quinta-feira, 17 de maio de 2012

7º ano: Renascimento Cultural

Texto de apoio:

"Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas.
As bases desse movimento eram proporcionadas por uma corrente filosófica reinante, o humanismo, que descartava a escolástica medieval, até então predominante, e propunha o retorno às virtudes da antiguidade. Platão, Aristóteles, Virgílio, Sêneca e outros autores greco-romanos começam a ser traduzidos e rapidamente difundidos.



O homem vitruviano de Leonardo da Vinci sintetiza o ideário renascentista: humanista e clássico.

Os Valores

O movimento renascentista envolveu uma nova sociedade e portanto novas relações sociais em seu cotidiano. A vida urbana passou a implicar um novo comportamento, pois o trabalho, a diversão, o tipo de moradia, os encontros nas ruas, implicavam por si só um novo comportamento dos homens. Isso significa que o Renascimento não foi um movimento de alguns artistas, mas uma nova concepção de vida adotada por uma parcela da sociedade, e que será exaltada e difundida nas obras de arte.
Apesar de recuperar os valores da cultura clássica, o Renascimento não foi uma cópia, pois utilizava-se dos mesmos conceitos, porém aplicados de uma nova maneira à uma nova realidade. Assim como os gregos, os homens "modernos" valorizaram o antropocentrismo: "O homem é a medida de todas as coisas"; o entendimento do mundo passava a ser feito a partir da importância do ser humano, o trabalho, as guerras, as transformações, os amores, as contradições humanas tornaram-se objetos de preocupação, compreendidos como produto da ação do homem.
Uma outra característica marcante foi o racionalismo, isto é, a convicção de que tudo pode ser explicado pela razão do homem e pela ciência, a recusa em acreditar em qualquer coisa que não tenha sido provada; dessa maneira o experimentalismo, a ciência, conheceram grande desenvolvimento. O individualismo também foi um dos valores renascentistas e refletiu a emergência da burguesia e de novas relações de trabalho. A idéia de que cada um é responsável pela condução de sua vida, a possibilidade de fazer opções e de manifestar-se sobre diversos assuntos acentuaram gradualmente o individualismo. É importante percebermos que essa característica não implica o isolamento do homem, que continua a viver em sociedade, em relação direta com outros homens, mas na possibilidade que cada um tem de tomar decisões.
Foi acentuada a importância do estudo da natureza; o naturalismo aguçou o espírito de observação do homem. O hedonismo representou o "culto ao prazer", ou seja, a idéia de que o homem pode produzir o belo, pode gerar uma obra apenas pelo prazer que isso possa lhe proporcionar, rompendo com o pragmatismo.
O Universalismo foi uma das principais características do Renascimento e considera que o homem deve desenvolver todas as áreas do saber; podemos dizer que Leonardo da Vinci é o principal modelo de "homem universal", matemático, físico, pintor e escultor, estudou inclusive aspectos da biologia humana.
Giovanni Bellini: Sacra conversazione, 1505-1510. Chiesa di San Zaccaria, Veneza
 Fonte: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=191

ITÁLIA: O Berço do Renascimento

Esse é uma expressão muito utilizada, apesar de a Itália ainda não existir como nação. A região italiana estava dividida e as cidades possuíam soberania. Na verdade o Renascimento desenvolveu-se em algumas cidades italianas, principalmente aqueles ligadas ao comércio.
Desde o século XIII, com a reabertura do Mediterrâneo, o comércio de várias cidades italianas com o oriente intensificou-se , possibilitando importantes transformações, como a formação de uma camada burguesa enriquecida e que necessitava de reconhecimento social. O comércio comandado pela burguesia foi responsável pelo desenvolvimento urbano, e nesse sentido, responsável por um novo modelo de vida, com novas relações sociais onde os homens encontram-se mais próximos uns dos outros. Dessa forma podemos dizer que a nova mentalidade da população urbana representa a essência dessas mudanças e possibilitará a Produção Renascentista.
Podemos considerar ainda como fatores que promoveram o renascimento italiano, a existência de diversas obras clássicas na região, assim como a influência dos "sábios bizantinos", homens oriundos principalmente de Constantinopla, conhecedores da língua grega e muitas vezes de obras clássicas.

A Produção Renascentista

É necessário fazer uma diferenciação entre a cultura renascentista; aquela caracterizada por um novo comportamento do homem da cidade, a partir de novas concepções de vida e de mundo, da Produção Renascentista, que representa as obras de artistas e intelectuais, que retrataram essa nova visão de mundo e são fundamentais para sua difusão e desenvolvimento. Essa diferenciação é importante para que não julguemos o Renascimento como um movimento de "alguns grandes homens", mas como um movimento que representa uma nova sociedade, urbana caracterizada pelos novos valores burguesas e ainda associada à valores cristãos.
O mecenato, prática comum na Roma antiga, foi fundamental para o desenvolvimento da produção intelectual e artística do renascimento. O Mecenas era considerado como "protetor", homem rico, era na prática quem dava as condições materiais para a produção das novas obras e nesse sentido pode ser considerado como o patrocinador, o financiador. O investimento do mecenas era recuperado com o prestígio social obtido, fato que contribuía com a divulgação das atividades de sua empresa ou instituição que representava. A maioria dos mecenas italianos eram elementos da burguesia, homens enriquecidos com o comércio e toda a produção vinculada à esse patrocínio foi considerada como Renascimento Civil.
Encontramos também o Papa e elementos da nobreza praticando o mecenato, sendo que o Papa Júlio II foi o principal exemplo do que denominou-se Renascimento Cortesão.



A Expansão do Renascimento

No decorrer do século XVI a cultura renascentista expandiu-se para outros países da Europa Ocidental e para que isso ocorresse contribuíram as guerras e invasões vividas pela Itália. As ocupações francesa e espanhola determinaram um conhecimento melhor sobre as obras renascentistas e a expansão em direção a outros países, cada um adaptando-o segundo suas peculiaridades, numa época de formação do absolutismo e de início do movimento de Reforma Religiosa.
O século XVI foi marcado pelas grandes navegações, num primeiro momento vinculadas ao comércio oriental e posteriormente à exploração da América. A navegação pelo Atlântico reforçaram o capitalismo de Portugal, Espanha e Holanda e em segundo plano da Inglaterra e França. Nesses "países atlânticos" desenvolveu-se então a burguesia e a mentalidade renascentista.
Esse movimento de difusão do Renascimento coincidiu com a decadência do Renascimento Italiano, motivado pela crise econômica das cidades, provocada pela perda do monopólio sobre o comércio de especiarias.
A mudança do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico determinou a decadência italiana e ao mesmo tempo impulsionou o desenvolvimento dos demais países, promovendo reflexos na produção cultural.


Rafael: A Escola de Atenas, 1509. Vaticano

Outro fator fundamental para a crise do Renascimento italiano foi a Reforma Religiosa e principalmente a Contra Reforma. Toda a polêmica que desenvolveu-se pelo embate religioso fez com que a religião voltasse a ocupar o principal espaço da vida humana; além disso, a Igreja Católica desenvolveu um grande movimento de repressão, apoiado na publicação do INDEX e na retomada da Inquisição que atingiu todo indivíduo que de alguma forma de opusesse a Igreja. Como o movimento protestante não existiu na Itália, a repressão recaiu sobre os intelectuais e artistas do renascimento."


Atividades:

Defina os termos abaixo e poste-os como comentário a esta aula

01- Mecenas;

02- Antropocentrismo;

03- Racionalismo;

04-Heliocentrismo.
05- Renascimento.

30 comentários:

Allan de Carvalho/ Viviane Rosa disse...

1- Reis,príncipes e mercadores que sustentava os artistas em suas cortes para se destacar socialmente.
2- A valorização do homem como ser supremo.
3- A crença na razão como fonte de toda verdade.
4- O sol ocupava o centro do universo.
5- Um movimento de renovação artística, intelectual e científica iniciado na Itália no século XIV.

Patrcia Cavalcante e Leticia Beting (: disse...

01- Os protetores das artes. O mecenato funcionava à base de favorecimentos, privilégios e lealdades.
02- A valorização do homem como ser supremo.
03- A crença na razão como fonte de toda verdade.
04- Defendia que o sol ocupava o centro de universo.
05- Parte das transformações que ocorreram na Europa na baixa idade média, em especial o crescimento das cidades e o surgimento da burguesia.

Kêmilly e Clara, 7°a disse...

1- Mecenas : É protetores das artes. O mecenato funcionava a base de favorecimentos, privilégios e lealdades.
2- Antropocentrismo : A valorização do homem como ser supremo é o que chamamos antropocentrismo. Esse novo enfoque,porem,não significava a negação da religião,da crença em Deus nem um conflito com as idéias religiosas, mas sim um valorização da racionalidade, da crítica e da experiência individual.
3- Racionalismo : A crença na razão como fonte de toda verdade é o que chamamos de racionalismo.
4- Heliocêntrismo : Durante a Idade Média,porem,prevaleceu a teoria geocêntrica de Ptolomeu, que cituava a Terra no centro do universo, em torno da qual giravam todos os astros celestes.
5- Renascimento :Na verdade o Renascimento desenvolveu-se em algumas cidades italianas, principalmente aqueles ligadas ao comércio.

Luciano Albuquerque Silva, Nº18 e Gefferson da Silva,Nº10, 7ºA disse...

1- Mecenas:Empenharam-se em promover uma nova cultura.Sustentar artistas em suas cortes era uma forma de destacar-se socialmente.Os que assim agiam eram chamados de Mecenas,os protetores das artes.O chamado Mecenato funcionava a base de favorecimentos, privilégios e lealdades.Exigindo do artista exclusividade e dedicação recebia em troca oportunidades de trabalho e o introdozia em um círculo social de futuros clientes.
2- Antropocentrismo:O antropocentrismo é a valorização do homem como ser supremo,de sua capacidade criativa,realizadora,racional,
crítica e experiência individual.
3-Racionalismo:É a crença na razão como fonte de toda verdade e na atenta observação na natureza.
4-Héliocentrismo:É a toria que defende que o sol é o centro do universo e foi formulada por Nicolau Copérnico, no século XVI.
5-Geocentrismo:É a teoria que defende que a terra é o centro do universo.Formulada por Ptalomeu e prevelaceu na Idade Média.

Aylah Yamakawa disse...

1- Pessoas que moravam em cortes para conseguir se destacar socialmente,e que exigia do artista exclusividade e dedicação, com isso eles introduziam um círculo social.
2-É a valorização do ser humano como ser supremo.Mas isso não significava negação da religião.
3-É a valorização do ser humano e de suas realizações se expressou,no campo da ciência ,em pensamentos racionais.
4-É a teoria do cientista Ptolomeu, que diz que a Terra era o centro do universo, em torno da qual giravam todos os astros celestes.
5-Podemos definir com o Renascimento como um movimento de renovação artística, intelectual e científica na Itália no século XVI.O termo foi utilizado por intelectuais da cidade de Florença.

Geovanna Maldonado7ano A disse...

1-Nas cortes instaladas em seus palácios, reis, príncipes e mercadores empnharam-se em provover uma nova cultura.Sustentar artistas em suas cortes era uma forma de destacar-se socialmente.
2-Com as mudanças ocorridas na Baixa Idade Média,o ser humano passou a valorizar sua capacidade criativa e realizadora.
3-Segundo a mentalidade medieval, as explicações religiosas e a tradição bastavam para transformar determinadas hipóteses em verdades absolutas,de acordo com o pensamento científico,os homens deveriam buscar todo o conhecimento do mundo na razão e na experiência.
4-No século XVI,Nicolau Copérnico desenvolveu o teoria heliocêntrica,que defendia que o Sol ocupava o centro do universo.Essa hipótese não era nova: ela havia sido formulada pelo astrônomo Aristarco.
5-É entendido como parte das transfomações que ocorreram na Europa na Baixa Idade Média, em especial o crescimento das cidades e do comércio e o surgimento da burguesia.

Isabelly / Juliana 7° A disse...

1-O Mecenas exigia do artista exclusividade e dedicação: em troca , oferecia a ele oportunidades de trabalho e o introduzia em um circulo social de futura clientes.
2- A valorização do homem como ser supremo é o que chamamos antropocentrismo. Esse novo enfoque porém .não significava a negação da religião , da crença em Deus neh um confilto com as ideias religiosa, mas sim uma valorizão da racionalidade, critica e da experiencia induvidual.
3- A valorização do ser humano e de suas realização se expressou ,no campo das ciencias, formação de um pensamento racional.A crença na razão como fonte de toda verdade e o que chamamos de racionalismo.
4-No seculo xvi,Nicolau Copérnico
desenvolveu a teoria heliocentrica,que defendia que o sol ocupava o centro do universo.Essa hipotese nao era nova:ela havia sido formelada pelo astronomo pelo asristarco no seculo iv a.c.
5-"Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas.

Fabiana e Raphaela,7ºA disse...

1.Os mecenas eram artistas que trabalhavam em palácios,dos reis e principies em troca de sustentação e oportunidade de trabalho para futuros clientes.
2.Começaram a valorizar sua capacidade criativa e realizadora e isso é o que chamamos antropocentrismo.
3.Para o homem renascentista,todo conhecimento deveria basear-se na razão,na observação atenta da natureza e na experiência.
4.O heliocêntrismo definia que o Sol ocupava o centro do universo.
5.O renascimento é os momentos interessantes na historia em que o homem fica atordoado com tantos acontecimentos.Também em linha gerais ele é como um movimento de renovação artística, intelectual e científica.

Bruno e Roberth disse...

O Mecenas era considerado como "protetor", homem rico, era na prática quem dava as condições materiais para a produção das novas obras e nesse sentido pode ser considerado como o patrocinador, o financiador. O investimento do mecenas era recuperado com o prestígio social obtido, fato que contribuía com a divulgação das atividades de sua empresa ou instituição que representava. A maioria dos mecenas italianos eram elementos da burguesia, homens enriquecidos com o comércio e toda a produção vinculada à esse patrocínio foi considerada como Renascimento Civil.
Encontramos também o Papa e elementos da nobreza praticando o mecenato, sendo que o Papa Júlio II foi o principal exemplo do que denominou-se Renascimento Cortesão.

Derike Nathan / 7ano A disse...

1-Os Mecenas é um artista
do rei e do principe em troca sustento para ter novos clientes.
2-A valorização do homem como ser supremo é o que chamamos de antropocentrismo.
3-A crença na razão como fonte de toda verdade é o que chamamos de racionalismo
4-O sol era o centro do universo.
5- É um movimento de renovação artística intelectual e científico.

luiz aparecdio disse...

1-os que eram chamados de mecenas,isto é,protetores das das artes.
2-A valorização do homem como ser supremo é o que chamamos antropocentrismo.
3-A creça na razão como fonte de toda verdade é o que chamamos de racionalismo.
4-Em astronomia, heliocentrismo é a teoria que o Sol está estacionário no centro do universo.
5-Renascimento desenvolveu-se em algumas cidades italianas, principalmente aqueles ligadas ao comércio.
Desde o século XIII, com a reabertura do Mediterrâneo, o comércio de várias cidades italianas com o oriente intensificou-se , possibilitando importantes transformações, como a formação de uma camada burguesa enriquecida e que necessitava de reconhecimento social.

João Paulo e Vinicius Gabriel disse...

01-Mecenas:Protetores de arte

02-Antropocentrismo:A valorização do homen como ser supremo é o que chamamos
Antropocentrismo.

03-racionalismo:A crença na razão como fonte de toda verdade e o que chamamos de racionalismo.

04-Heliocentrismo:Teoria de que sol era o centro do universo.

05-renascimento:Em linhas gerais, podemos podemos definir o renacimento como um movimento de renovação artística,itelectual é cíentifica iniciado na Itália so século XIV e que se expandiu pela Europa nos séculos XV e XVI.

João Guilherme Mello Becker e Carlos José da Silvia Junior disse...

1-Sustentar artistas em suas cortes era uma forma de destacar-se socialmente.

2-A valorização do homem como ser supremo é o que chamamos antropocentrimo.

3-A valorização do ser humano e de suas realizações se expressou,no campo das ciências,na formação de um pensamento racional.

4-Nicolau Copérnico desenvolveu a teoria heliocêntrica,que defendia que o Sol ocupava o centro do universo.

5-A cultura renascentista, defensora da razão e da ciência,significou uma verdadeira revolução.

willian eThais ferreira 7 ano a disse...

1) Os mecenas eram protetores da arte o mecenato funcionava à base de favorecimentos,privilégios e lealdades.

2) A valorização do homem como ser supremo é o que chamamos antropocentrismo,porém,não sgnificava a negação da religião,da crença em deus nem um conflito com as ideias religiosas.

3) Os homens deveriam buscar todo o coencimento do mundo na razão e na experiência,a crença na razão como fonte de toda a verdade é o que chamamos de racionalismo.

4)A teoria heliocêntrica ocupava o centro do universo e a teoria geocêntrica situava a terra na centro do universo.

5)o renascimento como um movimento de renovação artística intelectual e cientifíca iniciando na Itália no século XIV e que se expandio pela Europa nós séculos XV e XVI.

GABRIEL -andré7º disse...

1)
O Mecenas era considerado como "protetor", homem rico, era na prática quem dava as condições materiais para a produção das novas obras e nesse sentido pode ser considerado como o patrocinador, o financiador. O investimento do mecenas era recuperado com o prestígio social obtido, fato que contribuía com a divulgação das atividades de sua empresa ou instituição que representa
2)
É toda a doutrina que considera o Homem o centro do cosmos. Todas as religiões se podem considerar simultaneamente teocêntricas e antropocêntricas, na medida em que, muito embora o centro absoluto da criação seja Deus, o Homem é aquele que, entre todas as criaturas, deve cumprir os preceitos divinos e, desse modo, salvar-se a si próprio.
3)
É toda a doutrina que considera o Homem o centro do cosmos. Todas as religiões se podem considerar simultaneamente teocêntricas e antropocêntricas, na medida em que, muito embora o centro absoluto da criação seja Deus, o Homem é aquele que, entre todas as criaturas, deve cumprir os preceitos divinos e, desse modo, salvar-se a si próprio.
4)Heliocentrismo é a teoria a respeito do sistema cosmológico, segundo a qual a Terra e os demais planetas giram em torno do Sol.
5)
"Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas.

Joao pedro 7º disse...

01- Mecenas; ?
R:O Mecenas era considerado como "protetor", homem rico, era na prática quem dava as condições materiais para a produção das novas obras e nesse sentido pode ser considerado como o patrocinador, o financiador. O investimento do mecenas era recuperado com o prestígio social obtido, fato que contribuía com a divulgação das atividades de sua empresa ou instituição que representava.
02- Antropocentrismo;?
R:
É toda a doutrina que considera o Homem o centro do cosmos.
03- Racionalismo?
R:Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins.
04-Heliocentrismo.?
R:Sistema filosófico e científico que se desenvolveu a partir do Renascimento, e que colocava o Sol como centro do universo e a Terra girando em torno dele.
05- Renascimento?
R:"Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica.

Luis Guilherme e Juci Emilly 7°B disse...

01- Mecenas;
R:Nas cortes instaladas em seus palácios,reis,príncipes,mercadores empenharam-se em promover uma nova cultura.Sustentar artistas em suas cortes era uma forma de descartar-se socialmente,os que assim agiam eram chamados e mecenas
02- Antropocentrismo;
R:Com as mudanças ocorridas na baixa Idade Media, o ser humano passou a valorizar sua capacidade criativa e realizadora.A valorizaçao do homem como ser supremo e oque chamamos
Antropocentrismo
03- Racionalismo;
R:Segundo a mentalidade medieval,as explicaçoes religiosas e a tradiçao bastavam para transformar determinada hipóteses em verdades absolutas;a crença na razao como fonte de toda verdade e oque chamamos de Racionalismo
04-Heliocentrismo.
R:é a teoria a respeito do sistema cosmológico, segundo a qual a Terra e os demais planetas giram em torno do Sol.Em 1514, Copérnico divulgou um modelo matemático no qual a Terra e os demais corpos celestes giravam em torno do Sol, contrário ao modelo Geocentrico aceito pela maioria, e defendido pela Igreja por aproximadamente 1400 anos. O sistema Geocentrico ou Ptolomaico descrevia um modelo no qual a Terra seria o centro do Universo, que aliás, seria finito.
05- Renascimento.
R:O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.

kethlyn 7ºB disse...

RENASCIMENTO CULTURAL

Eu entendi que renascimento é o nome que se dá a um movimento grande de mudanças culturais, que atingiu atingiu as camadas urbanas da europa ocidental entre os séculos XIV e XVI.

Luis Guilherme e Juci Emilly 7°B disse...

05- Renascimento.
R:O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.

GABRIEL -andré7º disse...

4)Heliocentrismo é a teoria a respeito do sistema cosmológico, segundo a qual a Terra e os demais planetas giram em torno do Sol.
5)
"Renascimento é o nome que se dá a um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, ou seja, da cultura clássica. Esse momento é considerado como um importante período de transição envolvendo as estruturas feudo capitalistas.

Mirele Dias e Thiago Victor; 7º Ano B. disse...

1: Nas cortes instaladas em seus palácios, reis, príncipes e mercadores empenharam-se em promover uma nova cultura. Sustentar artistas em suas cortes eram uma forma de destacar-se socialmente. Os que assim agiam eram chamados de mecenas.
2:Durante a maior parte da Idade Média, Deus foi o centro das preocupações humanas, e as ideias relacionada a religião dominavam as artes, as ciências e o cotidiano das pessoas. Esse conjunto de características é denominado teocentrismo.
3:A valorizacão do ser humano e de suas realizações se expressou, no campo das ciências, na formação de um pensamento racional. Para o homem renascentista, todo conhecimento deveria basear-se na razão e na observação atenta da natureza. Segundo a mentalidade medieval, as explicações religiosas e a tradicão bastavam para traformar derteminadas hipóteses em verdades absolutas; de acordo com o pensamento científico, os homem deveriam buscar todo conhecimento do mundo na razão e na experiência. A crença na razão como fonte de toda verdade é o que chamamos de racionalismo.
4:No século XVI, Nicolau Copérnico desenvolveu a teoria heliocêentrica que defendia que o sol oucupava o centro do universo.Essa hipótese não era nova : ela havia sido formulada pelo astrônomo Aristarco no século IV a.C. Durante a Idade Média, porém , prevaleceu a teoria geocêntrica de ptolomeu, que situava na terra no centro do universo, em torno do qual giravam todos os astros celestes.
5:Em linhas gerais, podemos definir o Renascimento como um movimento de renovação artística, intelectual e ciêntifica iniciado na Itália no século XIV e que se expandiu pela Europa no século XV e XVI. O termo Renascimento foi inicialmente utilizado por intelectuais da cidade de Florença, na Penísula Itálica, que viveram entre os séculos XV e XVI.

Karen e Wanessa , 7°ano B disse...

1: Sustentar artistas em suas cortes era uma forma de destacar-se socialmente.Os que assim agiam eram chamados de mecenas,isto é, protetores das artes.O mecenato funcionava `a base de favorecimento, previlégios e lealdades.

2: Com as mudanças ocorridas na Baixa Idade Média, o ser o humano passou a valorizar sua capacidade criativa e realizadora.A valorização do homem como ser supremo é o que chamamos antropocentrismo.

3: Segundo a mentalidade medieval, as explicações religiosas e a tradição bastavam para transformar determinadas hipóteses em verdades absolutas; de acordo com o pensamento científico, os homens deveriam buscar todo o conhecimento do mundo na razão e na experiência.A crença na razão como fonte de toda a verdade é o que chamamos de racionalismo.

4: No século XVI, Nicolau Copérnico desenvolveu a teoria heliocêntrica,que defendia que o Sol ocupava o centro do universo .Essa hipótese não era nova:ela havia sido formulada pelo astrônomo Aristarco no século IV a.C.

5: O Renascimento é como um movimento de renovação artística,intelectual e científica iniciada na Itália no século XIV e que se expandiu pela Europa nos séculos XV e XVI

Karen e Wanessa , 7°ano B disse...

5: O Renascimento é como um movimento de renovação artística,intelectual e científica iniciada na Itália no século XIV e que se expandiu pela Europa nos séculos XV e XVI

Higor e Lucas 7B disse...

1.Nas cores istaladas em seus palácios; reis prícipes e mercadores empenharam-se em promover uma nova cultura.sustentar artistas em suas cortes era uma forma de destacar-se socialmente.
2.durante a maior parte da Idade Média,Deus foi o centro das preocupações humanas,e as ideias relacionadas á religião dominavam as artes, as ciências e o cotidiano das pessoas.
3.a valorização do ser humano e de suas realizações se expressou,no campo das ciências, nas formaçõa de um persamento racional.
4.é a teoria a respeito do sistema cosmológico, segundo a qual a Terra e os demais planetas giram em torno do Sol.
5.O Renascimento é um daqueles momentos interessantes na história em que o ser humano fica atordoado com tantos acontecimento.

Denis Eduardo 7 ano b disse...

1-NAS CORES INSTALADAS EM SEUS PALÁCIOS ,REIS,PRÍNCIPES E MERCADORES EMPENHHARAM-SE EM PROMOVER UMA NOVA CULTURA. 2-DURANTE A MAIOR PARTE DA iDADE MÉDIA, deus foi o centrodas preocupações humanas, e as ideias relacionadas á religião dominavam as artes, as ciências e o cotidiano das pessoas. 3-A valorização do ser humano e de suas realizações se expressou, no campo das ciências, na formação de um pensamento racional. 4-Sistema filosófico e científico que se desenvolveu a partir do Renascimento, e que colocava o Sol como centro do universo e a Terra girando em torno dele. 5-O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa.

nathalia e sthefany, 7b disse...

01- Mecenas

O mecenato, prática comum na Roma antiga, foi fundamental para o desenvolvimento da produção intelectual do renascimento. O Mecenas era considerado como "protetor",quem dava as condições materiais para a produção das novas obras e nesse sentido pode ser considerado como o patrocinador, o financiador.

02- Antropocentrismo

Durante a maior parte da idade média, Deus foi o centro das preucupações humanas, e as idéias relacionadas à religião dominavam as artes, as ciencias e o cotidiano das pessoas.Esse conjunto de caracteristicas é denominado TEOCENTRISMO.

03- Racionalismo

A valorização do ser humano e de suas realizaçoes se expressou, no campo da ciencia, na formação de um um pensamento racional. Para o homem renascentista, todo o conhecimento deveria basear-se na razão atenta da natureza. As explicações religiosas e tradiçao bastavão para transformar determinadas hipóteses em verdades absolutas.

04-Heliocentrismo

No século XVI, Nicolau Copérnico desenvolveu a teoria heliocentrica que defendia que o sol oculpava o centro do universo. Essa hipótese não era nova ela havia sido formulada pelo astrônomo Aristarco no século IV a.C. Durante a idade média, porém, prevaleceu a teoria geocêntrica de Pitolomeu, que situava a terra era o centro o universo, em torno da qual giravam todos os astros celéstes.

05-Renacimento

"Renascimento é o nome que se dá a um movimento de mudanças culturais,que atingiu a Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI,que foi caracterizado pela cultura clássica.

Mirele Dias e Thiago Victor; 7º Ano B. disse...

4: A valorizacão do ser humano e de suas realizações se expressou, no campo das ciências, na formação de um pensamento racional. Para o homem renascentista, todo conhecimento deveria basear-se na razão e na observação atenta da natureza. Segundo a mentalidade medieval, as explicações religiosas e a tradiçao bastavam para transformar determinadas hipóteses em verdades absolutas; de acordo com o pensamento científico, os homend deveriam buscar todo o conhecimento do mundo na razão como fonte de toda a verdade é o que chamamos de racionalismo.
5: Em linhas gerais podemos definir o renascimento como um movimento de renovação artística, intelectual e científica iniciado na Itália no século XIV e que se expandiu pela Europa nos séculos XV e XVI.

nathalia e sthefany, 7b disse...

04-No século XVI, Nicolau Copérnico desenvolveu a teoria heliocêntrica, que defendia que o sol ocupava o centro do universo.Essa hipótese não era nova ela havia sido formulada pelo Aristarco no século IV a.C.Durante a idade média, porém, prevaleceu a teoria geocêntrica de Pitolomeu que situava a terra no centro do universo.

05-"Renascimento é o nome que se dá a um movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura clássica.

kethlyn 7ºB disse...

atividades
01-Os que assim agiam eram chamados de mecenas, isto é protetores das artes
02-A valorização do homen como ser
supremoé o que chamamos antropocentrismo
03-A crença na razão como fonta de toda verdade ´e o que chamamos de racionalimo
04-é a teoria que o sol está estacionário no centro do universo.

Lorena e Mirella 7ºB disse...

1-Mecenas: O Mecenas era considerado como "protetor", homem rico, era na prática quem dava as condições materiais para a produção das novas obras e nesse sentido pode ser considerado como o patrocinador, o financiador.

2-Antropocentrismo: Com as mudanças ocorridas na Baixa Idade Média,o ser humano passou a valorizar sua capacidade criativa e realizadora.A valorizaçaõ do homem como ser supremo é o que chamamos de Antropocentrismo.

3-Racionalismo: Segundo a mentalidade medieval as explicações religiosas e as tradições bastavam para tranformar determinadas hipóteses em verdades absolutas.A crença na razão como fonte de toda verdade é o que chamamos de Racionalismo.

4-Heliocentrismo:No século XVI,Nicolau Copérnico desenvolveu a teoria Heliocentrica que defendia que o sol ocupava o centro do universo essa hipotese não era nova ela havia sido formulada pelo astronomo Aristarco no século IV.

5-Renascimento:Podemos definir o renascimento como um termo de renovação artistica,intelectual e ciêntifica iniciado na Italia no século XIV que se expandiu pela Europa nos séculos XV e XVI.