terça-feira, 7 de junho de 2011

8º Ano - Aula de 08/06/2011 - Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil





Em 22 de janeiro de 1808 a família real portuguesa chegou ao Brasil escoltada por navios ingleses, fugindo das invasões napoleônicas. Poucos dias depois, o Príncipe Regente D. João, o futuro D. João VI de Portugal, assinou o decreto que abriu os portos do Brasil às "nações amigas", beneficiando principalmente os ingleses. A família real se estabeleceu no Rio de Janeiro e aos poucos a colônia foi se tornando a sede da administração do Reino, até que em 1815, o Brasil foi elevado de colônia à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, deixando oficialmente de ser uma colônia e se tornando a sede do Reino.

Atividades: fazendo uso do seu livro didático (p. 182 a 192), das leituras disponibilizadas nos links abaixo, bem como do vídeo acima, do youtube (http://www.youtube.com/watch?v=HPaJ2Z3Ronk&feature=related) que utiliza tecnica de stop motion com bonecos do Lego, e produzam um pequeno texto, sintetizando os acontecimentos que levaram à vinda da família real portuguesa ao Brasil e as consequencias para os anos que se seguiram no Brasil daquela época. Após produzirem o texto, escrevam o mesmo em seus cadernos e postem-nos como comentários a esta atividade. Esta atividade deverá ser feita em duplas.

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/secoes/datas_hist.aspx?cod=504
http://www.brasilescola.com/historiab/corte-portuguesa.htm
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/brasil_america/vinda_da_familia_real

30 comentários:

Júlia e David. - 8°A disse...

Causas:
Em 1806 o imperador francês Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental à Grã-Betanha, e exigiu que todas as nações européias aderissem a ele.
Assim o governo português ficou em uma situação delicada, pois não podia cortar relações comerciais com a Inglaterra.
A solução do impasse foi dado por representantes do governo inglês a familia real português, seria transferida pra o Brasil.

Conseqüências:
Os tratados feito pela política de Dom João, favoreciam os ingleses e prejudicavam a economia portuguesa.
Em 1817 ocorreu uma rebelião em Pernambuco a insurreição pernambucana, suas causas estão relacionadas a presença maciça de portugueses na colônia, as regalias deles prejudicavam os povos da terra, nos reinos sobravam privilégios para os mazombos os povos da terra sobravam apenas impostos.
Com o baixo preço do algodão e açúcar que era exportado as grandes proprietárias contraíram grandes duvidas com os comerciantes, assim a economia portuguesa entrou em decadência.

Karen e Artemio-8ºA disse...

Em março de 1808, a familia real, junto da corte portuguesa, chegou a cidade do Rio de Janeiro, onde ficou por treze anos.
A vinda da corte para a colônia, era uma forma de preservar o poder monárquico da familia Bragança, evitando que ocorresse em Portugal o mesmo em outros reinos, onde os governantes foram feitos reféns do imperador Napoleão.

Bruna e Michely disse...

Em 1806 o imperador francês Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental a Grã-Bretanha e que todas as nações aderisem a ele. Assim os europeus eram proibidos de manter relações comerciais com ele.
O governo português ficou em uma situação delicada, não podia cortar relações com a Inglaterra. Por manter com essa nação forte dependência econômica. Não contava com forças militares capazes de infrentarem as tropas francesas. Portugal ficou com medo pois já tinha sido invadido três vezes pelos franceses. Em março de 1808 a familia real acopanhada da corte portuguesa chegou a cidade do Rio de Janeiro onde ficaria por treze anos.

Graziele-Renan 8º A disse...

A familia real portuguesa veio ao Brasil pois estavam fugindo das invasões Napoleanicas.Elas se instalaram no Rio que se tornou a capital da corte.Alguns dias depois.O príncipe regente D.João assinou o decreto que abriam os portos para países amigos.Isso beneficiou principalmente os ingleses.algum tempo depois a colônia foi elevada a reino unido a portugal.Também nesse tempo foram criados os bancos e algumas ferrovias.A cidade adquiriu ar imperial e recebeu incentivos a cultura.Mas isto também teve consequencias,como o aumento dos impostos para solucionar a crise econômica financeira,descuido da corte nos problemas do reino e revolução liberal portuguesa.

Anônimo disse...

Devido ao ritimo intenso nas fabricas inglesas,e maquinas que precisavam de matérias-primas como algodão brasileiro Napoleão decretou em novembro de 1806 o bloqueio continental.A europa deveriam fechar seus portos para navios britanicos e fez com que todos aderissem a eles.
Sem poder contar com relações comerciais com a Inglaterra a solução de Portuagal foi vir para o Brasi

Anônimo disse...

Em março de 1808 a familia real , aconpanhada da corte portuguesa , chegou a cidade do Rio de janeiro , onde permaneceia por treze anos . A principio , familia real se acomodou no convento do carmo , localizado na atual praça XV de novembro.

Wanderson e Jéssika disse...

Wandersom e Jéssika 8º ano A disse

Causa

Em 1806 o imperador francês Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental á Grã-Bretanha e exigiu que todos as nações europeias aderissem a ele. A solução do impasse foi dada por representante do governo inglês. a familia real, juntamente com a corte portuguesa seria transferida para o Brasil.

karina e leandro 8ºA disse...

Karina e Leandro 8ºA comentou...

Causas:
Em 1806 o imperador francês Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental à Grã-Bretanha e exigiu que todas as nações européias se juntasse a ele.
Assim o governo português ficou em uma situação delicada, pois não podia cortar relações comerciais com a Inglaterra.
A solução do impasse foi dado por representantes do governo inglês a familia real português, seria transferida pra o Brasil.

Conseqüências:

Em 1817 ocorreu uma rebelião em Pernambuco a insurreição pernambucana,suas causas estão relacionadas a presença maciça de portugueses na colônia,e as regalias deles prejudicavam os povos da terra,nos reinos sobr5avam privilégios para os mazombos os povos da terra sobravam apenas impostos.
a situação agravou-se a queda dos preços do algodão e do açúcar no mercado internacional.

Hilton e Fernada 8 ano A disse...

Hilton e Fernanda 8ºano a
A Familia Real Portuguesa
A familoa real portuguesa veio ao Brasil por que o Imperador Françes Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental a Grã-Bretnia esigio que todas as nações europeias aderissem a ele como solução. A familia real Portuguesa

Rudinei e Joao vitor 8º a disse...

Rudinei e Joao Vitor -8 ºa disse..

Em 1806 o imperador Napoleao Bonaparte decretou o bloqueio continental a Grã-Bretanha.
O governo portugues ficou em uma situação delicada pois nao podia cortar relaçoes comerciais com a Inglaterra.
A solução do impasse foi dada por representantes do governo ingles,a corte real seria transferida para o Brasil.
Com a chegada da corte no Rio de Janeiro,o centro ganhou ares de cidade europeia.Surgiram elegantes cabeleleiros ,costureiras francesas ,logas de roupas ,joalherias ,chapelarias e tabacariasentre outras.

João Paulo e Luana 8° a disse...

João Paulo e Luana
Causas:
Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio continental a Gra- Betanha e todas as nações Eropeias aderissem a ele, Europeus foram proibidos de ter relação comerciais com os ingleses.O governo estava em uma situação delicada e por isso a solução foi vim para o Brasil.

Ana Paula e Wolnei 8ºA disse...

Causa: Em 1806 o imperador francês Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental à Grã-Bretanha e exigiu que todas as nações europeias aderissem a ele.
A solução do impasse foi dada por representantes do governo inglês:a família real,juntamente com a corte portuguesa,seria transferida para o Brasil.bem como a sede do governo do Império Português.

Consequência:O tratado feio pela política de Dom João,favorecia os Ingleses e prejudicava a economia portuguesa.Em 1802 ocorreu uma rebilião em Pernambuco a insurreição pernambucana,suas causas estão relacionadas a presença maciça de portugueses na colônia , as regalias deles prejudicavam os povos da terra,nos reinos sobravam apenas impostos.
Com o baixo preço do algodão e açucae que era exportados as grandes proprietárias duvidas com comerciantes,assim a econômia portuguesa entrou em decadência.

Thiago e Lohanna 8ºA disse...

Thiago e Lohanna 8º A disse...

Devido ao ritimo intenso nas fabricas inglesas,e maquinas que precisavam de matérias-primas como algodão brasileiro Napoleão decretou em novembro de 1806 o bloqueio continental.A europa deveriam fechar seus portos para navios britanicos e fez com que todos aderissem a eles.
Sem poder contar com relações comerciais com a Inglaterra a solução de Portuagal foi vir para o Brasi

hudson,Guilherme/8ºB disse...

A vinda da familia real ao Brasil
O motivo deles terem saido de Portugal foi uma estratégia para transferir a corte para a colônia para preservar o poder monárquico da família Bragança.Em Março de 1808 a familia real acompanhada da corte Portuguesa chegou ao Rio de Janeiro.Na praça XV de Novembro,foi instalado a sede do governo no passo real.

Selena e Michelle- 8°b disse...

Em 1806 o imperador Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental à Grã-Bretanha.Ele exigiu que as nações européias aderissem a ele.Quando os europeus foram proibidos de manter relações comerciais com os ingleses,o governo ficou numa situação delicada porque não podiam cortar relações comerciais e assim a solução foi a família real ser transferida para o Brasil.
Com a sua chegada a família real transformou a colônia principal em centro das decisões políticas e econômicas do governo português.

Henrique Lourenço/Nilvana Marassi-8ºB disse...

O motivo pela vinda da corte portuguesa ao Brasil, foi o fato de que era uma forma de preservar o poder monárquico da família Bragança, evitando que ocorresse em Portugal o mesmo que na Espanha e em outros reinos,onde os governantes foram feitos reféns do imperador Napoleão.
Assim que aportou no Brasil, D.João assinou um decreto abrindo os portos da colônia portuguesa às nações amigas,cumprindo o acordo feito com os ingleses.Essa medida foi chamada de pacto colonial.Com isso, os portugueses foram prejudicados com a perda do rico monopólio real.Essa foi uma das consequências da vinda da corte ao Brasil.

Raffaela e Felipe Otácio-8ºB disse...

O Imperador Frances Napolão Bonaparte decretou o Bloqueio continental a Grã-Bretanha e exigiu que todas as naçães europeias aderissem a ele.A família real,juntamente com a corte portuguesa,foi tranferida para o Brasil.
A comitiva tranformou a colônia no principal centro das dicisões políticas e econômicas do governo português.

Natalia e Gabriel 8º B disse...

O Imperador Francês Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental na Grã-Bretanha em 1806. Ele exigio que todas as nações Européia aderiram a ele, e os europeus eram proibidos de manter relações comerciais como os ingleses. Foi dada a solução do impasse por representantes do governo inglês:a Familia real, com a corte portuguesa, foi transferida para o Brasil.

Pietra e felipe teles 8ºB disse...

Em 1806,o imperador Napoleão Bonaparte tinha decretado o bloqueio continental,que exigio,que todas naçoês européias aderissem a ele . A intenção de Bonaparte era quebrar o podeiro economico e exercer dominio total sobre a europa.

Marcelo e Jessica-8°B disse...

Em 1806 o imperador francês Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental à Grã-Bretanha e exigiu que todas as naçoes europeias eram proibidos de manter relações comerciais com os ingleses comerciais com ingleses.
A solução para esse impasse foi dada por representantes do governo inglês a famìlia real, juntamente com a corte portuguesa, seria transferida para o Brasil, bem como a sede do governo do Imperio Romano.
Em março de 1808, a familia real, acompanhada da corte portuguesa, chegou á cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceria por treze anos.

Isabella Ribeiro e Matheus Anacleto - 8° B disse...

Causas : O que trouxe a vinda da família real ao Brasil, foi que 1806, o imperador Francês Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental, em que por meio de um decreto exigia, para que as nações européias deixassem do parceirismo comercial com a Inglaterra. A intenção de Bonaparte era quebrar o padoeiro econômico de seu principal inimigo.


Consequências : Assim que aportou no Brasil, D.João assinou um decreto abrindo os portos da colônia portuguesa às nações amigas, cumprindo o acordo feito com os Ingleses. Essa medida extinguiu o chamado PACTO COLONIAL, isto é, a exclusividade de comércio da colônia com a metrópole.

Thamyres e Henry--8°b disse...

Por que o imperador frances Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental.A grã-Bretanha e exigiu que todas as naçoes europeus aderissem a ele. A vinda da família real e sua comitiva transformou a colonial no principal centro das decisoes políticas e economias do governo portugues.

Lucas aparecido/ Stephany Azambuja -8ºB disse...

A coroa portuguesa veio ao Brasil pelo motivo do cormercio, os europeus tinha cortado relaçãoes com a Inglatera e o gorverno portugues ficou em uma situação delicada e por isso veio ao Brasil, ao chegar no Brasil D.João VI de portugual assinou o decreto que abriu os portos brasileiros que beneficiou primcipalmente os ingleses .

Agner e Vinicius -8ºB disse...

EM 1806 o Imperador francês decretou o bloqueio continental para quebrar o poderio econômico.
Portugal tentou ganhar tempo batendo em retirada para o Brasil pois sabia que havia ótimas oportunidades de ampliar seus negócios.

Mariana e João Vitor - 8ºB disse...

A vinda da familia ral para o Brasil foi para a unica saida para o comandante de Portugal. Napoleão o imperador da França fasia uma guerra pelo continente Europeu para Napoleão prejudicar o crecimento do algodão Brasileiiro nNapoleão decretou, em novenbro de 1806 o bloquei continental a Eorupa deveria fechar seus portos para navios britanicos

weslley lopes e bruna-8b disse...

Em 1806 o imperador francês Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental a Grã-Bretanha e exigiu que todas as nações europeias aderissem a ele. O governo portugues ficou em uma situação delicada, pois não podia cortar relações comerciais com a Inglaterra, por mantercom essa nação forte dependência econômica.
a solução do impasse foi dada para representantes do governo ingles a familia real juntamente com a corte portuguesa,seria trasnferida para obrasil bem como a cede do governo do império portugues

Ana beatriz e Gabriel Felipe disse...

ana beatriz e gabriel felipe - 8 A

Em 1806, Napoleão Bonaparte impôs o Bloqueio Continental à Europa.Ele exigia que nenhuma nação tivesse relações comerciais com a Inglaterra. O governo português se viu em uma situação delicada, pois tinha um acordo com os Ingleses. A solução do impasse foi dada pelos representantes do governo Inglês. Dom João VI, com sua família e a corte, se mudariam para o Brasil.Uma das principais conseqüências, foi a Independência do Brasil, foi quando Dom Pedro I, oficializou a o fim da colonização as margens do rio Ipiranga.

Leticia F. e Millena G. e Diana Y. - 8º A disse...

Em 1806 o imperador francês Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental a Grã- Bretanha e exigiu que todas as nações europeias aderissem a ele Assim, os europeus eram proibidos de manter relações comerciais com os ingleses.O governo português ficou em uma situação, pois não podia cortar relações comerciais com a Inglaterra não contava com força militar capaz de enfrentar as tropas francessas. A solução do impasse foi dada por representantes do governo englês: a familia real, juntamente com a corte portuguesa, sera transferido para o Brasil, bem como a sede da governo do Império portuguêsa a vida da Familia real e sua comitiva transformou a colônio no principal centro das decisões politicas e enconômicas do governo protuguês.


CONSEQUENCIAS: Criação do Banco do Brasil, Abertura dos Portos

Anni e Yasmin disse...

Causas:
Em 1806 o imperador francês Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental à Grã-Bretanha e exigiu que todas as nações europeias aderissem a ele.Assim,os europeus eram proibidos de manter relações comerciais com a Inglaterra,por manter com essa nação forte dependência econômica.
A única solução foi:a família real,juntamente com a corte portuguesa,seria transferida para o Brasil,bem como a sede do governo do Império Português.
Conseqüências:
A família real foi alojada em três prédios no centro da cidade. Os demais agregados se espalharam pela cidade, em residências confiscadas da população. Era a política do “Ponha-se na Rua”, nome dado por picardia pelos cariocas, que se inspiraram nas iniciais “PR”, de Príncipe Regente.
Contrário à idéia, dom João resolveu elevar o Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, o que proporcionou a continuidade de seu governo em terras do reino e não em território colonial.

Anni e Yasmin 8ºA disse...

Causas:
Em 1806 o imperador francês Napoleão Bonaparte decretou o Bloqueio Continental à Grã-Bretanha e exigiu que todas as nações europeias aderissem a ele.Assim,os europeus eram proibidos de manter relações comerciais com os ingleses.A única solução foi:a família real,juntamente com a corte portuguesa,seria transferida para o Brasil,bem como a sede do governo do Império Português.
Conseqüências:
A família real foi alojada em três prédios no centro da cidade. Os demais agregados se espalharam pela cidade, em residências confiscadas da população. Era a política do “Ponha-se na Rua”, nome dado por picardia pelos cariocas, que se inspiraram nas iniciais “PR”, de Príncipe Regente,que eram gravadas na porta das casas requisitadas para os nobres portugueses.
O príncipe regente mandou abrir os portos brasileiros ao comércio internacional e apressou a vinda de imigrantes. Liberou a circulação de moedas, criou o Banco do Brasil e as faculdades de medicina e engenharia.