segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O uso da "mão inglesa" em Campo Grande?



Neste final de semana me deparei com uma situação inusitada... motorista há dez anos (dirijo desde os dezoito), fui ao novo shopping de Campo Grande (o terceiro até agora, de um total de pelo menos cinco até o final de 2012). Trata-se do Shopping 26 de Agosto, inaugurado no último aniversário da cidade. Quando entro, me deparo com a surpresa: no estacionamento do Shopping (muito apertado por sinal...) você deve trafegar na contramão, pois de acordo com as lei de trânsito do Brasil, os veículos devem trafegar respeitando a chamada "Mão Francesa", na qual o sentido do trânsito é pela direita sempre. Diz-se contramão quando trafegamos no sentido contrário, a menos que você esteja na Inglaterra e nos demais países que utilizam a "Mão Inglesa", de tráfego à esquerda.



Mas, afinal de contas, por que trafegamos pelo lado direito, seguindo a "Mão Francesa"?
A origem dos termos, segundo a Revista Aventuras na História de outubro/2011, vem dos tempos dos cavaleiros na Inglaterra.
Como a grande maioria era destra, ao cruzar com outras pessoas faziam isso  sempre pelo lado esquerdo, protegendo assim a sua espada e, ao lutar, como seguravam-na com a mão direita, precisavam manter seus inimigos deste lado, o que exigia que se mantivessem do lado esquerdo da rua.
Por outro lado, na França,  uma ordem continental direta de Napoleão obrigou todos a usarem o lado direito. Acontece que, por ser canhoto, com esta nova ordem, o imperador francês, poderia assim empunhar sua espada com a mão esquerda sem maiores problemas. Os cocheiros franceses foram também obrigados a passarem assim para o lado esquerdo para que pudessem sempre cruzar com o Imperador do lado “correto”.
Mesmo assim a questão que surge em minha cabeça é: por que o Shopping 26 de Agosto adotou a mão inglesa em seu estacionamento? Foi para chamar a atenção? Para deixar o trânsito (de alguma forma) mais funcional? Eu acho que na verdade foi só mais uma "pegadinha do Malandro"...


2 comentários:

jack disse...



hum mão inglesa , que história hein...




cláudio disse...

oooooooooo