segunda-feira, 6 de junho de 2011

9º Ano - Aula de 07/06/2011 - Causas da segunda Guerra Mundial



Após concluirmos o conteúdo do período entreguerras e trabalharmos sobre vários fatos ocorridos no período, chegamos no fim da década de 1930, quando se inicia a Segunda Guerra Mundial, um conflito de proporções globais, o maior da história da humanidade, com consequências desastrosas e terríveis que refletem em nossa sociedade até os dias atuais. Sabendo disso e fazendo uso de seu livro didático, debates feitos em sala de aula e os links para pesquisa abaixo, produza, em dupla, um pequeno texto explicando as principais causas e motivações para o início da Segunda Guerra Mundial. Escrevam estes textos em seus cadernos e postem-nos como comentário a esta atividade.


Links para pesquisa:

http://www.oolhodahistoria.ufba.br/01causas.html
http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/segunda_guerra.htm
http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/a-segunda-guerra-mundial.htm
http://www.2guerra.com.br/sgm/index.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=28
http://www.algosobre.com.br/historia/segunda-guerra-mundial-a.html

28 comentários:

jovania e jucileide - 9º A disse...

Considerada uma verdadeira guerra mundial, a Segunda Guerra foi conseqüência de um conjunto de continuidades e questões mal resolvidas pelos tratados de paz estabelecidos após a Primeira Guerra Mundial.
A Sequnda Guerra Mundial é lembrada pelo holocausto ocorrido nos campos de concentração nazistas. É conhecida, também, por ter sido travada com armamentos de grande poder de destruição.

Matheus Victor e Andre Savoy - 9 ano A disse...

AS principaL CAUSA da 2 guerra MUNDIAL com o Tratado de versalhis inpostas pelos vencedores da 1 guerra mundial deixaram a Alemanha em crise ,o povo alemão sofrendo com isso Adolf Hitler chegou au poder pelo sofrimento do povo ,depois ele comesou a recuperar os Territorios sedidos a França.

hudson e oldirley-9 a disse...

No período entre 1918 e 1939, a economia mundial sofreu um grande abalo gerado pela crise de 1929. Na época, a economia dos EUA financiava e fornecia produtos às principias nações européias atingidas pelos conflitos da Primeira Guerra Mundial.
As determinações dos tratados ,especialmente o tratado de Versalhes,acirraram os sentimentos revanchistas e nacionalistas na Alemanha e Itália.

Evellyn Ribeiro - 9° disse...

Na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos e expansionistas. O nazismo foi umas das causas da 2°G.M., liderado por Hitler e que pretendia expandir o território alemão e reconquistando os territórios da 1°G.M. , e desrespeitando o Tratado de Versalhes.
Em 1939 formaram dois grupos os Aliados(Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo(Alemanha, Ítalia e Japão)

Joyce Rojas - 9 a disse...

a 1° Guerra mundial prepara a irrupção da 2 Guerra deve ser compredida apenas uma tregua ao humilhantes condiçoes impostas da alemanha em 1918 propicionam o surgimento do nazismo em solo alemã

Karina e Giovani - 9ºA disse...

A segunda Guerra Mundial foi um conflito de uma grande magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.
Um dos principais fatores foi o nazismo liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes,

Mirelle/Kwee -- 9anoA disse...

Causas da 2 Guerra Mundial
A guerra se tornou inevitável devido á duas coisas:
O rearmamento reativo dos principais rivais capitalistas da Alemanha.O Ônus do rearmamento maciço conduziu á uma crise financeira prufunda no capitalismo alemão.As reservas e moedas tinham quase desaparecido e o pagamento de juros sobre a divida nacional tinha se tornado um peso insuportável.
Tambem teve o nazismo,a invasão na Polonia e é claro a crise economica da Alemanha.

Nome:Kwee/Mirelle /9anoA

Thaiguer-9a disse...

Podemos dizer que uma das principais causas da 2 guerra mundial foi o tratado de versalhes ,pois os alemães acharam isso uma humilhação ,o nacionalismo fonte das agressões da Alemanha,Ítalia,Japão e Siria os regimes facistas existentes á epoca nestes paises ,foram sendo construido com base num sentimento nacionalista.

Ludimila e Winny - 9° a disse...

Nacionalismo: Uma das causas mais fortes teria sido o nacionalismo, fonte das agressões da Alemanha, Itália , Japão e Síria. Os regimes fascistas existentes à época nestes países, foram sendo construídos com base num sentimento nacionalista.

Myllena Fontes e Victor Hugo-9ªano A disse...

Começa sem importantes causas ou motivos.Varios fatores influenciaram o inicio deste conflito que se iniciou na Europa e,rapidamente espalhou-se pela a Africa e Ásia.Um dos mais importantes motivos foi o seguimento,na década de 1930,na Europa de governo totalitarios com fortes objetivos militaristas e expansionistas.Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização,principalmente na criação de industrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra,navios,tanques etc)...

MatheusCastilho-Nicaella-9ºA disse...

O surgimento de governos totalitarios com fortes objetivos militares expansionistas foi uma das mais importantes causas da Europa. Na ALemanha surgiu o nazismo que pretendida expandir seu territorio desrespeitando o Tratado de Versalhes. Na Itália estava crescendo o partido facista com poderes sem limites. Na Ásia, o Japão também possuia fortes desejos de expandir seus dominios.

Karla Leite e Jessica Ferreira disse...

Na época de 1918 a 1939 a economia dos EUA financiava e fornecia produtos as principais nações européias atingidas pelos conflitos da primeira guerra mundial além disso a miséria de algumas nações como no caso da Itália e da Alemanha !

Geovana e Krislayne -9ºA disse...

o marco inicial ocorreu no ano de 1939,
quando o exército Alemão invadiu a polonia de imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra
a Alemanha.
De acordo com a política de aliança militares existentes na época formaram-se dois grupos aliados

Braz/Ronaldo- 9ºano B disse...

CAUSAS DA
SEGUNDA GUERRA
MUNDIAL
Durante o conflito , a disputa entre soviéticos e norte-americanos pela liderança na luta contra o nazismo anunciava o mundo bipolar que nasceria no pós-guerra e marcaria as décadas seguintes.
Ao final da primeira Guerra Mundial , a paz foi imposta pelos vencedores à custa de severas e humilhantes punições aos países derrotados que gerou então uma tensão que poderia e foi umas das maiores causas do acontecimento trágico e inesperado que ocasionou a 2º Guerra Mundial.

Janaína Alves e Jordan Lucas - 9 ° B disse...

A Segunda Guerra Mundial é lembrada pelo Holocausto aocorrido nos campos de concetrações Nazistas. Os Países que ocorreram os Conflitos como: Itália, Alemanha,Estados Unidos e Japão.A segunda Guerra Mundial reavivou as disputas inperalistas do ínicio do século XX .

Andre Luis Castro de Olivera-9°B disse...

Uuuum dos mais importantes motivos para o início da 2° Guerra mundial foi o surgimento na década de 1930 de governos totalitários.

Vinicius Monteiro Andre Roberto 9°B disse...

André Roberto e Vinicius Monteiro 9°B
Em 1918 a 1939 ocorreu a segunda Guerra Mundial
Motivo : o exercito Alemao invadiu a polonia. A França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha

Isadora Piazza e Larissa Pelisari - 9° ano B disse...

Um dos mais importantes motivos foi o surgimento de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o Nazismo que queria expandir seu território, desrespeitando o Tratado de Versalhes, e reconquistar os territórios perdidos na guerra anterior. Na Itália o Partido Facista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou Duce da Itália, com poderes sem limites. O Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região.

Eduardo e ana carolina felizardo-9ºb disse...

.

Ao final da primeira guerra mundial,a paz foi imposta pelo vencedores à custa de severas punições aos países derrotados.As determinações dos tratados, especialmente o tratado de Versalhes, acirraram os sentimentos revanchista e nacionalistas na Alemanha e Itália.

Lethicia R e Leticia A - 9ºano B disse...

Causas e motivações

Origina-se a 2ºGuerra Mundial(1935-1945)foi a ideia do ditador Hitler a expandir os domínios territorios.
E em 1 de setembro de 1939, Hitler colocou se plano em pratica e invade a Polônia, depois a Inglaterra e a França declaram a guerra contra a Alemanha.

Beatriz alves-9°b disse...

A 2° Guerra Mundial ocorreu porque a Alemanha estava sendo liderada pelo nazismo que queria retomar as terras perdidas na 1° Guerra Mundial e extender seus territórios desrespeitando o Tratado de Versalhes e porque a Itália estava sendo liderada pelo fascismo que estava abusando do poder

Jacqueline S e Vinicius Rocha - 9º B disse...

Podemos dizer que vários fatores influenciaram o ínicio deste conflito que se iniciou na Europa e,rapidamente espalhou -se .
Um dos motivos mais importantes foi o surgimento , na, década de 1930, na Europa , de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas

Nathalia-Leticiab./ 9°anob disse...

Em 1935, Adolf Hitler rompeu com as cláusulas do Tratado de Versalhes que diziam respeito à Alemanha, declarou que o novo governo entendia que o pagamento das dívidas de guerra já tinha sido efetuado, autorizou o treinamento militar e a volta do funcionamento das indústrias bélicas.A política do líder nazista era clara, num primeiro momento, tratava-se de recuperar regiões antes pertencentes à Alemanha

Ana Calgaro , Arielle Wehner - 9º B disse...

Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas . Na alemanha surgiu o nazismo que pretendia expandir o territorio Alemão , derespeitando o tratado de versalhes , inclusive reconquistando territorios perdidos na primeira guerra . Na Italia estava crescebdo o Partido Facista , que se tornou o Duce do Italia , com poderes sem limites .

Claudio Silva 9°B disse...

No periodo de 1918 a 1939 ocorreu a segunda Guerra Mundial
Motivo: O Exercito Alemãoo invadiu a polonia. A França e a Inglaterra Declararam Guerra à Alemanha e Porquê Adolf Hitler prentendia criar uma ordem na Europa, tendo como base a "supremacia" alemã. Para isso começou a exterminar as classes que não estavam nesse grupo.


By: Claudio Silva n° 13 9°B

Ghabryel Coxev-9º disse...

Ao final da 1ºguerra mundial a paz foi imposta pelos vencedores à causa de severas e humilhantes punições aos países derrotados a determinação do tratado de versalhes acirraram os sentimentos revanchistas e nacionalista na Alemanha e Itália,com a chegada de Hitler romperam com as clausula do tratado que diziam respeito à Alemanha e que o governo entendia que o pagamento das dividas de guerra ja avia sido efetuada.

luana20mimada disse...

no final da 1ºguerra mundial a paz foi imposta pelos vencedores à causa de severas e humilhantes punições aos países derrotados a a inplantação do tratado de versalhes acirraram os sentimentos revanchistas e nacionalista na Alemanha e Itália,com a chegada de Hitler romperam com as clausula do tratado que diziam respeito à Alemanha e que o governo entendia que o pagamento das dividas de guerra ja avia sido efetuada.

Cinthia Santana , 9 disse...

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo