sexta-feira, 15 de junho de 2012

Projeto Educação Patrimonial 2012: Brincadeiras e Brinquedos de Antigamente


O Projeto:

Trata-se de um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Isto significa tomar os objetos e expressões do Patrimônio Cultural como ponto de partida para a atividade pedagógica, observando-os, questionando-os e explorando todos os seus aspectos, que podem ser traduzidos em conceitos e conhecimentos.
O princípio básico da Educação Patrimonial é a experiência direta dos bens e fenômenos culturais, para se chegar à sua compreensão e valorização, num processo contínuo de descoberta. (HORTA, 1991)




BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DE ANTIGAMENTE
Brincar é um ato cultural.
Em cada época, as formas de brincar e de produzir os brinquedos revelam os modos de socialização daquela sociedade.

O projeto de Educação Patrimonial pretende resgatar as formas de brincar e os brinquedos que marcaram os tempos passados, preservando a memória daqueles que tinham na rua, no elástico e na bola de pano os sonhos de ser criança.

Pesquise na internet sobre brincadeiras antigas e envie a resposta como comentário a esta potagem:


a) Quais brincadeiras as pessoas costumavam brincar? (como eram essas brincadeiras, suas regras, etapas, etc.)

b) Que tipo de brinquedos as pessoas usavam? (esses brinquedos eram comprados ou produzidos por eles mesmos; como produziam esses brinquedos, etc.)

c) Quais dessas brincadeiras você já brincou?

18 comentários:

Fabiana e Raphaela disse...

1-Brincar de DONINHA DA CALÇADA era experimentar invadir o espaço alheio, todos sabiam quem era o dono da calçada, sabiam também que, ele não queria que ninguém a pisasse. Mas o desejo de inocente mente transgredir a vontade do outro, era emocionante.
-Na brincadeira de LICENÇA MEU BOM BARQUINHO, era preciso formar uma fila, que caminhava cantando e a cada volta passava pelo portal, feito por dois componentes, assim : um de frente para o outro com as mãos dadas e os braços esticados para cima, formando um arco. Eles encabeçavam dois grupo, cada um representava uma fruta.
-Brincar de CINCO MARIAS era fascinante, sendo preciso somente cinco pedrinhas. Que eram manipuladas com movimentos graciosos, era como se dançassem livres – hora subiam, hora lançadas ao chão; seguindo uma coreografia bem definida, bem marcada.
2- - Elástico- Bolinha de Gude -Pega-Varetas- Cavalinho de Pau- Cinco Marias
- Soldadinho de Chumbo- Carrinho de Rolimã- Jogo de Botão- Bilboquê- Pião
- Ioiô-corda , esses brinquedos eram feitos e comprados por eles.
3-Corda,Elastco.Bolinha de gude, pega-pega,cobra-cega,esconde-esconde.

Patricia Cavalcante e Leticia Beting (: disse...

a- Peteca - dois ou mais integrantes devem manter a peteca no ar por o máximo de tempo que conseguirem .

b- A maioria era feito em casa, como as petecas de jornais e as pipas de papéis .

c- Já brincamos de peteca, beti , pique esconde , pega pega , cobra cega, boneca, casinha , etc ..

Luciano Albuquerque Silva, Nº18 7ºA disse...

a)Jogo de Stop

Material: uma folha e uma caneta
Nº de jogadores: vários
Como se joga: Na folha faz-se uma tabela a dizer: nomes, países, cores, animais, vestuário, marcas, objectos e total. Depois um jogador diz o abecedário ( o A diz-se em voz alta e as outras letras dizem-se em voz baixa) e outra pessoa tem de dizer stop, quando essa pessoa disser stop o jogador que estava contar tem de parar de contar, têm de fazer o que está escrito na tabela com a letra que calhou.


Jogo das Escondidinhas

Nº de jogadores: vários.

Material: o nosso corpo e um espaço determinado.
Como se joga: escolhemos um determinado espaço para jogar. Depois escolhe-se uma pessoa para contar até determinado número. Enquanto essa pessoa conta de olhos fechados os outros vão-se esconder. A seguir essa pessoa vai procurar os restantes jogadores. A primeira pessoa a ser encontrada é o próximo ficar a contar; Se alguém que está escondido, conseguir chegar ao sítio onde se salva e disser: Salva todos! Volta a ser a mesma peço a contar.

Jogo do Tesouro

Número de jogadores: 10 pessoas ou mais
Material: uma pedra não muito grande
Como se joga: vamos para um sítio espaçoso onde dê para esconder a pedra.
Escolhe-se uma pessoa para esconder, as outras não podem ver a pedra a ser escondida, logo a seguir as outras pessoas têm que tentar encontra-la e a pessoa que esconde ajuda dizendo ”quente ou frio” quando alguém está perto diz-se quente e quando está longe diz-se frio. Quando encontrarem a pedra a pessoa que encontrou é a esconder.

b)Telefone de cordel

Com este pequeno brinquedo pode comprovar o fenómeno de transmissão do som através de corpos sólidos. Constrói um telefone de cordel para sentires como o som se propaga através dos sólidos (cordel).
Vais precisar de:
2 copinhos plásticos (iogurte);
1 prego;
2 a 5 metros de fio (guita).




- Faz um pequeno furo, aproximadamente da largura do fio, bem no centro do fundo de cada copo plástico, utilizando o prego.


-Passe a ponta do fio através do furo e faça um nó grosso para evitar que o fio saia pelo furo, em cada um dos copos.


- Com o fio bem esticado, fale com a boca próxima de um dos copos, e peça para alguém ouvir do outro lado.
Aviões de papel

Esta brincadeira é simples e sempre boa. Pode acontecer na grama, ao ar livre, ou até dentro de casa. Pode ser aquele papel que você já usou e quer brincar de reciclar, ou há como construir os aviões com papéis coloridos. Basta soltá-los pelos ares: treinar muito será o melhor da brincadeira.
Carrinho de rolamento
Nesta altura não havia moto-4,nem jet ski´s…mas havia um veículo que nos fascinava.
Os carrinhos de rolamentos faziam as nossas delícias, lembro-me de montar o meu carrinho juntamente com a miudagem da minha rua em Paço de Arcos.
Era só coloca-lo numa descida e aquilo parecia que tinha asas, um bocado de madeira, uma corda, um prego e os próprios rolamentos são suficientes para construir esta obra-prima manual.

c)Corrida de sacos,Corrida de colher,Telefone de cordel,Passa-Anel e etc.

willian e bruno 7 a disse...

a)cinco marias:
Essa brincadeira constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia.
Primeira rodada: Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas. Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão junto com a lançada. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas, uma a uma.

Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém, agora você deve pegar duas pedrinhas de uma só vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita.
Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada.
Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e pega-se todas as que ficaram no chão.

João Guilherme Mello Becker e Tadeu Jr disse...

1_adoleta, escondi escondi,pega pega e etc...

2,balanço,carrinho,etc...

3,adoleta escondi escondi epega pega

Kêmilly e Clara, 7°A disse...

a) Corrida de sacos
Material: Sacos de serapilheira ou plástico grosso, em número igual ao dos participantes.
Jogadores: número variável.
Jogo: É marcado um percurso no chão com uma linha de partida e uma
meta.Todos os concorrentes se colocam atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra para dentro do seu saco, segura as abas com as mãos e desloca-se em direcção à meta. Ganha aquele que chegar primeiro.
Variantes: Equipas de três jogadores, colocando-se dois lado a lado, o terceiro enfia as pernas nos sacos onde os outros já se encontram metidos (um em cada saco), abraçando-os.
As restantes regras são iguais às da corrida individual.

b) Legos

A história da empresa e dos brinquedos lego está associada a uma origem humilde, na oficina de Ole Kirk Christiansen.

c) corre cotia, esconde-esconde, elefante colorido, marco polo,amarelinha, alerta...

willian e bruno 7 a disse...

b) barco de papel e avião de papel: são feitos com papel e da muita diversão

Viviane Rosa 7 ano A disse...

A) *Amarelinha,são quadrados desenhados no chão alternados, entre 1 e 2 e numerados de 1 a 10, joga-se uma pedra em cada quadrado, precisa pular dentro dos quadadros menos no qual a pedra esta.
*Queimada, disputa entre dois grupos que usam a bola para queimar seu adversário, vence o grupo que queimar todos do outro grupo.
*Bolita ou bolinha de gude, dois ou mais jogadores que tem como objetivo quicar na bolinha de seu adversário, ganhando-a para si.
B) Alguns brinquedos eram comprados outros eram feitos pelo pais, como carrinhos de madeira, piões, bonecas de pano entre outros.
C)Sim, de bonecas, queimadas, amarelinha e peteca.

Roberth e Gefferson disse...

Amarelinha



1ª etapa - O primeiro jogador, joga a pedra na primeira casa (1) e com um pé só pula esta pisando no 2, depois no 3 e 4 ao mesmo tempo, depois no 5 com um pé só, e depois no céu ( 6 e 7) com os dois pés ao mesmo tempo. Vira e volta, quando chegar no 2 pega a pedra no 1 e pula fora. Depois joga no 2. Pula no nº 1 com um pé só, salta o 2 e assim por diante. Não pode pisar na linha senão é a vez do outro.



2ª etapa - Chutinho - Joga-se a pedra perto, antes da amarelinha. Começa a chutar sem tocar nos riscos, se errar é a vez de outra criança.



3ª etapa - Joga-se sem pedra com os olhos vendados, então diz: pisei? E as outras crianças respondem não. Se pisar e disserem sim é a vez de outra.



4ª etapa - De costas, joga a pedra por trás de si, sem ver ainda onde parou. Onde a pedra cair exclui-se marcando um x com giz. Vira e começa a pular igual à primeira etapa, porém na casa excluída pode-se pisar com os dois pés.





Batata quente


Todos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando e cantando a seguinte canção:

_ Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se queimou!

Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda.

2) Peteca,Bola,etc. era produzido

3)batata quente

Mirele e Wanessa disse...

Responta das brincadeiras antigas:
a)Amarelinha; não pisar fora da linha e nem onde estiver a pedra do adversario e nem onde estava a sua pedra; da terra ao céu, depois voltava do céu a terra.
b)Pião, pipa, bolita; alguns eram comprados e outros produzidos.
c)Bolita, Funda .

Jussara disse...

Brincadeiras Antigas :D
Respostas :
1- *Corrida com colher, Não pode deichar o ovo cair .
*Jogo das escondidinhas,A primeira pessoa a ser encontrada é o próximo ficar a contar.
*Corrida de sacos,Nãoo pode enpurar o outro jogador . e varias outras .
2-BILBOQUÊ,BOLINHA DE GUDE, eram coomprados e tem muito mas .
3-De bolinha de gude .
Poor :Jussara Fernanda n:13 7°B

Juci Emilly & Karen Freitas disse...

a): Amarelinha:O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações.O desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.

b)Peão,bambolê,carrinho de rolimã,bolita,etc.Alguns podiam ser comprados ou confeccionados.

c) Bambolê,amarelinha,carrinho de rolimã,etc

David 7 B disse...

as pessoas usavam certos brinquedos como pião,carrinho de rolimã,bolitas,pipas,bonecas,corda,pula pula e carrinhos

Jussara disse...

Respostas ;
1-a- Peteca - dois ou mais integrantes devem manter a peteca no ar por o máximo de tempo que conseguirem .
2-Elástico- Bolinha de Gude -Pega-Varetas- Cavalinho de Pau,esses brinquedos eram feitos e comprados por eles.
3-peteca.
por Jussara Fernanda 7°b '

lkjgujv,jvb disse...

eu ja brinquei de pião de bolita e de carrinho de rolemã

Luis Guilherme e Jhonathan 7°B disse...

a)Jogo de Damas
N°de jogadores : 2
Como se joga : Um tabuleiro ,40 peças , 20 de cada lado.No jogo voce so pode mover para as diagonais nunca para tras e voce so ganha se comer todas as peças do adversario

b)Balanço,Carrinhos,Pipa.Geralmente produzidos por eles

c)Amarelinha,bolitas,pipa,carrinho e mais um monte

Juliana e Cleyton disse...

1)a-antigamente as crianças bricavam de pega-pega,os participantes tem que correr de uma pessoa,quando esta pessoa for pega ela fica sendo como pegadora,outra brincadeira e estatua,que quando uma pessoa fala a palavra estatua todas outras ficam imoveis como uma estatua. b)As pessoas usavam para brincar,bambole,finca entre outros,antigamente as pessoas costumavam confecçionar os briquedos que faziam c)Ja brinquei de bambole,peteca,cirandinha,beth,pula-corda,cobra-cega.

Lorena Pereira e Mirella Martins 7ºB disse...

Descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras.é a chegada das caravelas, comandadas por Vasco da Gama às Índias. Navegando ao redor do continente africano, Vasco da Gama chegou à Calicute e pôde desfrutar de todos os benefícios do comércio direto com o oriente.Ao retornar para Portugal, as caravelas portuguesas, carregadas de especiarias, renderam lucros fabulosos aos lusitanos.