terça-feira, 29 de novembro de 2011

18/11/2011 - 7º ano - A conquista e a administração da América portuguesa



Como estudado em sala de aula, os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, sob o comando do navegador Pedro Álvares Cabral, o qual liderava uma grande frota de navios que estava a "caminho das Índias", com o objetivo de dominar o comércio de especiarias do Oriente, comércio bastante vantajoso como já foi falado.
Segundo a Carta de Pero Vaz de Caminha, no dia 22 de abril de 1500, a frota de Cabral ao Brasil, no local que corresponde atualmente ao estado da Bahia. Os portugueses tiveram então o seu primeiro contato com os nativos: os indígenas. Foi justamente com os indígenas que os portugueses começaram a comerciallizar e explorar as riquezas locais, buscando principalmente metais preciosos (ouro e  prata, em falta na Europa) e toda e qualquer outra riqueza que eles aqui encontrassem.


Com o passar do tempo e com a necessidade de se proteger o território conquistado, os portugueses iniciaram a colonização do Brasil a partir de 1530, com Martim Afonso de Sousa e sua tripulação de cerca de 500 homens que deveriam proteger a costa da colônia, fundar vilas e fortes no litoral e buscar as riquezas do "novo" território. Vale lembrar que o Brasil já era a muito tempo habitado pelos indígenas, portanto esta colonização citada era de povos europeus, no caso, os portugueses.
A partir de 1534, a Coroa Portuguesa decide iniciar uma colonização de fato em terras brasileiras, optando por dividir o território em "capitanias hereditárias", as quais ficariam sob a responsabilidade dos capitães-donatários, os quais deveriam arcar com os custos da colonização. Os donatários podiam explorar a terra, porém não eram seus proprietários, sendo-lhes proibido vender ou doar as mesmas. eles deveriam ainda exercer a justiça e o comando militar, defender as capitanias de possíveis invasores, podiam doar sesmarias (lotes de terras), fundar novas vilas, escravizar e vender indígenas, etc. De todas as capitanias hereditárias, somente duas prosperaram (Pernambuco e São Vicente) investindo na produção de açúcar, sendo que o grande fracasso deste sistema, levou à centralização da administração da colônia e a criação do governo-geral, sendo que nesta época o Brasil teve sua primeira capital na cidade de Salvador, na Bahia, e o primeiro governador-geral nomeado pelo rei foi Tomé de Sousa.

Um comentário:

victor angelo disse...

resposta das atividades da pag 108

o significado de escambo:entreposto comerciais fortificados onde se nogciavam e guardavam mercadorias.


monópolio real:privilegio do rei de ser o unico a explorar e comercializar determinados produtos.

capitania hereditaria:terras brasileiras divididas.

homens bons:eleitores e os candidatos aos cargos da câmara


2_ os dois motvos q ue fizerama coroa portuguesa iniciar a colonizaçao foi:procurar a riquezas e buscar metais preciozos.

4_ os jesuitas foram importantes por que:iniciaram o processo de catequisaçao,construiram colegios,construindo igrejas e desenvolvendo projetos assistenciais.