terça-feira, 9 de agosto de 2011

8º Ano - Aula de 10/08/2011 - A Revolução Francesa


Grandes mudanças ocorreram na França no fim do séc. XVIII, mudanças estas motivadas principalmente após o crescimento econômico da burguesia, um grupo de pessoas que apesar de ter grande poder financeiro, não estava inserido no grupo dos mandatários da França. Os grandes privilegiados nesta época eram o Clero e a Nobreza, os quais tinham inúmeros privilégios, administravam o reino e eram sustentado pelos Plebeus, a camada mais numerosa da França na época e da qual fazia parte a burguesia.

Com base nestas e em outras informações debatidas em sala de aula, o conteúdo de seu livro didático e o apoio dos links abaixo, produza e poste, em dupla, um breve texto ressaltando os principais motivos que levaram os plebeus a se revolucionarem e derrubarem a monarquia francesa e seus privilégios.

Links:
http://www.suapesquisa.com/francesa
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa
http://www.culturabrasil.pro.br/revolucaofrancesa.htm

29 comentários:

Gabriela e jeandro disse...

Os plebeus se voltaram contra a nobresa porque estavam cansados de pagar impostos altissímos e de serem humilhados e mautratados

Karen 8º A disse...

A França privilegiava o comércio externo e o crescimento interno da produção manufatureira. Quanto mais a cidade crescia, os negócios urbanos cresciam também. Contudo, a nobreza e o clero, grupos privilegiados na sociedade na época, impediam a participação da burguesia na politica.
Os mais pobres eram os que pagavam as contas dos mais ricos, que por sua vez só aumentavam os custos e os impostos.

Ana Paula e Wolnei. disse...

A Revolução Francesa ocorreu porque estava havendo um exagero de desperdício de dinheiro na corte, enquanto todo o resto da população passava fome. Os burgueses, impedidos de crescer por causa dos nobres, uniu-se com a população, que se encontrava na miséria e guilhotina nos "sangue - azul".Isso contribuiu para a crise econômica e desordem social.Desse modo, a década de 1780 veio carregada das contradições, anseios e problemas de uma nação que não dava mais crédito a suas autoridades. Temos assim, os preparativos da chamada Revolução Francesa.

Ana Beatriz e Gabriel Felipe disse...

A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI.Os privilegiados tinham isenção tributária. A principal reivindicação do terceiro esta­do era a abolição dos privilégios e a instauração da igualdade civil.
A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados.

Bruna e Michely - 8° A disse...

Na França na época antiga era de muita injustiça haviam 3 estados, Clero, Nobraza e Plebe. Os plebeus estavam sendo bem prejudicados porque eles, pagavam os impostos dos mais ricos, eles também eram prejudicados porque os nobres aumentavam os custos dos alimentos por esse motivo os plebeus gostariam de mudar isso. Após a revolução, o terceiro estado se transformou e partidos começaram a surgir.

anni e yasmin disse...

A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial.A queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário,pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.

Lhanna Chrystye de Lima 8º A disse...

A situação da França era de tamanha injustiça, apenas o terceiro estado pagava imposto e sustentava o clero e a nobreza que eram isentos do pagamento de impostos.Além disso não podiam dar opinião no governo nem votar.
Cansados de tanta injustiça social o povo foi as ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar o rei Luís XVI do comando.O primeiro alvo foi a queda da Bastilha pois era o símbolo da monarquia francesa.
Muitos nobres tentaram fugir mas o rei foi pego e levado a guilhotina.
Ápos a revolução o terceiro estado se divide em Girondinos(alta burguesia, e contra a participação popular no governo)e Jacobinos(baixa burguesia, defendiam a participação popular no governo).

luana e joão paulo 8º ano A disse...

A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luís XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.

Rudinei e Joao vitor 8º a disse...

Com a crise economica, provocada em grande parte por uma sequencia de mas colheitas , resultado de uma tempestades e chuvas de granizo.
Em 1790, foi aprovada a Constituição Civil do Clero. Estabelecia que os bens eclesiásticos seriam confiscados para servir de lastro à emissão dos assignats (bônus do Estado) e os padres passariam a ser funcionários do Estado. Muitos aceitaram e juraram fidelidade à Revolução, desobedecendo ao papa, que já se manifestara contra. Outros, os refratários, emigraram e de­ram início às agitações contra-revolucionárias nas províncias.
Por isso a Plebe unida inicialmente entre patriotas contra aristocratas desapareceu , dando origem a uma nova composição politica - partidaria.Os girondinos representantes da alta burguesia e e jacobinos a baixa burguesia .

Thiago Vaz e Leandro Lopes. disse...

A situaçao da frança era extrema do era tbmsec.XVIII era extrema injustiça social na epoca do Antigo Regime.O terceiro estado era formado pelos trabalhadores urbanos,camponeses ea pequena burguesia comercial.Os impostos eram pagos por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.

Renan e wandrezza-8ªA disse...

A população vivia em pobreza extrema e queria melhores condições de vida, e a burguesia, por terem melhor condição financeira, queriam ter mais participação na política. A plebe exigiu uma reunião geral entre as assembléias para discutir novas propostas. Como a plebe não concordava com as propostas do clero e da nobreza, resolveu criar uma assembléia.
O rei descobriu o plano, e muitos burgueses começaram a fugir do pais. O povo estava tão revoltado que foi as ruas para tomar o poder do rei. O povo derrubou a Bastilha, e libertou presos políticos. O rei resolveu fugir mas durante sua fuga, foi capturado e morto. Com isso o povo criou os partidos políticos: Os Girondinos e Jacobinos.
Os Girondinos eram a alta burguesia e eram contra a participação do povo na política, e os Jacobinos eram a baixa burguesia e defendiam o povo no governo.

David e Júlia. disse...

* A França pré-revolucionária.
Na monarquia francesa o poder do rei era considerado de direito divino, e a estrutura social francesa era dividida em ordens ou estados.
* A grave crise econômica.
Naquele período, a França passava por uma grave crise econômica, provocada por más colheitas. Para tentar equilibrar a situação dos cofres públicos, o governo propôs o aumento de impostos, o que revoltou ainda mais a população.
* Revolta ou revolução.
Formaram-se milícias populares que passaram a controlar os locais públicos.
Em 14 de julho de 1789, uma multidão invadiu a fortaleza-prisão da bastilha
o símbolo máximo do absolutismo, libertando alguns poucos presos e tomando as armas para si.
* O movimento revolucionário.
Os camponeses atacaram castelos e igrejas e propriedades rurais, na tentativa de destruir todos os símbolos da opressão.
Em 4 de agosto de 1789 a assembléia decretou o fim dos direitos feudais, a partir desse momento, os nobres e o clero não teriam privilégios e, camponeses não teriam que pagar dízimos a igreja e coveias aos nobres.
* Jacobinos e Girondinos.
Um dos mais importantes grupos do período era a dos jacobinos, em seus encontros reviam-se deputados, escritores, jornalistas e todas as pessoas que pudessem pagar altas mensalidades.
Durante o processo revolucionário, o clube dos jacobinos se dividiu devido a diferença política, assim surgiu um
novo grupo os girondinos, receberam este nome porque a maior parte de sua liderança era da província gironda, era representados pela alta burguesia, opu seja, os comerciantes, banqueiros e empresários.

Karen 8º A disse...

Girondino era a denominação de um grupo político moderado, chefiado por Jacques-Pierre Brissot durante a Revolução Francesa.Eram da alta burguesia e eram contra a participação popular no novo governo.

Os jacobinos eram o grupo político mais radical da Convenção e contavam com o apoio dos sans-culottes. Suas medidas excepcionais salvaram a República. Eram da baixa burguesia e defendiam a participação popular no governo.

anni e yasmin-8ano A disse...

A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial.A queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário,pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
Girondinos:pertencia a alta burguesia e era contra a participação popular no governo.
Jacobinos:pertencia a baixa burguesia e defendiam a participação popular no governo.

Rudinei e Joao vitor 8º a disse...

Os nomes estranhos dos grupos que ocupavam a assembléia Legislativa se originam de antigos conventos abandonados desde a decretação da contituição civil de clero .
Os Girondinos :Alta burguesia , contra o participação popular no novo governo .
Os Jacobinos :Baixa burguesia ,defensiam a participaçao popular no governo .

Henry Felipe 8° ano B disse...

A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.

Michelle/Selena-8º B disse...

Um dos motivos foi porque com as secas e inundações pioraram a safra na agricultura, fazendo com que os preços subissem.
Já a nobreza e o clero , tinham vários privilégios: não pagavam impostos e recebiam pensões do estado e podiam exercer cargos públicos

Natalia Lisboa 8º B disse...

A situação da França no século XVIII era de estrema injustiça social. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
O clero tambem tinha o privilégio de nao pagar impostos.
A vida dos trabalhadores e componeses era de extremamente miséria, pois intao desejavao na qualidade de vida. Tendo uma condição melhor a burguesia, desejava uma maior participação politica.

Brunna Hellen e Weslley Lopes 8°B disse...

o principal motivo da revolução francesa teve vários motivos entre eles estavam os impostos que os cleros e os nobres não pagavam e já as pessoas plebe tinham que pagar impostos altos, e também quando haviam poucos alimentos o valor subia e somente os que tinham condições compravam e nesse caso os que tinham condições eram os integrantes do plebe e da nobreza e era exatamente isso o que revoltava os plebeus e esses e outros motivos causaram a revolução francesa.

Henrique Lourenço/Nilvana Marassi-8ºB disse...

A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi as ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luiz XV|.
A sociedade era dividida em 3 Estados: 1º estado:clero,os membros da igreja;
2º estado:nobreza,o rei,seus familiares,barões,condes,etc...
3º estado:plebeus,eram todo o restante da população francesa, formada por burgueses,camponeses,artesãos enfim,todos aqueles que não pertenciam ao 1º ou 2º Estado.O terceiro pagavam impostos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.

Anônimo disse...

terminei kkkkkkkkkkkkkkkkk

TYfani e Thamyres disse...

A Revolução Francesa foi muito importante na história moderna, que significou o fim do absolutista.O povo passo ter mas direito e também passaram a ter mas respeitos ,a vida do 3º estado passo a ser mas significante e começou a ter seu domínio social .

Alunas: TYfani e Thamyres
Ano: 8º ano b

michelle 8°B disse...

kkkkkkkkkkkk te amo prof ! *--*

Felipe Otácio e Raffaela 8°B disse...

Um dos motivos que levou os plebeus foi as ideais iluministas, a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.continuarei minha contribuição mais tarde...

Stephany e Lucas - 8-b disse...

A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria , portanto desejavam melhorias na qualidade de vida a situação era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi as ruas, com o objetivo de arrancar o governo comandado pelo rei Luis XVI , o lema dos revulucionários . Continuarei minha contribuição mais tarde .

joão vitor disse...

ALUNO:João Vitor 8ºano-B

Revolção Francesa (14/07/1789)
a qqueda da bastilia foi o inicio do processo revolucionario.
A situação e insastifação popular era tão grande que o povo quis arranncar o poder da monarquia comanda por luis xvI liberdade, igualdade, e fraternidade era o lema dos revolucionarios. Em 1793 o rei luis xvI e sua esposa Maria Antonieta foram quilhortinarios, eos bens do clero tambem foram confiscado.
Em 1789 foram cancelados os direitos feudais e promugou a declaração dos direitos do homem e do cidadão.
Após a revolução começa a surgir os noivos partidos.
A revolução francesa influenciou a indempedencia de algum países da America Espanhola eo movimento da inconfidencia meneira.

Stephany e Lucas disse...

Continuando minha contribuição.

era "Liberdade , Igualdade e Fraternidade " ele resumia bem os desejos do terceiro estado francês com o processo reculucionário , grande parte da nobreza deixou a França , os jacobinos representavam a baixa burguesia .

Raffaela 8°B disse...

Continuando minha contribuição

O clero e a nobreza tinham vários privilégios: não pagavam impostos, recebiam pensões do estado e podiam exercer cargos públicos.

O povo tinha que arcar com todas as despesas do 1º (Clero) e 2º (Nobreza) estado. Com o passar do tempo e influenciados pelos ideais do Iluminismo, o 3º estado começou a se revoltar e a lutar pela igualdade de todos perante a lei. Pretendiam combater, dentre outras coisas, o absolutismo monárquico e os privilégios da nobreza e do clero.

Brunna Hellen e Weslley Lopes 8°B disse...

haviam vários motivos entre eles; um grupo de pessoas que apesar de ter grandes poderes financeiros , não estavam inseridos no grupo dos mandatários da frança, e também que o Clero e os nobres não pagavam impostos e eles eram obrigados a pagar.