renda para seus filhos,originando um processo conhecido como investidura leiga autamente no Sagro imperio . Com as preocupaçoes com as questoes materiais poder e riqueza levando pricipalmente o alto clero a um maior distanciamento das grandes preocupaçoes religiosas ou mesmo de carater moral. Entre outros fatores da reforma luterana.

Carolina n°36 e Lureane n°37 disse...

Reforma anglicana

Henrique VII rei da inglaterra tinha sido fiel ao papa,recebeu o titulo de defensor da fé,um monte de questões politicas o fizeram a romper com a igreja catolica,e fundar a igreja nacinal na inglessa ou melhor igreja anglicana
Os principais fatores são;
-Posse das terras da igreja.
-Fortalecimento da monarquia
-Recusa ao pedido de divórico do rei Henrique VIII.
Os ingleses tinham que submeterçe ao rei e não ao papa ou se não seriam excomungados e perseguidos pela justiça real.O calvinismo conseguiu, entretanto, grande número de adeptos entre a burguesia manufatureira,a Revolução rompeu de vez com que restava do sistema feudal na inglaterra,promoveu o avanço do capitalismo

luiz fernando 7ºA disse...

reforma calvinista

O movimento calvinista foi uma das principais religiões surgidas durante a reforma protestante,a pratica do zwinglianismo preparou terreno para a doutrina que seria mais tarde criada pelo frances joão calvino, segundo calvino o principio da predestinação absoluta seria o responsável por explicar o destino dos homens da terra, ele defendia a idéia de que segundo a vontade de deus. como o sociológico max weber, o elogio ao trabalho e a economia fizeram que grande parte da burguesia européia simpatizasse com a doutrina calvinista. observamos que a doutrina calvinista se expandiu mais rapidamente que o luteranismo.
em outras religiões da europa o calvinismo ganhou diferentes nomes. na escócia, os calvinismo ficaram conhecidos como presbiterianos, na frança como huguenotes, e na inglaterra foram chamados de puritanos.

caio 7ºa disse...

A Reforma Luterana

o movimento de reforma religiosa deve ser religiosas deve ser compreendido dentro dfe um quadro maior de transformação , que caracteristicas a trasição feudo captalista.Durante a baixa idade média , a europa passou por um conjunto de transformação sociais ecônomicas e políticas a uma nova sociedade , questionar o comportamento do clero e a doutrina da igreja

caio 7ºa

Leticia c./Aline disse...

A reforma Aglicana
Oi profºDOUGLAS,
tudo começou com Henrique VIII (1509-1547),rei da Inglaterra e com um titulo de Defensor da Fé.
Principais fatores que levarão a Reforma Aglicana:
Fortalecimento da monarquia: a Igreja católica exercia grande influencia política na Inglaterra. Era dona de grande parte das terras e monopolizava o comércio de relíquias sagradas. Para fortalecer o poder da monarquia inglesa, Henrique VIII teria que reduzir a influência do papa dentro da Inglaterra.

- Posse das terras da Igreja: a nobreza capitalista inglesa queria apossar-se das terras e dos bens da Igreja. Para isso era preciso apoiar o rei, a fim de enfraquecer os poderes da Igreja católica.

- Recusa ao pedido de divórcio do rei Henrique VIII: casado com a princesa espanhola Catarina de Aragão, Henrique VIII teve com ela uma filha para sucedê-lo no trono. Entretanto o rei estava bastante descontente com seu casamento.Fortalecimento da monarquia: a Igreja católica exercia grande influencia política na Inglaterra. Era dona de grande parte das terras e monopolizava o comércio de relíquias sagradas. Para fortalecer o poder da monarquia inglesa, Henrique VIII teria que reduzir a influência do papa dentro da Inglaterra.

- Posse das terras da Igreja: a nobreza capitalista inglesa queria apossar-se das terras e dos bens da Igreja. Para isso era preciso apoiar o rei, a fim de enfraquecer os poderes da Igreja católica.

- Recusa ao pedido de divórcio do rei Henrique VIII: casado com a princesa espanhola Catarin
Os ingleses, por juramento, deviam submeter-se ao rei da Inglaterra e não ao papa, caso contrário seriam excomungados e perseguidos pela justiça real. Houve pouca resistência, nela incluída a de Tomás Morus, (autor do livro Utopia), que foi decapitado.

Após a fundação da Igreja anglicana, surgiram, com os sucessores de Henrique VIII, urna série de lutas religiosas internas. Primeiro, no governo de Eduardo VI (1547-1553), tentou-se implantar o calvinismo no país. Depois, no governo de Maria Tudor (1553-1558), filha de Catarina de Aragão, houve a reação católica. Somente no reinado de Elizabete I (1558-1603) aconteceu a consolidação da Igreja anglicana, com a mistura de elementos do catolicismo e da doutrina protestante.

O calvinismo conseguiu, entretanto, grande número de adeptos entre a burguesia manufatureira. Foi entre os calvinistas que surgiram os grandes líderes da Revolução Inglesa do século XVII, revolução que rompeu de vez com que restava do sistema feudal na Inglaterra, promoveu o avanço do capitalismo.a de Aragão, Henrique VIII teve com ela uma filha para sucedê-lo no trono. Entretanto o rei estava bastante descontente com seu casamento.

Os ingleses, por juramento, deviam submeter-se ao rei da Inglaterra e não ao papa, caso contrário seriam excomungados e perseguidos pela justiça real. Houve pouca resistência, nela incluída a de Tomás Morus, (autor do livro Utopia), que foi decapitado.

Após a fundação da Igreja anglicana, surgiram, com os sucessores de Henrique VIII, urna série de lutas religiosas internas. Primeiro, no governo de Eduardo VI (1547-1553), tentou-se implantar o calvinismo no país. Depois, no governo de Maria Tudor (1553-1558), filha de Catarina de Aragão, houve a reação católica. Somente no reinado de Elizabete I (1558-1603) aconteceu a consolidação da Igreja anglicana, com a mistura de elementos do catolicismo e da doutrina protestante.

O calvinismo conseguiu, entretanto, grande número de adeptos entre a burguesia manufatureira. Foi entre os calvinistas que surgiram os grandes líderes da Revolução Inglesa do século XVII, revolução que rompeu de vez com que restava do sistema feudal na Inglaterra, promoveu o avanço do capitalismo.

tchau PROFºDOUGLAS NÓS TE AMAMOS :)

Mateus e Lorena 7B disse...

A Reforma Anglicana

O rei Henrique VIII tinha sido um fiel aliado do papa,recebendo o titulo de defensor da fé.Entretanto uma serie de questos politicas e econômicas o levaram a romper com a igreja catolica e a fundar uma igreja nacional na Inglaterra,a igreja anglicana.
Após a fundação da Igreja anglicana, surgiram, com os sucessores de Henrique VIII, urna série de lutas religiosas internas.

Mariah Fogaça 7B disse...

Reforma Calvinista

Ocorrido como um desdobramento da RPerseguido em sua terra natal, João Calvino refugiou-se na Suíça com o intuito de disseminar outra compreensão sobre as questões de fé levantadas por Martinho Lutero.eforma Luterana, o movimento Calvinista foi uma das principais religiões surgidas durante a Reforma Protestante. A Suíça, criada após sua separação do Império Romano-Germânico, em 1499, teve contato com as idéias de Martinho Lutero através da pregação feita pelo padre Ulrich Zwinglio.
Ao propagandear as doutrinas luteranas pela Suíça, Zwinglio desencadeou uma série de revoltas civis que questionavam as bases do poder vigente. A prática do zwinglianismo preparou terreno para a doutrina que seria mais tarde criada pelo francês João Calvino.Perseguido em sua terra natal, João Calvino refugiou-se na Suíça com o intuito de disseminar outra compreensão sobre as questões de fé levantadas por Martinho Lutero.Perseguido em sua terra natal, João Calvino refugiou-se na Suíça com o intuito de disseminar outra compreensão sobre as questões de fé levantadas por Martinho Lutero.

Guilherme H e vinicius souza disse...

Guilherme Henrique e Vinicius souza

Nasceu em 1483 na cidade de Eisleben. Iniciou os estudos de direito em 1505 e os abandonou no mesmo ano, trocando-o pela vida religiosa, sem o apoio do pai. Tornou-se monge e depois padre. Apesar de dedicado à Igreja, sempre esteve atormentado por duas grandes dúvidas: o poder da salvação atribuído a lugares santos e posteriormente a venda de indulgências.

Leticia C./Aline M. disse...

Reforma anglicana


Henrique VIII era um grande aliado da Igreja catolica até ganhou um titulo de defensor da fé.Mas durante sua tragetoria da politica ele fundou uma nova Igreja:A Igreja Anglicana.
Entre os principais fatores que provocam a reforma Anglicana,foram os seguintes:Fortalecimento da monarquia: a Igreja católica exercia grande influencia política na Inglaterra. Era dona de grande parte das terras e monopolizava o comércio de relíquias sagradas. Para fortalecer o poder da monarquia inglesa, Henrique VIII teria que reduzir a influência do papa dentro da Inglaterra.

- Posse das terras da Igreja: a nobreza capitalista inglesa queria apossar-se das terras e dos bens da Igreja. Para isso era preciso apoiar o rei, a fim de enfraquecer os poderes da Igreja católica.

- Recusa ao pedido de divórcio do rei Henrique VIII: casado com a princesa espanhola Catarina de Aragão, Henrique VIII teve com ela uma filha para sucedê-lo no trono. Entretanto o rei estava bastante descontente com seu casamento. Primeiro, devido à origem espanhola de sua esposa, já que a Espanha era inimiga da Inglaterra. Segundo, porque desejava um herdeiro masculino e pretendia casar-se com Ana Bolena. Assim, em 1529 pediu ao papa que anulasse seu matrimônio com Catarina de Aragão, mas seu pedido foi recusado. Apesar disso, Henrique VIII conseguiu que o alto clero inglês e o parlamento reconhecessem a validade de suas intenções. Em 1534, o parlamento inglês votou o Ato de Supremacia, pelo qual considerava Henrique VIII o chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Criava-se a nova Igreja anglicana, mas nada foi modificado em termos de doutrina e culto em relação a católica.
7ºB NÓS TE AMAMOS PROºDOUGLAS

Melissa da silva 7°B disse...

Reforma Calvinista

O movimento Calvinista foi uma das principais regiões durante a reforma protestante.em 1499 teve um contato com Martinho Lutero através da
pregação feita pelo padre Ulrich Zwinglio.Segundo Calvalino que não era absoluta porque seria impossível explicar o destino dos homens na terra. (um bj para o professor Douglas).

Melissa da silva 7°B disse...

Reforma Calvinista

O movimento Calvinista foi uma das principais regiões durante a reforma protestante.em 1499 teve um contato com Martinho Lutero através da
pregação feita pelo padre Ulrich Zwinglio.Segundo Calvalino que não era absoluta porque seria impossível explicar o destino dos homens na terra. (um bj para o professor Douglas).

GABRIELA E LUANA 7º B disse...

GABRIELA E LUANA 7º B disse...

REFORMA LUTERANA O movimento de reforma religiosa deve ser compreendido dentro de um quadro maior de transformações, que caracterizam a transição feudo capitalista. Durante a Baixa Idade Média, a Europa passou por um conjunto de transformações sociais econômicas e políticas, que permitiram a uma nova sociedade, questionar o comportamento do clero e a doutrina da Igreja.

Fatores da Reforma:
A crise interna à Igreja era caracterizada pelo comportamento imoral de parte do clero, situação que se desenvolvera por séculos, desde a Idade Média. A simonia era uma prática comum, secular, caracterizada pela venda de objetos considerados sagrados ou a venda de cargos religiosos. Os grandes senhores feudais compravam cargos eclesiásticos como forma de aumentar seu poder ou garantir uma fonte de renda para seus filhos, originando um processo conhecido como "investidura leiga", principalmente no Sacro Império. A preocupação com as questões materiais -- poder e riqueza- levou principalmente o alto clero a um maior distanciamento das preocupações religiosas ou mesmo de caráter moral.O movimento de reforma religiosa deve ser compreendido dentro de um quadro maior de transformações, que caracterizam a transição feudo capitalista. Durante a Baixa Idade Média, a Europa passou por um conjunto de transformações sociais econômicas e políticas, que permitiram a uma nova sociedade, questionar o comportamento do clero e a doutrina da Igreja

Vivian 7ºb disse...

Anônimo disse...

Vivian Nantes Penteado
Reforma Anglicana

Henrique VIII era um grande aliado da Igreja catolica até ganhou um titulo de defensor da fé.Mas durante sua tragetoria da politica ele fundou uma nova Igreja:A Igreja Anglicana.
Entre os principais fatores que provocam a reforma Anglicana,foram os seguintes:Fortalecimento da monarquia: a Igreja católica exercia grande influencia política na Inglaterra. Era dona de grande parte das terras e monopolizava o comércio de relíquias sagradas. Para fortalecer o poder da monarquia inglesa, Henrique VIII teria que reduzir a influência do papa dentro da Inglaterra.

- Posse das terras da Igreja: a nobreza capitalista inglesa queria apossar-se das terras e dos bens da Igreja. Para isso era preciso apoiar o rei, a fim de enfraquecer os poderes da Igreja católica.

- Recusa ao pedido de divórcio do rei Henrique VIII: casado com a princesa espanhola Catarina de Aragão, Henrique VIII teve com ela uma filha para sucedê-lo no trono. Entretanto o rei estava bastante descontente com seu casamento. Primeiro, devido à origem espanhola de sua esposa, já que a Espanha era inimiga da Inglaterra. Segundo, porque desejava um herdeiro masculino e pretendia casar-se com Ana Bolena. Assim, em 1529 pediu ao papa que anulasse seu matrimônio com Catarina de Aragão, mas seu pedido foi recusado. Apesar disso, Henrique VIII conseguiu que o alto clero inglês e o parlamento reconhecessem a validade de suas intenções. Em 1534, o parlamento inglês votou o Ato de Supremacia, pelo qual considerava Henrique VIII o chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Criava-se a nova Igreja anglicana, mas nada foi modificado em termos de doutrina e culto em relação a católica.

Guilherme H e vinicius souza disse...

Guilherme Henrique e Vinicius souza
Reforma luterana

Nasceu em 1483 na cidade de Eisleben. Iniciou os estudos de direito em 1505 e os abandonou no mesmo ano, trocando-o pela vida religiosa, sem o apoio do pai. Tornou-se monge e depois padre. Apesar de dedicado à Igreja, sempre esteve atormentado por duas grandes dúvidas: o poder da salvação atribuído a lugares santos e posteriormente a venda de indulgências.

milena e wellersson disse...

A REFORMA CALVINISTA

EM 1499, teve contato com as idéias de Martinho Lutero através da pregação feita pelo padre Ulrich Zwinglio.
Ao propagandear as doutrinas luteranas pela Suíça, Zwinglio desencadeou uma série de revoltas civis que questionavam as bases do poder vigente. A prática do zwinglianismo preparou terreno para a doutrina que seria mais tarde criada pelo francês João Calvino.

as idéias de Martinho Lutero através da pregação feita pelo padre Ulrich Zwinglio.
Ao propagandear as doutrinas luteranas pela Suíça, Zwinglio desencadeou uma série de revoltas civis que questionavam as bases do poder vigente. A prática do zwinglianismo preparou terreno para a doutrina que seria mais tarde criada pelo francês João Calvino. 1499, teve contato com as idéias de Martinho Lutero através da pregação feita pelo padre Ulrich Zwinglio.
Ao propagandear as doutrinas luteranas pela Suíça, Zwinglio desencadeou uma série de revoltas civis que questionavam as bases do poder vigente. A prática do zwinglianismo preparou terreno para a doutrina que seria mais tarde criada pelo francês João Calvino.

Raissa e carolina 7ºB disse...

Reforma Luterana
A Europa passou por um conjunto de transformações sociais econômicas e políticas. Durante a Baixa Idade Média, que permitiram a uma nova sociedade. A simonia era uma prática comum, secular, caracterizada pela venda de objetos considerados sagrados ou a venda de cargos religiosos. O nicolaísmo retrata um outro aspecto do desregramento moral do clero, a partir do qual o casamento de membros do clero levava-os a uma preocupação maior com os bens materiais, que seriam deixados em herança para os filhos e a partir daí determinavam o comportamento "mundano" dessa parcela do clero.

Thais Torres *-* guilherme padilha disse...

Reforma Luterano.

A crise interna à Igreja era caracterizada pelo comportamento imoral de parte do clero // Início do século XVI. O Sacro Império abrange os Estados Germânicos, divididos em grandes Principados. Em seu interior predomina o trabalho servil na terra ao mesmo tempo em que algumas cidades vivem de um comércio próspero //

Leila e Nathalia Galvão/7ºB disse...

Reforma Calvinista

O movimento Calvinista foi uma das principais religiões, durante a Reforma Protestante. A Suíça foi criada depois da separação do Império Romano-Germânico. Em 1499, teve contato com as ideias de Martinho Lutero através da pregação feita pelo padre Ulrich Zwinglio.
Ao propagandear as doutrinas luteranas pela Suíça, Zwinglio desencadeou revoltas civis que questionavam as bases de poder vigente. A prática do zwinglianismo preparou o terreno para a doutrina. Ele seria criado mais tarde pelo francês João Calvino.
De acordo com Calvino , seria o responsável por explicar o destino dos homens na Terra. Segundo a vontade de Deus, alguns teriam direito à salvação eterna. Os sinais do favor de Deus estariam ligados a uma vida materialmente prospera, ocupada pelo trabalho e afastado das ostentações materiais.
Segundo alguns estudiosos, como o sociólogo Max Weber , o elogio feito ao trabalho e à economia fizeram com que a grande parte da burguesia europeia se simpatizasse com a doutrina calvinista. Com isso observamos que a doutrina calvinista se expandiu mais rapidamente que o Luteranismo.

Vinícius weis Renan Evaristo 7°b disse...

REFORMA CALVINISTA


O movimento calvinista foi ocorrido como um desobramento da Reforma Luterana, esse movimento foi uma das principais religiões surgidas durante a Reforma Protestante.A Suíça, criada após sua separação do Império Romano-Germânico, em 1499, teve contato com as idéias de Martinho Lutero através da pregação feita pelo padre Ulrich Zwinglio.
Ao propagandear as doutrinas luteranas pela Suíça, Zwinglio desencadeou uma série de revoltas civis que questionavam as bases do poder vigente.A prática do zwinglianismo preparou terreno para a doutrina que seria mais tarde criada pelo francês João Calvino. Perseguido em sua terra natal, João Calvino refugiou-se na Suíça com o intuito de disseminar outra compreensão sobre as questões de fé levantadas por Martinho Lutero.
Segundo Calvino, o princípio da predestinação absoluta seria o responsável por explicar o destino dos homens na Terra. Tal princípio defendia a idéia de que, segundo a vontade de Deus, alguns escolhidos teriam direito à salvação eterna. Os sinais do favor de Deus estariam ligados a condução de uma vida materialmente próspera, ocupada pelo trabalho e afastada das ostentações materiais.Em outras regiões da Europa o calvinismo ganhou diferentes nomes. Na Escócia, os calvinistas ficaram conhecidos como presbiterianos; na França como huguenotes; e na Inglaterra foram chamados de puritanos.

Renan Augusto e Phelipe - 7ºB disse...

desdobramento da Reforma Luterana, o movimento Calvinista foi uma das principais religiões surgidas durante a Reforma Protestante. A Suíça, criada após sua separação do Império Romano-Germânico, em 1499, teve contato e Ao propagandear as doutrinas luteranas pela Suíça, Zwinglio desencadeou uma série de revoltas civis que questionavam as bases do poder vigente. A prática do zwinglianismo preparou terreno para a doutrina que seria mais tarde criada pelo francês João Calvino. Perseguido em sua terra.Ao propagandear as doutrinas luteranas pela Suíça, Zwinglio desencadeou uma série de revoltas civis que questionavam as bases do poder vigente. A prática do zwinglianismo preparou terreno para a doutrina que seria mais tarde criada pelo francês João Calvino. Perseguido em sua terra

Juliana Pozo e Leticia camargo disse...

A Reforma Luterana.

A preocupação com as questões materiais -- poder e riqueza- levou principalmente o alto clero a um maior distanciamento das preocupações

Europa passou por um conjunto de transformações sociais econômicas e políticas, que permitiram a uma nova sociedade.

A ascensão do poder real; no século XVI formava-se ou consolidava-se o absolutismo.

A Reforma do século XVI foi precedida por várias manifestações contrárias ao monopólio da Igreja sobre a religiosidade e contra o comportamento imoral do clero: as heresias medievais, a Querela das Investiduras, o Cisma do Oriente e os movimentos reformadores.

Martinho Lutero Nasceu em 1483 na cidade de Eisleben. Iniciou os estudos de direito em 1505 e os abandonou no mesmo ano, trocando-o pela vida religiosa.

Início do século XVI. O Sacro Império abrange principalmente os Estados Germânicos, divididos em grandes Principados. Em seu interior predomina o trabalho servil na terra ao mesmo tempo em que algumas cidades vivem de um comércio próspero.

As disputas políticas envolvendo a tendência centralizadora do imperador e os interesses dos príncipes foi uma constante desde a formação do Sacro Império, em . Esta situação de disputa política foi aproveitada por Lutero, que atraiu os Príncipes para suas idéias reformistas, na medida em que o imperador era católico, e por sua vez pretendia utilizar o apoio da Igreja Católica para reforçar sua autoridade.

Lindomar e Maike/7ºB disse...

REFORMA LUTERANA


Os grandes senhores feudais compravam cargos eclesiásticos como forma de aumentar seu poder ou garantir uma fonte de renda para seus filhos, originando um processo conhecido como "investidura leiga", principalmente no Sacro Império.O nicolaísmo retrata um outro aspecto do desregramento moral do clero, a partir do qual o casamento de membros do clero levava-os a uma preocupação maior com os bens materiais, que seriam deixados em herança para os filhos e a partir daí determinavam o comportamento "mundano" dessa parcela do clero.A Igreja desde a Idade Média procurava regular as atividades econômicas a partir de seus dogmas e nesse sentido condenava o lucro e a usura (empréstimo de dinheiro à juros) inibindo a atividade mercantil, burguesa.A ascensão do poder real; no século XVI formava-se ou consolidava-se o absolutismo em diversos países europeus e o controle da Igreja ou da religião passou a interessar aos reis como forma de ampliar ou legitimar seu poder, explicando a intolerância religiosa que marcará a Europa nos séculos seguintes.
A Reforma do século XVI foi precedida por várias manifestações contrárias ao monopólio da Igreja sobre a religiosidade e contra o comportamento imoral do clero: as heresias medievais, a Querela das Investiduras, o Cisma do Oriente e os movimentos reformadores.
Os principais precursores da Reforma foram John Wycliffe e Jan Huss.
Wycliffe nasceu, viveu e estudou na Inglaterra no século XIV onde desenvolveu uma "teoria da comunidade invisível dos eleitos" e defendeu também a devolução dos bens eclesiásticos ao poder temporal, encarnado pelo soberano. Em 1381 defendeu em público a insurreição camponesa.
Jan Huss nasceu em 1373 na Boêmia onde estudou, ordenou-se e adquiriu grande popularidade com seus sermões, marcados pela influência de Wycliffe, carregados de críticas aos abusos eclesiásticos. Suas críticas foram radicalizadas na obra De ecclesia (Sobre a Igreja). Condenado pelo Concílio de Constança, foi queimado em 1415.Nasceu em 1483 na cidade de Eisleben. Iniciou os estudos de direito em 1505 e os abandonou no mesmo ano, trocando-o pela vida religiosa, sem o apoio do pai. Tornou-se monge e depois padre. Apesar de dedicado à Igreja, sempre esteve atormentado por duas grandes dúvidas: o poder da salvação atribuído a lugares santos e posteriormente a venda de indulgências.No inverno de 1510 -- 11 foi a Roma em missão de sua ordem e visitou lugares sacros; em um deles, para que uma alma se libertasse do purgatório, teve que recitar um pai nosso em latim a cada degrau da escada sagrada. Professor na Universidade de Wittenberg, fundada por Frederico da Saxônia, aprofundou seus estudos bíblicos e passou a acreditar que a Salvação não dependia do que as pessoas fizessem , mas daquilo em que acreditassem