segunda-feira, 14 de maio de 2012

9º ano: Revolução Russa 1917

Texto de apoio retirado do site www.suapesquisa.com.br.

"No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).
Rússia Czarista
Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.
No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.
Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.
A Rússia na Primeira Guerra Mundial
Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar.



Greves,  manifestações e a queda da monarquia
As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.



A Revolução Russa de outubro de 1917
Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.
Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918. Foi instalado o partido único: o PC (Partido Comunista).



A formação da URSS
Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP ( Nova Política Econômica ). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS.
Os líderes da União Soviética durante o regime socialista:
- Vladimir Lenin (8 de novembro de 1917 a 21 de janeiro de 1924)
- Josef Stalin (3 de abril de 1922 a 5 de março de 1953)
- Nikita Khrushchov (7 de setembro de 1953 a 14 de outubro de 1964)
- Leonid Brejnev (14 de outubro de 1964 a 10 de novembro de 1982)
- Iúri Andopov (12 de novembro de 1982 a 9 de fevereiro de 1984)
- Konstantin Chernenko (13 de fevereiro de 1984 a 10 de março de 1985)
- Mikhail Gorbachev (11 de março de 1985 a 24 de agosto de 1991)"


Fonte: http://www.suapesquisa.com/russa/
Links: http://passeioshistoricos.blogspot.com.br/2010/03/revolucao-russa-de-1917.html
http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2011/05/entenda-importancia-da-revolucao-russa.html 
http://historiacriativa.co.cc/1%C2%BA-bimestre-2012-revolucao-russa/

Atividades:

Defina os termos abaixo e poste-os como comentário a esta aula:

a) Mencheviques;

b) Bolcheviques;

c) Trotskistas;

d) Stalinistas;

e) Sovietes.

98 comentários:

renan , igor 9 c disse...

partido político russo, revolucionário moderado, que se contrapunha ao bolchevismo

Lucas Arcanjo disse...

b)Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.

[] Lucas Villar 9ª C disse...

Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).

Lucas Arcanjo disse...

a)Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).

Lucas Arcanjo disse...

c) O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo. Em 1946 Hermínio Sachetta, dirigente trotskista brasileiro nos anos 40 e 50, define assim o trotskismo:

Lucas Arcanjo disse...

d)Stalinismo (português brasileiro) ou estalinismo (português europeu) designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios.

[] Lucas Villar 9ª C disse...

B- A Revolução Russa de 1917 foi um dos acontecimentos mais importantes da história do século XX. Ela foi o produto de um amplo processo histórico. A Revolução Russa de 1905 foi a primeira grande mobilização operária, quando nasceram os conselhos operários, que reapareceriam em 1917.

Lucas Arcanjo disse...

e)Órgãos do poder na URSS eleitos por todo o povo; as organizações mais representativas e de massas que unem em si as características próprias de órgãos estatais e de organizações sociais; a encarnação mais completa do caráter democrático do Estado Socialista. Os Sovietes surgiram em 1905 como órgãos da insurreição armada, concebidos pela criatividade revolucionária das massas populares, "como expressão da criação do povo, como manifestação da iniciativa do povo" (Lenin). Surgidos da classe mais revolucionária, do proletariado, foram apoiando-se à que medida que se desenvolviam, em massas cada vez mais amplas e se transformaram em organizações de todo o povo trabalhador.

Ruan & Fernando 9ºc disse...

a)é a minoria da posdr que luta para ter um acordo com todo o povo a burguesia.

]b)é a maioria e eles não queriam acordo com a burguesia.

c)O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo.

d)O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios. O termo "stalinismo", na maioria das vezes, designa essencialmente o domínio absoluto de uma dada liderança, a qual dispõe de meios por intermédio dos quais estabelece a "verdade" do Marxismo, do qual se arvora a condição de único e legítimo intérprete.

e)Originalmente seu nome completo era "Congresso dos Deputados dos Sovietes de Trabalhadores, Soldados e Camponeses". Também era conhecido como "Congresso dos Deputados do Povo."

millena e a leticia 9 disse...

A-a luta contra o Czarismo deveria ser feita em etapas: primeira, a burguesia tomaria o poder. Defendia um partido amplo de, massas sem um disciplina rigorosa. =)

[] Lucas Villar 9ª C disse...

C- O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo. Em 1946 Hermínio Sachetta, dirigente trotskista brasileiro nos anos 40 e 50, define assim o trotskismo:

Evellyn, Lucas 9 º C disse...

a)Partido Operório Russo, eram minoria, apesar de contrários à gurra eram indecisos, às vezes divididos entre si, perdendo importância política, principal lider kerensky.

claudio 9º disse...

os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo

[] Lucas Villar 9ª C disse...

D-Stalinismo (português brasileiro) ou estalinismo (português europeu) designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios.

[] Lucas Villar 9ª C disse...

E-Órgãos do poder na URSS eleitos por todo o povo; as organizações mais representativas e de massas que unem em si as características próprias de órgãos estatais e de organizações sociais; a encarnação mais completa do caráter democrático do Estado Socialista.

bruno e klysman disse...

A) é um movimento revolucionario russo

Anna Beatriz 9ºc disse...

a-mencheviques,partido operário russo,eram a maioria,apesar de serem contrários a guerra,eram indesisos eram as vezes divididos entre si,pedindo importância política .seu principal líder era keronsku.

b-Bolcheviques partido social-democrata russo.Era a maioria radicais defendiam o confisca das grandes propriedades,controle dos operários nas fabricas,a saída da rússia da 1ºguerra mundial.seus dois principais líderes foram Valdimir Lenim e Leon Kerensiky

Evellyn, Lucas 9 º C disse...

b)Partido social-Democrata Russo. Era a maioria, radicais, defendiam o canfisco das grandes propriedades, controle dos operários nas fábricas, a saida as Rússia na 1ª gurra Mundial Primeiros líderes foram Ladimir e Leon Trostsky.

renan , igor 9 disse...

Ficaram assim no segundo Congresso do POSDR em 1903. A outra facção era conhecida como a dos Mencheviques, da palavra "minoritário", os quais se opuseram a Lenin quando este propôs que o partido deveria constituir-se de uma elite revolucionária profissional, que se dedicasse exclusivamente ao ativismo político, e que seria sustentada por apoiadores e simpatizantes não-membros do partido.(b)

claudio , felipe 9 c disse...

b)Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.

renan , igor 9 disse...

O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo. Em 1946 Hermínio Sachetta, dirigente trotskista brasileiro nos anos 40 e 50, define assim o trotskismo (C)

claudio , felipe 9 c disse...

c) O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo. Em 1946 Hermínio Sachetta, dirigente trotskista brasileiro nos anos 40 e 50, define assim o trotskismo:

claudio , felipe 9 c disse...

d)O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios. O termo "stalinismo", na maioria das vezes, designa essencialmente o domínio absoluto de uma dada liderança, a qual dispõe de meios por intermédio dos quais estabelece a "verdade" do Marxismo, do qual se arvora a condição de único e legítimo intérprete.

renan , igor 9 disse...

Stalinismo designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios

Ana Carolina 9º c disse...

A)-Partido oprário russo,eram a minoria,apesar de serem contrários a guerra,eram indecisos,eram as vezes divididos entre si, perdendo importância política. Seu principal lider era kerensky.

B)-Partido social-democrata russo. Era a maioria, radicais,defendiam o confisco das operárias nas fábricas, a saída da rússia da 1º guerra mundial.Seus dois principais líderes foram vladimir Lenin e Leon trostsky.

claudio , felipe 9 c disse...

e)Órgãos do poder na URSS eleitos por todo o povo; as organizações mais representativas e de massas que unem em si as características próprias de órgãos estatais e de organizações sociais; a encarnação mais completa do caráter democrático do Estado Socialista. Os Sovietes surgiram em 1905 como órgãos da insurreição armada, concebidos pela criatividade revolucionária das massas populares, "como expressão da criação do povo, como manifestação da iniciativa do povo" (Lenin). Surgidos da classe mais revolucionária, do proletariado, foram apoiando-se à que medida que se desenvolviam, em massas cada vez mais amplas e se transformaram em organizações de todo o povo trabalhador.

renan , igor 9 disse...

rgãos do poder na URSS eleitos por todo o povo; as organizações mais representativas e de massas que unem em si as características próprias de órgãos estatais e de organizações sociais; a encarnação mais completa do caráter democrático do Estado Socialista. Os Sovietes surgiram em 1905 como órgãos da insurreição armada, concebidos pela criatividade revolucionária das massas populares, "como expressão da criação do povo, como manifestação da iniciativa do povo" (D)

Evellyn, Lucas 9 º C disse...

c)Combatia o totalitarismo stalimista e a construir um programa e um partido voltados para revolução socalista internacional.

millena e a leticia 9°c disse...

B-defendia a revolução protelaria, conduzia por um organização composto de revolução vários profissionais e submetidas a rigorosa disciplina.=)

C-considerava o resultado de uma revolução que devia aprofundar suas conquistas no inteiros do URSS ao mesmo tempo, que as expandia para o mundo todos.=)

D-burocratizarão de Estado e do confinamento do socialismo. =)

luana e andressa disse...

a)Mencheviques partido operário eram a minoria apersar de serem contra guerra, eram indecisos eram as vezes divididos entre si.
b)bolcheviques partido social democrático russo eram a maioria radicais defendiam confisco das grandes propriedades, controles dos operários na fábricas a saida da rússia da primeira guerra mundial.
c) Trotskistas é o conjunto de idéias de Marx, Engels e Lenin defendidas sem quartel por Leon Trotsky.
d)Stalinistas ou estalinismo designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin.
e) Sovietes O Congresso dos Soviete criado em 1917 foi o maior corpo estatal da República Socialista Federativa Soviética da Rússia e da URSS durante dois períodos: 1917-1936 e 1989-1991. O Congresso se compunha de representantes dos sovietes urbanos e dos sovietes de governo de cada república socialista soviética.

Evellyn, Lucas 9 º C disse...

d)Se orientava no sentido de uma maior concitização do Estado e do confinamento do socialismo à URSS.

Renan Antonio L. Rigotti e Iago Weiss C. Souza 9°A disse...

a-Eram denominados “mencheviques“, ou minoria, (em russo: menscinstvó) os membros de um partido político russo, do início do século XX, de tendências revolucionárias moderadas e que se contrapunha aos bolcheviques (maioria). Eram denominados “mencheviques“, ou minoria, (em russo: menscinstvó) os membros de um partido político russo, do início do século XX, de tendências revolucionárias moderadas e que se contrapunha aos bolcheviques (maioria).

Karina e Raffaela 9ºA disse...

A.Os mencheviques eram uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).

Renan Antonio L. Rigotti e Iago Weiss C. Souza 9°A disse...

b-Os bolcheviques (em russo significa “majoritários”) era um grupo político russo, formado por integrantes do POSDR (Partido Operário Social-Deocrata Russo).

Formado no começo do século XX, o movimento bolchevique fazia oposição ao governo czarista de Nicolau II. Defendiam uma revolução armada de caráter socialista.

Fabricio 9 ano A e Rafael K. disse...

a) Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo

Karina e Raffaela 9ºA disse...

B.Os Bolcheviques eram integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lenin.

Karina e Raffaela 9ºA disse...

C.O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski.

Fabricio 9 ano A e Rafael K. disse...

a)Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo

Karina e Raffaela 9ºA disse...

D.Stalinistas designem o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin.

Renan Antonio L. Rigotti e Iago Weiss C. Souza 9°A disse...

c-Combatia o totalitarismo stalinista e a construir um programa e um partido voltados para revolução socialista internacional.

leandro e matheus 9 A disse...

A- Pertenciam a uma facçao do movimento revolucionario russo que surgiu em 1903

Karina e Raffaela 9ºA disse...

e.Sovietes:Conselho de delegados escolhidos entre operários, camponeses e soldados, na Rússia, e que constitui o órgão primário que, direta ou indiretamente, escolhe os dirigentes políticos e os membros das assembléias; e, por extensão, em qualquer país onde impera o sovietismo

Fabricio 9 ano A e Rafael K. disse...

b) é uma palavra da língua russa, e significa "maioritário". Assim foram chamados os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lenin.

leandro e matheus 9 A disse...

B- defendiam uma mudança radical e politica para seu povo,defendendo uma revoluçao socialista armada, caso e necessario

Renan Antonio L. Rigotti 9ºa disse...

Stalinismo

Entre os anos de 1924 e 1953 a URSS foi governada por Josef Stalin, por isso este período ficou conhecido como d-Stalinismo.

Politicamente, a subida de Stalin ao poder expressou a implantação de um Estado burocrático e autoritário, estabelecendo uma mudança radical na implantação do socialismo, que era concebida pela Revolução Bolchevique. O Estado agora era controlado pela elite militar, que tomava decisões desconsiderando as opiniões da população ou de seus representantes.

Fabricio 9 ano A e Rafael K. disse...

c) é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo.

Artemio e Caio disse...

a)Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). ...

Tamires e Gabriela M. 9 A disse...

a)mencheviques;pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR)

b)bolcheviques;(russo: Большевик, transliteração "bolshevik") é uma palavra da língua russa, e significa "maioritário". Assim foram chamados os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lenin

c)Trotskistas;é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski.

d) Stalinistas;designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin

e) Sovietes.Órgãos do poder na URSS eleitos por todo o povo; as organizações mais representativas e de massas que unem em si as características próprias de órgãos estatais e de organizações sociais; a encarnação mais completa do caráter democrático do Estado Socialista.

Artemio e Caio disse...

b)os bolcheviques defendiam, entre outras coisas, a luta revolucionária, fazendo oposição aos mencheviques; por extensão: comunista.

Thalles, Rafael S. 9°A disse...

a)Partido operário eram a minoria apersar de serem contra guerra, eram indecisos eram as vezes divididos entre si mesmo.
b)Partido social democrático Russo eram a maioria radicais defendiam confisco das grandes propriedades, controles dos operários na fábricas a saida da Rússia da primeira guerra mundial.
c) o conjunto de idéias de Marx, Engels e Lenin defendidas sem quartel por Leon Trotsky.
d)Stalinistas ou estalinismo designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin.
e) O Congresso dos Soviete criado em 1917 foi o maior corpo estatal da República Socialista Federativa Soviética da Rússia durante dois períodos: 1917-1936 e 1989-1991. O Congresso se compunha de representantes dos sovietes urbanos e dos sovietes de governo de cada república socialista soviética.

Fabricio 9 ano A e Rafael K. disse...

D) é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo.

leandro e matheus 9 A disse...

C- eram varios agrupamentos politicos simpaticos ao pensamento de Leon Trotsky, entre eles surgiu a liga comunista internacionalista ou oposiçao internacionalista de esquerda

Artemio e Caio disse...

c)O trotskismo é uma doutrina marxista baseada no pensamento do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo.

gabriely e michely disse...

a- Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo .

João Vitor e Bruna 9ºA disse...

a) Mencheviques;Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo.

Fabricio 9 ano A e Rafael K. disse...

D) Stalinismo (português brasileiro) ou estalinismo (português europeu) designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios.

leandro e matheus 9 A disse...

D- é o período em que o poder politico na antiga uniao sistematica ou original de determinados conceitos ou principios

Bruna e João Vitor disse...

b) Bolcheviques;
Partido Operário Social-Democrata Russo. Era a maioria, radicais, defendiam o confisco das grandes propriedades, controle dos operários nas fábricas, a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial. Seus dois principais líderes foram Vladmir Lenin e Leon Trostsky.

gabriely e michely disse...

b- Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário.

Lohanna e Hilton 9° A disse...

a)Mencheviques: Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Lenin e Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).

b)Bolcheviques: Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Pouco depois de os
Bolcheviques terem chegado ao poder durante a Revolução Russa de 1917, eles mudaram o seu nome para o Partido Comunista de Toda a Rússia (Bolcheviques) em 1918 e passaram a ser conhecidos apenas como Partido Comunista da União Soviética - PCUS após esse ponto.

e) Sovietes O Congresso dos Soviete criado em 1917 foi o maior corpo estatal da República Socialista Federativa Soviética da Rússia e da URSS durante dois períodos: 1917-1936 e 1989-1991. O Congresso se compunha de representantes dos sovietes urbanos e dos sovietes de governo de cada república socialista soviética.

Bruna e João Vitor disse...

c)Trotskistas; No final da década de 1920, existiram no Brasil vários agrupamentos políticos simpáticos ao pensamento de Leon Trotsky. Entre eles surgiu a Liga Comunista Internacionalista ou Oposição Internacionalista de Esquerda. Mais tarde, entre aqueles grupos um se destacaria: o PORT (Partido Operário Revolucionário Trotskista), que seria fundado em 1953.

gabriely e michely disse...

c- O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo. Em 1946 Hermínio Sachetta, dirigente trotskista brasileiro nos anos 40 e 50, define assim o trotskismo

Bruna e João Vitor disse...

d)Stalinistas; Lênin foi o grande líder da Revolução de 1917 e governou a Rússia(URSS) até a sua morte, em 1924. Trotsky, outro líder da revolução e chefe do exército vermelho, disputou o poder com o chefe do Partido Comunista (antigo Bolchevique), Stálin. Lênin temia que o poder caísse nas mãos desse último, mas foi o que aconteceu. Trotsky foi banido da União Soviética e assassinado a mando de Stálin em 1940, no México.

gabriely e michely disse...

d- Stalinismo (português brasileiro) ou estalinismo (português europeu) designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios.

Lohanna e Hilton 9° A disse...

d) Stalinismo designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios.

gabriely e michely 9ª A disse...

e- Sovietes O Congresso dos Soviete criado em 1917 foi o maior corpo estatal da República Socialista Federativa Soviética da Rússia e da URSS durante dois períodos: 1917-1936 e 1989-1991. O Congresso se compunha de representantes dos sovietes urbanos e dos sovietes de governo de cada república socialista soviética.

Fabricio 9 ano A e Rafael K. disse...

E) criado em 1917 foi o maior corpo estatal da República Socialista Federativa Soviética da Rússia e da URSS durante dois períodos: 1917-1936 e 1989-1991. O Congresso se compunha de representantes dos sovietes urbanos e dos sovietes de governo de cada república socialista soviética.

Renan Antonio L. Rigotti 9ºa disse...

e-Os Sovietes surgiram em 1905 como órgãos da insurreição armada, concebidos pela criatividade revolucionária das massas populares, como expressão da criação do povo, como manifestação da iniciativa do povo. Surgidos da classe mais revolucionária, do proletariado, foram apoiando-se à que medida que se desenvolviam, em massas cada vez mais amplas e se transformaram em organizações de todo o povo trabalhador. Os Sovietes, são a forma organizativa da aliança da classe operária e o campesinato em todas as fases de seu desenvolvimento, são, também, a forma organizativa em que se modelou a unidade político-social e ideológica do povo soviético. Após a conquista do poder pelo proletariado os Sovietes se configuraram como a forma estatal da ditadura do proletariado. Sendo as instituições mais representativas e democráticas dos trabalhadores, criaram sobre as ruínas da velha maquina estatal um novo aparato de poder. Adquiriram, então, uma nova qualidade: além de uma organização social, passaram a ser também estatal. Cumpridas as tarefas da ditadura do proletariado, os Sovietes constituíram a base do Estado de todo o povo. A característica fundamental dos Sovietes é que atuam simultaneamente como órgãos do poder estatal e como organização de massa mais abrangente.
Eram conselhos operários

Bruno e Allyson disse...

a)São os membros de um partido político russo, do início do século XX, de tendências revolucionárias moderadas e que se contrapunha aos bolcheviques.

b)bolchevique o grupo político russo formado por ex-integrantes do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), fundado em 1898. O termo bolchevismo é de origem russa e significa, literalmente, “maioria” (em russo, bolscinstvó).

c)O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo.

d)Designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin.

e)São corpos deliberativos, constituídos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território, ou mesmo indústria. Este termo é comumente usado para descrever trabalhadores governando a si mesmos, sem patrões.

Bruna e João Vitor disse...

e) Sovietes: Órgãos do poder na URSS eleitos por todo o povo; as organizações mais representativas e de massas que unem em si as características próprias de órgãos estatais e de organizações sociais; a encarnação mais completa do caráter democrático do Estado Socialista. Os Sovietes surgiram em 1905 como órgãos da insurreição armada, concebidos pela criatividade revolucionária das massas populares, "como expressão da criação do povo, como manifestação da iniciativa do povo" (Lenin).

Lohanna e Hilton 9° A disse...

c)O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo. Em 1946 Hermínio Sachetta, dirigente trotskista brasileiro nos anos 40 e 50, define assim o trotskismo.

Ana Paula e David 9ºA disse...

a)Mencheviques:Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Lenin e Martov.Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.

B)Bolcheviques:Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Pouco depois de os Bolcheviques terem chegado ao poder durante a Revolução Russa de 1917, eles mudaram o seu nome para o Partido Comunista de Toda a Rússia (Bolcheviques) em 1918 e passaram a ser conhecidos apenas como Partido Comunista da União Soviética - PCUS após esse ponto.
c)Trotskistas:A luta encabeçada por Trotsky, foi derrotada mas ao longo dela, se foi criando uma corrente que se foi organizando em diferentes países, e que em 1938 deu o grande passo de fundar a Quarta Internacional. A intenção era ocupar o vazio que havia deixado a Terceira, o grande partido mundial dirigido por Lenin que com a burocratização de Stálin, havia perdido seu caráter revolucionário. Assim surgiu o Trotskismo.O Trotskismo sintetiza a experiência da revolução russa, dos primeiros anos do governo operário e da luta contra a burocracia.

e)Sovietes:Corpos deliberativos, constituídos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território, ou mesmo indústria. Este termo é comumente usado para descrever trabalhadores governando a si mesmos, sem patrões, em regime de auto gestão.

leandro e matheus 9 A disse...

E- sao colegiados, ou corpos deliberativos , constituidos de operararios ou membros de classe trabalhadora que regulam e organizam a produçao material de um determinado territorio ou mesmo industria

joao paulo 9 A .. jeandro 9 A disse...

A:Eram denominados “mencheviques“, ou minoria, (em russo: menscinstvó) os membros de um partido político russo, do início do século XX, de tendências revolucionárias moderadas e que se contrapunha aos bolcheviques (maioria).

B:Os bolcheviques (em russo significa “majoritários”) era um grupo político russo, formado por integrantes do POSDR (Partido Operário Social-Deocrata Russo).

C: O trotskismo deixa de ser uma corrente do movimento operário quando passa definitivamente para o campo do capitalismo no curso da Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

D: O stalinismo, seria nada mais e nada menos que uma das correntes do marxismo. Sim, porque, segundo analistas que passaram da mais dogmática caricatura do marxismo ao mais completo ecletismo não haveria marxismo, mas “marxismos”, ou seja, diferentes interpretações, todas elas de igual valor do marxismo. Neste caso, obviamente, nem o próprio Marx seria um interprete competente das suas próprias idéias


E :Conselho de delegados escolhidos entre operários, camponeses e soldados, na Rússia, e que constitui o órgão primário que, direta ou indiretamente, escolhe os dirigentes políticos e os membros das assembléias; e, por extensão, em qualquer país onde impera o sovietismo

Anni e Sara 9° A disse...

a)Partido Operário Russo, eram a minoria, apesar de serem contrários à Guerra, eram indecisos, eram às vezes divididos entre si, perdendo importância política. Seu principal líder era Kerensky;

b)Partido Operário Social-Democrata Russo. Era a maioria, radicais, defendiam o confisco das grandes propriedades, controle dos operários nas fábricas, a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial. Seus dois principais líderes foram Vladmir Lenin e Leon Trostsky.

Karol e Yasmin 9 b disse...

a) As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.

Évellyn Janaina 9B disse...

1)A- R. Os Mencheviques eram os Ortodoxos que pregavam o amadurecimento do capitalismo, para só então almejar o Socialismo. Defendiam uma revolução burguesa contra o Czarismo, liderada pela Duma, pleiteiando transformações progressivas da sociedade. Entre os seus principais líderes destacaram-se Gheorghi Plekhanov e principalmente Iulii Martov.
B- R. Os Bolcheviques defendiam a revolução socialista, a instalação da ditadura do proletariado, com a aliança de operários e camponeses, daí o símbolo da bandeira que tem a foice representando os camponeses e o martelo representando os operários.Tinha como principal líder e representante Lênin e apoiavam-se nos sovietes.

Karol e Yasmin 9 b disse...

b) Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo.

Guilherme/ Filipe disse...

a)Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).

b)Bolchevique (russo: Большевик, transliteração "bolshevik") é uma palavra da língua russa, e significa "maioritário". Assim foram chamados os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lenin.

c)É uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo.

d)Designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios. O termo "stalinismo", na maioria das vezes, designa essencialmente o domínio absoluto de uma dada liderança, a qual dispõe de meios por intermédio dos quais estabelece a "verdade" do Marxismo.

e)Os Sovietes surgiram em 1905 como órgãos da insurreição armada, concebidos pela criatividade revolucionária das massas populares, "como expressão da criação do povo, como manifestação da iniciativa do povo" (Lenin). Surgidos da classe mais revolucionária, do proletariado, foram apoiando-se à que medida que se desenvolviam, em massas cada vez mais amplas e se transformaram em organizações de todo o povo trabalhador.

Karol e Yasmin 9 b disse...

c) O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo.

Évellyn Janaina 9B disse...

1)C-R. O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo.
D-R. O Stalinismo designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios.
E-R. Os Sovietes eram conselhos de representantes operários, camponeses e soldados que surgiram como forma de organizar os movimentos populares.

Mariana e Rafaela 9ºB disse...

a)Mencheviques:Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).
b)Bolcheviques:Bolchevique (russo: Большевик, transliteração "bolshevik") é uma palavra da língua russa, e significa "maioritário". Assim foram chamados os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lenin.
c)Trotskistas:O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo.
d)Stalinistas:Stalinismo ou estalinismo designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios.
e)Sovietes:O Congresso dos Soviete criado em 1917 foi o maior corpo estatal da República Socialista Federativa Soviética da Rússia e da URSS durante dois períodos: 1917-1936 e 1989-1991. O Congresso se compunha de representantes dos sovietes urbanos e dos sovietes de governo de cada república socialista soviética.

Mayara e Weseley disse...

a) Mencheviques: o Partido Operário Russo, eram a minoria apesar de serem contrários à Guerra, eram indecisos às vezes divididos ebtre sé, perdendo importância política, seu principal líder era Kerensky.
b) Bolcheviques : o Partido Operário Social-Democrata Russo . Era a maioria radicais, defendiam o onfisco de grandes propriedades, controle dos operários nas fabricas a saída da Rússia da 1° Guerra seus principais liderem foram Vladonir Lênim e Leon Trostsky .

Karol e Yasmin 9 b disse...

d) "stalinismo", na maioria das vezes, designa essencialmente o domínio absoluto de uma dada liderança, a qual dispõe de meios por intermédio dos quais estabelece a "verdade" do Marxismo, do qual se arvora a condição de único e legítimo intérprete.

brunna e vinicius disse...

MENCHEVIQUES;PARTIDO DEMOCRATICO CONSTITUCIONal.partido da burguesia e dos nobres que nao queriam mudanças sociais e economicas . alem de defender a permanencia da rÚSSIA NA PRIMEIRA GUERRA. SEU PRINCIPAL LIDER ERA KARENSKIM.

BOLCHEVIQUES; PARTIDO OPERÁRIO SOCIAL DEMOCRÁTA Russo era a maioria .radicais que defendiam o comfisco de grandes propriedades controle dos operários nas fabricas ea saida da russia

Isabelle e Jhenifer "9°B" disse...

A)Pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladmir Lenin e Julius Martov

B)Assim foram chamados os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lenin .

C) É formulada como teoria Politica e ideologica é apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo

D)Designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin

E)Órgãos do poder na URSS eleitos por todo o povo; as organizações mais representativas e de massas que unem em si as características próprias de órgãos estatais e de organizações sociais; a encarnação mais completa do caráter democrático do Estado Socialista.

Isabella e Thamyres 9°B disse...

a) Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois Vladimir Lenin e Julius Martov, ambom membros do Partido Operário Social-Democrata Russo.
b) Os bolcheviques foram os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata liderada por Vladimir Lenin.
c) É uma doutrina marxista baseada do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski.
d) Designa o período em que o poder político na Antiga União Soviética foi exercida por Josef Stalin.
e) Eram conselhos de representantes operários, camponeses e soldados que surgiram como forma de organizar os movimentos populares.

Karol e Yasmin 9 b disse...

e) A estrutura dos soviets consistia num sistema piramidal de conselhos. A base era formada pelos soviets de fábricas, nas cidades, ou de aldeias, no campo. Níveis sucessivos estabeleciam-se a partir de então. Nas cidades soviets de distrito e de província.

Igor & Herik(9°B) disse...

A-pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903.

B-era um grupo político russo, formado por integrantes do POSDR (Partido Operário Social-Deocrata Russo).

C-O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski.

D-designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin.

E-são conselhos, ou corpos deliberativos, compostos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território, ou mesmo indústria.

Thiago/Henrique 9°B disse...

a)Mencheviques:Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Quando da realização do Segundo Congresso do POSDR, Lenin defendeu a idéia de ter um pequeno partido composto de revolucionários profissionais com um grande número de apoiadores e simpatizantes que não seriam membros do partido. Martov discordou, achava que seria melhor ter um grande partido de ativistas de 'grande representação. A disputa entre Lenin e Martov foi acirrada. Durante o congresso, Martov conseguiu que uma discreta maioria dos delegados apoiasse sua proposta. No entanto, quando o Comitê Central do partido foi eleito, a maioria votou a favor da facção de Lenin. Os apoiadores de Martov ficaram conhecidos como "Mencheviques", enquanto que a facção de Lenin(nome ficticio) ficou conhecida como os Bolcheviques.

b)Bolcheviques:Bolchevique é uma palavra da língua russa, e significa "maioritário". Assim foram chamados os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por Vladimir Lenin.

Ficaram assim no segundo Congresso do POSDR em 1903. A outra facção era conhecida como a dos Mencheviques, da palavra "minoritário", os quais se opuseram a Lenin quando este propôs que o partido deveria constituir-se de uma elite revolucionária profissional, que se dedicasse exclusivamente ao ativismo político, e que seria sustentada por apoiadores e simpatizantes não-membros do partido. Os Mencheviques, por outro lado, preferiam um partido com grande representação. Os Mencheviques obtiveram o apoio da minoria dos delegados ao congresso, que se juntaram àquela facção, enquanto que a maior parte do comitê central, que era a instância máxima de decisão do partido, optou por apoiar as ideias de Lenin.

Os bolcheviques defendiam uma mudança radical de política para seu povo, defendendo uma revolução socialista armada, caso necessário. Os mencheviques defendiam uma revolução moderada, permitindo primeiro a democracia e o pleno desenvolvimento do capitalismo para só depois implantar o socialismo.

Jessica, Nilvana, Felipe Otacio disse...

A)Menchevique: O partido operário russo, eram a minoria, apesar de serem contrários a Guerra, eram indecisos, ás vezes divididos entre si, perdendo importância política. Seu principal lider era Kerensky.
B)Bolcheviques: o Partido Operario Social- Democrata Russso. Era a maioria, radicais, defendiam o confisco de grandes propriedades, controle dos operarios nas fabricas, seus dois principais lideres foram Vladmir Lênin e Leon Trostsky;
C)Trotskistas:O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski.
D)Stalinistas:designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin.
E)Sovietes: Surgiram durante os confrontos de 1905. Organizações de trabalhadores que tiveram papel muito importante no futuro do processo revolucionario.

Thiago/Henrique 9°B disse...

d)Stalinistas:Stalinismo ou estalinismo designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios. O termo "stalinismo", na maioria das vezes, designa essencialmente o domínio absoluto de uma dada liderança, a qual dispõe de meios por intermédio dos quais estabelece a "verdade" do Marxismo, do qual se arvora a condição de único e legítimo intérprete. Neste sentido, o stalinismo reproduz e alimenta uma estrutura de pensamento único, como o que foi constituído pela Igreja Católica Romana após a declaração da infalibilidade papal em 1870.

Críticos trotskistas do stalinismo afirmam que tal corrente é anti-marxista alguns afirmam que é totalitária e mesmo fascista.Entre os académicos marxistas, tal corrente (junto com outras) é chamada de marxismo vulgar,por ter incorporado à sua base ideológica.

e)Sovietes:Os Conselhos Operários surgiram pela primeira vez na Revolução Russa de 1905, embora tenha surgido esboços desta forma de organização durante a Comuna de Paris. A partir de sua emergência na Revolução Russa de 1905, os conselhos passam a ser teorizados por Rosa Luxemburgo e principalmente pelos chamados comunistas de conselhos. O reaparecimento dos conselhos na Revolução Russa de 1917, na Revolução Húngara de 1919, na Revolução Italiana de 1919-1920 e na Revolução Espartaquista, ocorrida na Alemanha entre 1918 e 1919, forneceram a base para a teoria dos conselhos de Anton Pannekoek - o principal teórico dos conselhos operários - e demais comunistas conselhistas. Os conselhos voltariam a reaparecer na história contemporânea durante a Revolução Espanhola (1936 - 1939), a Revolução dos Cravos (Portugal, 1974), a Revolução Polonesa de 1980, no Curdistão em 1994, e em várias outras oportunidades.

Em Portugal, a 18 de Janeiro de 1934, uma revolta de operários, sobretudo da industria vidreira, estabeleceu o Soviete da Marinha Grande, mas de breve duração sendo rapidamente esmagado pelas forças leais ao (Portugal)Estado Novo.

Mayara e Weseley disse...

C) Trotskistas: era uma doutrina marxista baseada nos escritos dos político revolucionário ucraniano Leon Trótski e apresentava uma vertente comunista por oposição ao stalinismo .
D) Stalinistas: Foi o período em que o poder político na Antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin, o stalinismo reproduz e alimenta uma estrutura de pensamento único, como o que foi constituído pela Igreja Catolica em 1870.
E) Sovietes:Conselho de delegados escolhidos entre operários, camponeses e soldados, na Rússia, e que constitui o órgão primário que, direta ou indiretamente, escolhe os dirigentes políticos e os membros das assembléias; e, por extensão, em qualquer país onde impera o sovietismo .

felipe teles , gabriel , e everton disse...

c) Trotskistas;
Troskismo ou Leninismo mostra por dentro a revolução, seu imenso trabalho político e organizativo coletivo, sob a liderança de Lênin, desmontando a farsa trotskista que ainda hoje perdura, nessa época marcada pela reação. A farsa do "vice" Trotski, que seria o braço direito de Lênin. Vejamos sem preconceitos a cristalina análise no texto que avalia em profundidade as mentiras de Trotski, sua habilidade discursiva e os dados reais da Revolução de 1917,

brunna e vinicius disse...

bolchevique; ocorreu em outubro de 1917 tendo como principais lideres; lenin(principal lider) trotinsk( organizador do exercito vermelho) e stablin(sucessor de lenin)

a)Mencheviques:Os mencheviques pertenciam a uma facção do movimento revolucionário russo que surgiu em 1903 depois da disputa entre Vladimir Lenin e Julius Martov, ambos membros do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR).
b)Bolcheviques:Bolchevique (russo: Большевик, transliteração "bolshevik") é uma palavra da língua russa, e significa "maioritário". Assim foram chamados os integrantes da facção do Partido Operário Social-Democrata Russo liderada por

bruunna e vinicius disse...

otskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo. Em 1946 Hermínio Sachetta, dirigente trotskista brasileiro nos anos 40 e 50, define assim o trotskismo:

Sovietes:Conselho de delegados escolhidos entre operários, camponeses e soldados, na Rússia, e que constitui o órgão primário que, direta ou indiretamente, escolhe os dirigentes políticos e os membros das assembléias; e, por extensão, em qualquer país onde impera o sovietismo .

Anni e Sara 9°A disse...

c)O trotskismo é uma doutrina marxista baseada nos escritos do político e revolucionário ucraniano Leon Trótski. É formulada como teoria política e ideológica e apresentada como vertente do comunismo por oposição ao stalinismo. Em 1946 Hermínio Sachetta, dirigente trotskista brasileiro nos anos 40 e 50, define assim o trotskismo.

d)Stalinismo designa o período em que o poder político na antiga União Soviética foi exercido por Josef Stalin. O stalinismo não chega a ser uma "teoria", uma vez que sequer articula de forma sistemática ou original determinados conceitos ou princípios.

e)Sovietes O Congresso dos Soviete criado em 1917 foi o maior corpo estatal da República Socialista Federativa Soviética da Rússia e da URSS durante dois períodos: 1917-1936 e 1989-1991. O Congresso se compunha de representantes dos sovietes urbanos e dos sovietes de governo de cada república socialista soviética.

Julia e Leticia. - 8°A disse...

1-A Conjuração Mineira pretendia, entre outras coisas, a independência e a proclamação de uma república.

2-A Conjuração Baiana tinha idéias bem avançadas para a época, inclusive a extinção da escravidão.