segunda-feira, 21 de novembro de 2011

22/11/2011 - 9º Ano - Brasil: da redemocratização ao Governo Lula


Com o fim da Ditadura Militar no Brasil, o presidente foi escolhido através do voto indireto, elegendo-se Tancredo Neves como presidente e José Sarney como vice. Tancredo ficou doente e não conseguiu assumir o cargo, sendo substituído por Sarney, o qual acabou efetivamente presidente com a morte de Tancredo em abril de 1985.



Retornava assim a democracia ao Brasil, que só foi conseguir eleger um presidente diretamente nas eleições de 1989, vencidas por Fernando Collor de Mello. Collor no entanto, permaneceu por pouco tempo à frente do país, renunciando em meio a uma chuva de denúncias de desvio de verbas, tráfico de influências, contas fantasmas, além de estar fragilizado por conta do desastre do Plano Collor, o qual deveria controlar a inflação, porém fracassou e hoje é só uma lembrança amarga à classe média e alta da época que teve suas poupanças congeladas pelo governo. Mesmo com a renúncia, Collor ainda sofreu um processo de impeachment, fazendo com que o mesmo ficasse impedido de concorrer a cargos públicos por oito anos.



O vice Itamar Franco assumiu então a presidência e completou o mandato.
Destaca-se no mandato de Itamar Franco, a criação do Plano Real, anunciado por seu então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o FHC, em 1993.



O sucesso deste plano econômico tornou FHC popular para a sociedade brasileira da época e garantiu a Itamar fazer seu sucessor na presidência, iniciando-se a Era FHC (1994 a 2002), marcada pelas privatizações e a adoção da chamada política neoliberal. Ainda em seu governo houveram graves combates pela reforma agrária no país, confrontos estes envolvendo as forças policiais do governo e o Movimento dos Sem Terra (MST), pela questão agrária no Brasil. Com o esgotamento da popularidade de FHC, chega à presidência o ex-operário Luiz Inácio Lula da Silva, o qual já havia disputado e perdido a presidência para Collor e para FHC.



Lula era uma figura carismática e que acabou conseguindo agregar forças políticas ao seu lado, vencendo o candidato do governo, José Serra, com 61% dos votos válidos. Com isso Lula colocou fim à Era FHC e deu início à Era Lula (2003 a 2010), conseguindo recuperar o país economicamente e melhora-lo socialmente através dos programas de redistribuição de renda voltado às famílias carentes. Lula conseguiu uma relativa estabilidade financeira para o país em seu governo, o que fez com que ele conseguisse também fazer sua sucessora nas eleições de 2010, ao eleger Dilma Roussef como presidenta do Brasil.



Defina os temas abaixo e envie-os como postagem a essa aula:


01 - Impeachement;


02 - Plano Cruzado;


03 - Plano Collor;


04 - Plano Real;


05 - Bolsa Família;


06 - Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

28 comentários:

Camila Pires Nantes e Gabriela Ramos disse...

1- O Impeachment é um processo político, não criminal, que tem por objetivo apenas afastar o presidente da república ou qualquer outra pessoa do executivo sem que por isso ele seja condenado penalmente.

2-O Plano Cruzado foi um plano econômico lançado em 28 de fevereiro de 1986, durante o governo de José Sarney. Tinha como principal objetivo a redução e controle da inflação, que na época era muito elevada.

3-O Plano Collor é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello,quando foi substituído pelo embrião do que vinha a ser o Plano Real. O plano era oficialmente chamado Plano Brasil Novo, mas ele se tornou associado fortemente a figura de Collor, e "Plano Collor" se tornou nome de facto.

4-O Plano Real foi um plano econômico, desenvolvido e aplicado no Brasil durante o governo de Itamar Franco. Desenvolvido em 30 de junho de 1994, tinha como principal objetivo à redução e o controle da inflação.

5-O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

6-O Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), lançado em 28 de janeiro de 2007, é um programa do Governo Federal brasileiro que engloba um conjunto de Políticas econômicas, planejadas para os próximos quatro anos, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevendo investimentos totais de 503 bilhões de reais até 2010, sendo uma de suas prioridades a infra-estrutura, como portos e rodovias.

Nicaella Dourado e Matheus Castilho 9ºA disse...

1- Processo político criminal instaurado por denuncia no congresso para apurar a responsabilidade, por delito grave, do Presidente da República ou de outros funcionários de alta categoria.

2- No plano cruzado substituiram o cruzeiro pelo cruzado, com cortes de três zeros da moeda antiga.

3- Era o controle da inflação.

4- Surgiu uma nova moeda no Brasil, o real, vindo para acabar com a inflação.

5- O Bolsa Familia foi criado em 2004, ele beneficia familias em situação de pobreza.

6- Foi criado para acelerar o crescimento economico, aumentar o número de empregos e melhorar as qualidades de vida da população brasileira.

Tadeu e Victor -9°A disse...

1-processo politico criminal istaraudo por denuncia no congresso para apurar a responsabilidade , por delito grave, do presidente da republica ou de outros funcionarios de auta categoria.

2-o"pacote" de medidas economicas subistituiu o cruzeiro pelo cruzado com cortes de tres zeros da moeda antiga, congelou os preços e os salarios e criou o "gatilhos salarial" , mecanismo que reagustavao altomaticamente os salarios toda vez que a inflaçao atingisse o indice de 20%

3-o plano collor ,como foi conhecido , tinha entre seus principais objetivos o controle da inflaçao. para isso ogoverno promoveu o confisco dos depositos nas contas corretes nas cardenetas da poupança e de mais aplicaçao finaçeiras ,como ja avia acontecido no plano cruzado, os preços e os salarios foram congelados.

4-o plano real mas uma vez surgiu uma nova moedano brasil, o real,e grandes promesasde acabar com a inflaçao. em marco de 1994 entrou en vigor a urv, indeixador utilizado para realizar a transiçao entre o cruzeiro eo real.

5-

ghabryel coxev e andreza 9ªA disse...

1-Processo político criminal instaurado por denúncia no congresso para apurar a responsabilidade,por delito grave,do presidente da república ou de outros funcionários de alta categoria.

2-Com objetivo de promover o desenvolvimento interno e combater a inflação em fevereiro de 1986 o governo apresentou o plano cruzado.

Winny e Ludimila disse...

1- Processo político criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade, por delito grave, do presidente da república ou de outros funcionários e alta categoria.

Karla e Jessica disse...

1-Peocesso de cassação de mandato do chefe póder execultivo.
2-foi um conjunto de medidas econômicas
3-é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello
4- foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica, iniciado oficialmente em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da Medida Provisória nº 434 no Diário Oficial da União
5-

Karina Salustriano e Giovani Bruno 9ªA disse...

Questões:
01) Impeachement;Processo político criminal instaurado por denuncia do congresso para apurar a responsabilidade,por delito grave do presidente da república.

02)Plano cruzado:Com o objetivo de promover o desenvonvimento interno e combater a infrasão,em fevereiro de 1986 o governo apresentou o plano cruzado

03)Plano Collor:Tinha entre seus principais objetivos o controle da inflaçao.

Gabriel Allan 9º A e matheus victor disse...

1.resposta:e um processo politico criminal por denuncia no congresso para apurar responsabilidades por delitos graves do presidente ou outros funcionários de alta categoria.

2.resposta:o plano cruzado foi um pacote de medidas econômicas que substituindo o cruzeiro por o cruzado com corte de 3 zeros na moeda antiga comjelou os preços e salários e criou o"gatilho salarial" que reajustou os salários toda ves que a inflação atingisse o indise de 20 %.

3.resposta:o plano collor ficou conhecido entre seus principais objetivos da inflação.

4.resposta:o plano real esperando impedir as desvalorização do real governo estabeleceu a paridade da nova moeda como o dolar.

5.resposta:a bolsa familia foi criado para reforma e fusão de outros programas e transferência de renda ja existente ele beneficiava as familias em situação de pobreza.

6.resposta: foi criado durante o 2 mandado do lula para acelerar o crescimento econômico aumentar o numero de empregos e melhor de quantidade de vida na população brasileira, por meio dedos estados em obras infraestrutura e investimento nesses setores

Cinthia e Letica disse...

1: sua tradução literal é impugnação de mandato, um termo do inglês que denomina o processo de cassação de mandato do chefe do Poder Executivo, pelo congresso nacional, as Assembléias estaduais e Câmaras municipais para países presidencialista, aos seus respectivos chefes de executivo.

2: O Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986,sendo José Sarney o presidente da República e Dilson Funaro o ministro da Fazenda.

3: O Plano Collor é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello

4: Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica, iniciado oficialmente em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da Medida Provisória

5 ='O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

6. é um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, planejadas para os quatro anos seguintes, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil,

Arielle Wehner e Larissa Pelisari , 9º ano B disse...

01 - Apesar de já nos tempos do Primeiro Reinado do Brasil (1822-1831) existirem leis que permitiam o afastamento e até a punição de funcionários considerados irresponsáveis ou incompetentes para o exercício da função pública, o Impeachment somente foi adotado depois da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889.
02 - O Plano Cruzado foi um plano econômico lançado em 28 de fevereiro de 1986, durante o governo de José Sarney. Tinha como principal objetivo a redução e controle da inflação, que na época era muito elevada.
03 - O Plano Collor é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992), sendo o plano estendido até 31 de julho de 1993, quando foi substituído pelo embrião do que vinha a ser o Plano Real, implantado oficialmente em 1994.
04 - O Plano Real foi um plano econômico, desenvolvido e aplicado no Brasil durante o governo de Itamar Franco. Desenvolvido em 30 de junho de 1994, tinha como principal objetivo à redução e o controle da inflação.
05 - Programa Bolsa Família é um programa do Governo Lula de transferência de renda com condicionalidades, para integrar e unificar ao Fome Zero os programas implantandos no Governo FHC, idealizados pela então primeira-dama D. Ruth Cardoso o Bolsa Escola, o Auxílio Gás e o Cartão Alimentação.
06 - O Programa de Aceleração do Crescimento (mais conhecido como PAC), lançado em 28 de janeiro de 2007,é um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, planejadas para os quatro anos seguintes, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevendo investimentos totais de R$ 503,9 bilhões até 2010, sendo uma de suas prioridades o investimento em infra-estrutura, em áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, entre outros.

Eduardo e Ronaldo 9ºB disse...

1)-Para evitar o impeachment, Collor renunciou ao governo e em seu lugar assumiu o seu vice Itamar Franco e o país continuou a sua normalidade democrática.

2)-No plano econômico foi lançado o Plano Cruzado , que consistia (1) na implantação de uma nova moeda (o Cruzado), (2) no congelamento de preços e salários e (3) na diminuição da taxa de juros.

Com o fracasso do Plano Cruzado veio o Plano Verão e uma nova moeda: o Cruzado Novo. O plano novamente não obtevesucesso chagando a inflação à 1764,8%.

3)-Uma das primeiras atitudes do novo presidente foi o lançamento do Plano Collor em março de 1990. Os principais pontos do plano econômico eram:

A troca da moeda do Cruzado Novo para o Cruzeiro;

O congelamento de preços e salários;

O bloqueio das cadernetas de poupança com a promessa de que o dinheiro seria devolvido após 18 meses.

Collor também demitiu milhares de funcionários públicos e cortou gastos visando conter o déficit público.

Contudo, como a melhoria da economia não acontecia e devido ao bloqueio das cadernetas de poupança a decepção com o governo aumentou.

Lethicia R e Leticia A - 9ºano B disse...

01-Impeachement : Denomina o processo de cassação de mandato do chefe do Poder Executivo, pelo congresso nacional, as Assembléias estaduais e Câmaras municipais para países presidencialista, aos seus respectivos chefes de executivo.

02-Plano Cruzado : Foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986.

03- Plano Collor :É o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992).

04-Plano Real : Foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica, iniciado oficialmente em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da Medida Provisória nº 434 no Diário Oficial da União.

05-Bolsa Família : É um programa do Governo Lula (2003) de transferência de renda com condicionalidades, para integrar e unificar ao Fome Zero os programas implantandos no Governo FHC, idealizados pela então primeira-dama.

06- PAC : É um plano do governo federal que visa estimular o crescimento da economia brasileira, através do investimento em obras de infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos, redes de esgoto, geração de energia, hidrovias, ferrovias, etc).


BEIJOS s2 s2 s2

Ronaldo e Eduardo 9ºB disse...

4)-Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica, iniciado oficialmente em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da Medida Provisória nº 434 no Diário Oficial da União. Tal Medida Provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou )o lançamento de uma nova moeda, o Real.

5)-O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência de renda com condicionalidades criado pelo Governo Lula em 2003, para integrar e unificar ao Fome Zero os antigos programas implantandos no Governo FHC: o "Bolsa Escola", o "Auxílio Gás" e o "Cartão Alimentação". O PBF é tecnicamente chamado de mecanismo condicional de transferência de recursos.

6)-O Programa de Aceleração do Crescimento (mais conhecido como PAC), lançado em 28 de janeiro de 2007, é um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, planejadas para os quatro anos seguintes, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevendo investimentos totais de R$ 503,9 bilhões até 2010, sendo uma de suas prioridades o investimento em infra-estrutura, em áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, entre outros.

Claudio silva , Wellerson Wilker disse...

1-processo politico-criminal instalrado por denuncia no congresso para apurar a responsabilidade, por delito grave, do presidente da República ou de outros funcionarios de alta categoria. No caso da acusação, cabe ao Senado destituir o infrator do cargo.



2- O governo Sarney deu início ás reformas econômicas Com objetivo de promover o desenvolvimento interno e combater a inflação.



3- O plano Collor foi instituído em 16 de Março de 1990, um dia depois de Collor assumir a presidência e combinava liberação fiscal e financeira com medidas radicais para estabilização da inflação.


4- Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica o plano real estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o Real.


5- O Programa Bolsa Família é um programa do Governo Lula de transferência de renda com condicionalidades, para integrar e unificar ao Fome Zero os programas implantandos no Governo FHC, idealizados pela então primeira-dama D. Ruth Cardoso o "Bolsa Escola", o "Auxílio Gás" e o "Cartão Alimentação".


6- é um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, planejadas para os quatro anos seguintes, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil.


Camila e Jacqueline - 9b disse...

1)Processo político - criminal instaurado por denuncia no Congresso para apurar a responsabilidade , por delito grave , do presidência da República ou de outros funcionários de alta categoria .

2) O plano cruzado tem por objetivo
promover o desenvolvimento interno e combater a inflação.

3) Um dos principais objetivos do PLANO COLLOR era o controle da infração. Para isso o governo promoveu o confisco dos depósitos nas contas correntes , nas cadernetas de poupança e demais aplicação financeiras .

4) O plano real mais uma vez surgiu uma nova moeda , real , e grandes promessas de acabar com a inflação.

5) Ele beneficiava famílias em situações de pobreza. que possuiam renda mensal de até 120r$ por pessoa e instituia um benefício adicional no caso de haver crianças e adolencestes até de 17 anos frequetando a escola

6) Foi criado para acelerar o crescimento econômico ,aumentar os números de empregos e melhorar a qualidade de vida da população brasileira, por meio de maior investimento do Estado em obras de infraestrutura e também do incentivo ao investimento privado nesses setores.

Andre Luis Castro de Olivera-9°B disse...

1-Fica impedido de concorrer a cargos publicos por oito anos.
2-Plano cruzado tinha o objetivo de promover o desenvolvimento interno e combater a inflação.
3-Tinha como objetivo controlar a inflação.
4-Estabilizar a econômia e combater a inflação.
5-Renda voltado às famílias carentes.
6-Acelerar crescimento econômico.

Edgar Scaff e André Roberto Ramires disse...

1- Impeachement - Ele não podia se candidatar a presidência, a nenhum tipo de cargo publico durante 8 anos.

2- Plano Cruzado -Com o objetivo de promover o desenvolvimento interno e combater a inflação, em fevereiro de 1986 o governo apresentou o plano cruzado, elaborado pelo ministro da fazenda, Dilson Funaro

3- Plano Collor - O Plano Collor, como ficou connhecido, tinha entre seus principais objetivos o conmtrole da infleção. Para isso o governo promoveu o confisco dos depósitos nas contas financeiras.

4- Plano Real - Fernando Henrique anunciou seu projeto de estabilização econômica: o Plano Real. Mais uma vez surgiu uma nova moeda no Brasil, o real, e grandes promessas de acabar com a inflação. A implementação do plano real possibilitou a valorização da moeda e a estabilização econômica.

5- Bolsa Familia - o bolsa familia foi criado em 2004 a partir da reforma e fusão de outros programas de transferência de renda ja existentes.

6- Programa de aceleração do crescimento (PAC) - o programa de aceleração do crescimento (PAC) foi criado em 2007, durante o segundo mandato de governo Lula, para acelerar o crescimento econômico, aumentar o número de empregos e melhorar a qualidade de vida da população brasileira, por meio de maior investimento do estado.

Vincius Rocha e Brenda Mugarte disse...

Impeachment foi um processo político criminal instaurado por denuncia no congresso para apurar a responsabilidade,por delito grave do presidente da República.
O Plano Cruzado com o objetivo de promover o desenvolvimento interno e combater a inflação e também beneficiou politicamente o partido do governo,o PMDB
O Plano Collor tinha entre seus principais objetivos o controle de inflação.

carlos disse...

1)um processo politico não criminal que tem por objetivo apenas afastar o presidente da republica ou qualquer outra pessoa do executivo
2)o plano cruzado foi um plano economico lancado em 28 de fevereiro de 1986, durante o governo de josé Sarney tinha como principal objetivo a redução e controle da inflação , que na época era muito elevada
3)o Plano Collor é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992).
4)essa dificil trjetoria so foi interrompidaem 1994 com a implantação do plano real que tornou estavel a economia brasileira.
5)o progama bolsa familia (pbf) e um progama do governo lula (2003)de transferencia de renda com condicionalidade para integrar

Beatriz Alves 9°B disse...

I-)Impaeachment:processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade, do presidente da República ou de outros funcionários de alta categoria.

II-)Plano Cruzado:era um plano que tinha como objetivo promover o desenvolvimento interno e combater a inflação, elaborado pelo ministro da fazenda na época.

III-)Plano Collor:foi um plano econômico do novo governo, que tinha como seu principal objetivo de controlar a inflação.

IV-)Plano Real:era um projeto de estabilização econômica, era uma nova moeda no Brasil que prometia acabar com a inflação.

V-)Bolsa Família:foi criado apartir da reforma e fusão de outros programas de trnsferência de renda, beneficia famílias em situação de pobreza.

VI-)Programa de Aceleração do crescimento(PAC):foi criado durante o 2° mandato do presidente Lula, para acelerar o crescimento econômico, aumentar o n° de empregos e outros

Jordan lindo e rubens junior disse...

1)Processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade,por delito grave,do presidente da República ou de outros funcionários de alta categoria.

2)O Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro

3)Plano Collor como fico conhecido tinha como seus principais objetivo o controle da inflação.

4)Mais uma vez surgiu uma nova moeda no brasil e grandes promessas para acabar com a inflação.

5)Bolsa familia foi criado em 2004m,a partir da reforma e fusão de outros programas de transferencia de renda já existentes !!!

6)Foi criado durante segundo mandato do governo Lula para acelerar o crescimento economico aumentar o numero de empregos e melhorar a qualidade de vida da população brasileira,

Natiele Garcia - 9°B /Lucas dos Santos disse...

1-Impeachement : Collar sofreu o impeachament um processo que fez com que ficasse impedido por oito anos nos carggo publicos.

2-Plano cruzado: O"pacote" de medidas econômicas substitiui o cruzeiro pelo cruzado, com corte de trêz zeros na moeda antiga,congelou os preços e os salarios e criu o "gatilho salarial", mecanismo que reajustava automaticamente ops salário toda vez que a inflação antigesse o índice 20 %.

3-plano Collor;O plano collor como ficou conhecido,tinha seus principais objetivos o controle da inflação.

4-Plano Real: Mais uma vez surgiu uma nova moeda no Brasil,o real,e grandes promessar de acabar com a inflação.

5-Bolsa Família:O bolsa familía foi criado em 2004, a partir da reforma e fusão de outros programas de tranferências de renda já existente.Ele benificia familias em situações de pobreza-que possuiam renda mensal de até 120 reais por pessoa-e instituia um benefícil adicional no caso de aver crianças e adolecentes de até 17 anos frequentando a escola.

6-Programa de aceleração do crescimento(pac):O programa de aceleração do crescimento foi criado em 2007 durante o segundo mandato do governo lula,para acelerar o crescimento economico,aumentar o número de empregos e melhorar a qualidade de vida da população brasileira,por meio de maior investimento do Estado em obras de infraestrutura e também do insentivo ao investimento privado nesse setores.

aluno:Natiele Garcia 29
aluno:Lucas dosm SANTOS

Nathalia-AnaClaudia/ 9°anob disse...

2- foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986, com base no decreto-lei nº 2.283, de 27 de fevereiro de 1986,[1] sendo José Sarney o presidente da República e Dilson Funaro o ministro da Fazenda.
3- o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992), sendo o plano estendido até 31 de julho de 1993, quando foi substituído pelo embrião do que vinha a ser o Plano Real, implantado oficialmente em 1994. O plano era oficialmente chamado Plano Brasil Novo, mas ele se tornou associado fortemente a figura de Collor, e "Plano Collor" se tornou nome de facto.
4- foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica, iniciado oficialmente em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da Medida Provisória nº 434 no Diário Oficial da União.
5- é um programa do Governo Lula (2003) de transferência de renda com condicionalidades, para integrar e unificar ao Fome Zero os programas implantandos no Governo FHC, idealizados pela então primeira-dama D. Ruth Cardoso
6- é um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, planejadas para os quatro anos seguintes, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil,

jack souza 9 ano b disse...

oie querido professor douglas até a próxima aula !!!! bjooooos!!!!!!!!

jack souza 9 ano b disse...

valeu prof !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

jack souza 9b disse...

prof douglas da dez pra mim tá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!bjoooooooooos!!!!!!!!!!!!!

krislayne e giovana disse...

1-denomina o processo de cassação de mandato do chefe do Poder Executivo, pelo congresso nacional, as Assembléias estaduais e Câmaras municipais para países presidencialista, aos seus respectivos chefes de executivo.

2-O Plano Cruzado foi um conjunto de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986

3-O Plano Collor é o nome dado ao conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992).

4-Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica, iniciado oficialmente em 27 de fevereiro de 1994

5-)-O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência de renda com condicionalidades criado pelo Governo Lula em 2003,

6-O Programa de Aceleração do Crescimento , lançado em 28 de janeiro de 2007, é um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, planejadas para os quatro anos seguintes, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil.

Prof. Douglas Alves da Silva disse...

Bons comentários pessoal, sentirei falta de vcs no ano que vem. Boa sorte