domingo, 5 de junho de 2011

6º Ano - Aula de 06/06/2011 - a vida e o cotidiano dos primeiros habitantes das Américas

Sambaquis presentes no litoral brasileiro (foto http://www.brasilescola.com/historiag/prehistoria-brasileira.htm)

Com base nos conteúdos estudados nas últimas aulas e fazendo usos do seu livro didático e dos links abaixo, produzam um pequeno texto, sintetizando o cotidiano dos primeiros habitantes do continente americano, atividades agrícolas, habitos alimentares, etc. Após produzirem o texto, escrevam o mesmo em seus cadernos e postem-nos como comentários a esta atividade. Esta atividade deverá ser feita em duplas.


Pintura rupestre encontrad na Serra da Capivara - Brasil (fonte: http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/pre-historia-brasileira)

Links para pesquisa:
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/pre-historia-brasileira/
http://www.brasilescola.com/historiag/prehistoria-americana.htm
http://www.brasilescola.com/historiag/prehistoria-brasileira.htm
http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/pre-historia-brasileira

25 comentários:

Matheus da Silva Pereira - 6º B disse...

DENTRO DOS ESTUDOS NA AMÉRICA O BRASIL É O QUE TEM MAIS VESTIGIOS DE DIVERSOS DESENHOS PRÉ-HISTÓRICOS NOS ESTADOS DE São paulo. lá foram achados em uma cidade em SÃO PAULO;a pré-história tem uma garnde importãncia em nossa sociedade porque ela retrata o passado,que algumas pessoasquerem saber suas origens a era dosdinossauros.

Larissa - 6º B disse...

Os homens paleolítico,não plantavam e nem criavam animais.Os homens tiravam alimentos da natureza.Eles se alimentavam da caça,da pesca e da coleta de frutos raízes silvestres.
Os homens paleolítico habitavam cavernas,copas de árvores,saliência ou tendas feitas de galhos e cobertas de folhas ou pele de animais.

Karen e João - 6° B disse...

O cotidiano dos primeiros
povos da América
As principais características
ALIMENTAÇÃO :
Os homens paleolíticos ainda não produziam seus alimentos , não plantavam e nem criavam animais.Eles retiravam alimentos da natureza.Coletavam frutos,grãos e raízes ,pescavam e caçavam animais .
Os homens paleolítico se alimentavam da caça,da pesca e da coleta de frutas e raízes silvestres

Nathalia e Gabrieli- 6º B disse...

O DIA-A-DIA DOS ANTEPASSADOS AMERICANOS

Os homens e as mulheres viviam em pequenos grupos, eles viviam por caçar, colher frutos e preparar alimentos.Eles já utilizavam o fogo como arma, para se aquecer, iluminar seus abrigos e cozinhar seus alimentos.No frio ou nas chuvas ele se protegiam nas cavernas e só saiam para buscar alimento depois que o tempo melhorasse.

Gabriel reis - 6º B disse...

As primeiras plantacões foram encontrados na regioes do mexico e la tava plantado milho,abobora,batata,cacau,mandioca,e o girassol era mais importantes plantacões,ele cominham um monte de conchas e muitos esqueletos de peixe.Os primeiros habitantes do brasil nao deixaram nada escritos,mas deixaram muitos vestigio arqueologico como cavernas com pinturas rupeste, fosseis de bicho pré-historico

Jeferson e Helena - 6º B disse...

Os povos Americanos plantavam milho,abóbora,batata,cacau,mandioca e girassol eram as plantações mais cultivadas e importantes.E também a domesticação de animais foi desenvolvida com a criação de alpacas e lhamas.Calcula-se,por exemplo,que formavam bandos de caçadores e coletores,eles se abrigavam em grutas,e tinham o domínio do fogo e sabiam construir instrumentos de pedra lascada.Eles viviam de caça,da pesca e da coleta

Felipe e Luis henrique 6ºB disse...

Os primeiros vestigio de plantação foram encontrado em região do Mexico .
Plantação de milho abóbora a batata e o cacau mandioca
e gira sol.
Eram as mais importante plantação cultivada.
Também comiam ostra e peixe

Gabriela - 6º B disse...

Nos tempos primitivos não havia documentos escritos sobre o homenm.
Esse periodo é chamado de pré-historia e o que se conhece a seu repeito baseia-se nos objetos que restam dassa época.
A pré-historia divide-se em idade da pedra do bronze e do ferro.A idade da pedra foi da pedra foi dividida em dois periodos poliolitico ou idade da pedra lascada e neolittico ou idade da pedra polida.

wenderson denis 6ºb disse...

Os primeiros vestígios de plantações foram encontrados em regiões do méxico antes da amarica central entre 5000 e a 4000 a.c o milho a abobora,a batata,o cacau, mandioca e o girassol eram as mais importantes plantações cultivas a caça e o coleta eram os principais meios de sobrevivencias dessas comunidades pré-historicas.

Juci Emilly e Roberth - 6º B disse...

Nos entendemos que o Fóssil ajuda os religiosos aperfeiçoaram a arte,o artesanato,passaram a construir casa abrigo e inventaram os meios de comunicaçao e transporte.

PAMELA - 6º B disse...

Os homens e as mulheres que chegaram ao continente americano já pertemciam a espesie humana atual, o Homem Sapites eles em pequenos grupos que se deslocavam nas tarefas cotidianas como cacar,colher, frutos, pescar.

Maria Eduarda e Jonny - 6ºA disse...

A Hipoteses mais aceita da oucupação do homem na América foi a que eles chegaram pelo Norte da Asía, pelo Estreito de Bering.
Calcula-se .por exemplo , que formavam bandos de caçadores e coletores , abrigavam-se em grutas , tinham o domínio do fogo e sabiam contruir instrumentos de pedra lascada.
Eles viviam da caça , da pesca e da coleta.
Sabiam .contudo construir instrumentos de pedra e osso, destacando -se o arco e a flecha ,que lhes permitiam capturar animais rápido .

Patricia e Thayna - 6º A disse...

Segundo vários cientistas, os primeiros humanos surgiram na África e vieram para a América pelo Estreito de Bering durante a ultima glaciação.
Eles eram nômades e viviam da caça. Com o passar do tempo o homem começou a produzir a agricultura e a pecuária tornando-se,assim,sedentários pois com a abundância de recursos não era necessário sair a trás de comida.

Luciano e Gefferson - 6º A disse...

A vida dos homens Americanos

Os primeiros homens a chegar a América tinham como alimentação frutos,grãos,raízes e alguns animais.Viviam em grupos nômades,de maneira totalmente primitiva,e,suas moradias eram cavernas,tendas de pele de animais e cabanas feitas de galhos d´árvore e folhas.
Eles acreditavam na vida depois da morte.As principais atividades eram a plantação de milho,abóbora,batata,cacau,mandioca e girassol.

luiz aparecido e luis fernando-6ºA disse disse...

nos entedemos que continente na porção norte noticiou-se
que o surgemento das culturas andinas ,com especial destaque aos íncas e dos povos caraíbas quaranis e tupis , foi nessa época que as primeiras comunidades indígenas se desenvolveram no brasil

Letícia-6ºA disse...

Os índios antigamente formavam grupos de caçadores e moravam em cavernas tinham dominado o fogo e sabiam construir armas de pedra lascada.viviam de caça, pesca e coleta de alimentos.
Por volta de uns 4 mil anos atrás, alguns povos indígenas do Brasil começaram a praticar mais a agricultura e a cerâmica, como: potes, vasos, panelas e etc.

Aylah- Derik -6ºA disse...

No período de mil e mil anos atrás, diversos povos pertenceram a vários culturas foram migrando para o território brasileiro. Não praticavam a agricultura aa criação de animais. Viviam caçando, pescando e coletando.
Sabiam construir instrumentos feitos de pedra e osso,foi especialmente arco e flecha, que lhes permitiam capturar animais rápidos.

Tadeu e Viviane - 6ºA disse...

O homem pré historico era um homem que fazia descobertas para maior experiencia na criação de armas.caçava coleta era os principaismeios de sobrevivencia das comunidades pré historicas.O milho,batata,a abobora o cacau mandioca eo girassol eram as mais imbortantes plantaçoes cultivada.

Vinicius Gabriel e Thais Ferreira disse...

HA varias hipóteses que o homem chegou a América pelo Estreito de Bering no norte da Ásia, eles caçavam, pescavam e cultivavam comida.pois eram nômades.

Kaliny_6ºA disse...

eles caça e a coleta eram os primeiros americanos que lutava contra a sobrevivência no meio da América por isso a população na sua própria comida dessa comunidade pré-historia com o fim do período paleolítico e eles plantavam milho,abóbora, batata,girassol isso eram os mais importantes plantação que eles plantava na América do sul e o povo tupis guaranis foi nessa mesma época que as primeiras comunidades indígenas se desenvolveram no brasil.

Aylah- Derik -6ºA disse... disse...

No período de 11 mil e 6 mil anos atrás, diversos povos pertenceram a vários culturas foram migrando para o território brasileiro. Não praticavam a agricultura aa criação de animais. Viviam caçando, pescando e coletando.
Sabiam construir instrumentos feitos de pedra e osso,foi especialmente arco e flecha, que lhes permitiam capturar animais rápidos.

Kemilly e Laissa - 6ºA disse...

Na época que eles viviam,eles enfrentaram todas as suas rotinas uma dessas era, entrar nas suas cavernas e desenhar o que aconteceu o dia inteiro.

Juliane - 6º A disse...

pre-Histórico brasileiro

surgiram os primeiro Humano. da África nossa ametista eles decolaram para outra região da terra.
ocuparam varios ambientes a milhares de ano na
terra. Americana há varias hipóteses que ocuparam humana da América a mais sustância aos primeiro homem
a chegaram A pesquisa Arqueológicas surgiram ao homens
pre-Historico

Amanda e Gabriela - 6º A disse...

Os homens pré-históricos estavam aqui há 50 mil anos atrás.Eles formavam bandos de caçadores-coletores,abrigavam-se em grutas,tinham dominio do fogo e sabiam construir instrumentos de pedra lascada.Eles tambem pegavam resto de pedra e carvao colocavao em formas de circulos ou triangulos , no qual se fazia fogo.
Uma das hipoteses mais aceitas sustenta que os primeiros homens a chagarem a America vieram do norte da Asía, atraveis do Estreito de Bering

Juliane- 6ªA disse... disse...

Pré Histórico no Brasil
Podemos afirmar através de conhecimentos e descobertas que conhecemos a pré historia no Brasil, essas afirmação se deve as novas descobertas feitas nas ultima décadas em nosso território.
Os primeiros habitantes do Brasil nao deixaram nada escrito,mas deixaram muitos vestígios arqueológica como cavernas , como pinturas, fôsseis de bichos pré-histórico,objetos como ponta de flechas , machados,sepultuas,etc.