segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

9º Ano - Aula de 27 e 28/02 - A República Velha


O período que vai de 1889 a 1930 é conhecido como a República Velha. Este período da História do Brasil é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro.

A República da Espada ( 1889 a 1894 )

Em 15 de novembro de 1889, aconteceu a Proclamação da República, liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Nos cinco anos iniciais, o Brasil foi governado por militares. Deodoro da Fonseca, tornou-se Chefe do Governo Provisório. Em 1891, renunciou e quem assumiu foi o vice-presidente : Floriano Peixoto. O militar Floriano, em seu governo, intensificou a repressão aos que ainda davam apoio à monarquia.

A Constituição de 1891 ( Primeira Constituição Republicana )

Após o início da República havia a necessidade da elaboração de uma nova Constituição, pois a antiga ainda seguia os ideais da monarquia. A constituição de 1891, garantiu alguns avanços políticos, embora apresentasse algumas limitações, pois representava os interesses das elites agrárias do pais. A nova constituição implantou o voto universal para os cidadãos ( mulheres, analfabetos, militares de baixa patente ficavam de fora ). A constituição instituiu o presidencialismo e o voto aberto.

República das Oligarquias

O período que vai de 1894 a 1930 foi marcado pelo governo de presidentes civis, ligados ao setor agrário. Estes políticos saiam dos seguintes partidos: Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM). Estes dois partidos controlavam as eleições, mantendo-se no poder de maneira alternada. Contavam com o apoio da elite agrária do país.
Dominando o poder, estes presidentes implementaram políticas que beneficiaram o setor agrário do país, principalmente, os fazendeiros de café do oeste paulista.

Política do Café-com-Leite

A maioria dos presidentes desta época eram políticos de Minas Gerais e São Paulo. Estes dois estados eram os mais ricos da nação e, por isso, dominavam o cenário político da República. Saídos das elites mineiras e paulistas, os presidentes acabavam favorecendo sempre o setor agrícola, principalmente do café (paulista) e do leite (mineiro). A política do café-com-leite sofreu duras críticas de empresários ligados à indústria, que estava em expansão neste período.
Se por um lado a política do café-com-leite privilegiou e favoreceu o crescimento da agricultura e da pecuária na região Sudeste, por outro, acabou provocando um abandono das outras regiões do país. As regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste ganharam pouca atenção destes políticos e tiveram seus problemas sociais agravados.

Política dos Governadores

Montada no governo do presidente paulista Campos Salles, esta política visava manter no poder as oligarquias. Em suma, era uma troca de favores políticos entre governadores e presidente. O presidente apoiava os candidatos dos partidos governistas nos estados, enquanto estes políticos davam suporte a candidatura presidencial e também durante a época do governo.

O coronelismo

A figura do "coronel" era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. O coronel era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o voto de cabresto, onde o coronel (fazendeiro) obrigava e usava até mesmo de violência para que os eleitores de seu "curral eleitoral" votassem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas do coronel, para que votasse nos candidatos indicados. O coronel também utilizava outros "recursos" para conseguir seus objetivos políticos, tais como: compra de votos, votos fantasmas, troca de favores, fraudes eleitorais e violência.

O Convênio de Taubaté

Essa foi uma fórmula encontrada pelo governo republicano para beneficiar os cafeicultores em momentos de crise. Quando o preço do café abaixava muito, o governo federal comprava o excedente de café e estocava. Esperava-se a alta do preço do café e então os estoques eram liberados. Esta política mantinha o preço do café, principal produto de exportação, sempre em alta e garantia os lucros dos fazendeiros de café.

A crise da República Velha e o Golpe de 1930

Em 1930 ocorreriam eleições para presidência e, de acordo com a política do café-com-leite, era a vez de assumir um político mineiro do PRM. Porém, o Partido Republicano Paulista do presidente Washington Luís indicou um político paulista, Julio Prestes, a sucessão, rompendo com o café-com-leite. Descontente, o PRM junta-se com políticos da Paraíba e do Rio Grande do Sul (forma-se a Aliança Liberal ) para lançar a presidência o gaúcho Getúlio Vargas.
Júlio Prestes sai vencedor nas eleições de abril de 1930, deixando descontes os políticos da Aliança Liberal, que alegam fraudes eleitorais. Liderados por Getúlio Vargas, políticos da Aliança Liberal e militares descontentes, provocam a Revolução de 1930. É o fim da República Velha e início da Era Vargas.

Galeria dos Presidente da República Velha :

Marechal Deodoro da Fonseca (15/11/1889 a 23/11/1891), Marechal Floriano Peixoto (23/11/1891 a 15/11/1894), Prudente Moraes (15/11/1894 a 15/11/1898), Campos Salles (15/11/1898 a 15/11/1902) , Rodrigues Alves (15/11/1902 a 15/11/1906), Affonso Penna (15/11/1906 a 14/06/1909), Nilo Peçanha
(14/06/1909 a 15/11/1910), Marechal Hermes da Fonseca (15/11/1910 a 15/11/1914), Wenceslau Bráz (15/11/1914 a 15/11/1918), Delfim Moreira da Costa Ribeiro (15/11/1918 a 27/07/1919), Epitácio Pessoa (28/07/1919 a 15/11/1922),
Artur Bernardes (15/11/1922 a 15/11/1926), Washington Luiz (15/11/1926 a 24/10/1930).


Links:
http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/republica-velha/
http://www.suapesquisa.com/republica/
http://www.mundovestibular.com.br/articles/4429/1/A-REPUBLICA-VELHA/Paacutegina1.html
http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/republica-velha-1889-1930-1-deodoro-da-fonseca-e-governos-civis.jhtm

66 comentários:

Ruan 9ºC disse...

A DIP, aconteceu na replubica café com leite ?

Fernando e Africa disse...

Foi bacana a aula foi diferente pois foi aula de vidio

Ataliba e Selena 9 º C disse...

A aula que tivemos hoje foi interessante,aprendemos sobre a República Velha...

Prof. Douglas Alves da Silva disse...

Ruan, o DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda - foi um instrumento de censura criado durante o Estado Novo, na Era Vargas em 1939.

Ruan 9ºC disse...

Ok, ate que o carlos lacerda era contra o vargas é isso ?

Prof. Douglas Alves da Silva disse...

Ruan, Carlos Lacerda fez oposição não sói a Getúlio, mas também a JK, João Goulart e Jânio quadros. Fazia usoi de seu jornal, Tribuna da Imprensa, para isso.

Sobre Carlos Lacerda: http://educacao.uol.com.br/biografias/carlos-lacerda.jhtm

Fernando e Africa disse...

se eu fosse da epoca do café com leite eu concerteza não tomaria café cem leite

fernando disse...

fernando_guerrieri@hotmail.com

Prof. Douglas Alves da Silva disse...

Fernando e Africa???

Tomaria sim...

Ataliba 9 º C disse...

add eu msn garotogaga_xd@hotmail.com

Fernando e Africa disse...

uma pergunta ai professor qual lucrava mais café ou leite????

Prof. Douglas Alves da Silva disse...

Logicamente os produtores de café centralizaram mais a economia e a política a seu favor nesta aliança, por conta disso, utilizavam-se de políticas protecionistas em favor do café.

Fernando e Africa disse...

hunn..........

Ruan disse...

o profº pode perguntar sem ser sob o assunto?

Prof. Douglas Alves da Silva disse...

Ruan, perguntas que saim fora do tema devem ser feitas na aba de dúvidas do 9º ano, no canto superior da página. Isso deve ser feito para que não saiamos do tema abordado.

Ruan disse...

A afirmação segundo a qual "o partido que sobe entrega o programa de oposição ao partido que desce e recebe deste o programa de governo" está relacionada aos partidos políticos atuantes no Brasil do Segundo Reinado (1840-1889). Sobre esse assunto, é correto afirmar:
a) A forma democrática e descentralizada do parlamentarismo do Segundo Reinado garantiu ao Imperador governar em sintonia com os interesses dos partidos e da população.
b) Os conservadores conduziam a vida partidária do Império, mas quem governava eram os liberais radicais, que ganharam projeção com as revoltas provinciais após 1848.
c) Sendo a "conciliação" um ideal presente na vida política do país, os partidos pouco se diferenciavam na prática.
d) Os partidos políticos do Império caracterizavam-se por suas plataformas políticas de atuação bem definidas e diferenciadas.
e) As reformas eleitorais e o fim do tráfico negreiro no Segundo Reinado asseguraram a liberdade de atuação da Câmara dos Deputados.

Ana Carolina 9º c disse...

A aula de hoje foi bem interessante!achei o blog legal :D

Fernando e Africa disse...

massa essa ideia de ter um blog e muito massa , pode se espresar falar do que vc quiser mui legal :)

Ruan 9ºC disse...

Professor São Paulo tbm pegava o dinheiro de Minas Gerais?

Prof. Douglas Alves da Silva disse...

Ruan, o ataque a Pearl Harbor ocorreu em 7 de dezembro de 1941 e motivou a entrada efetiva dos EUA na II Guerra Mundial.

Prof. Douglas Alves da Silva disse...

Ruan, a real questão não é SP X MG, na verdade o que se coloca são os proddutores de café, não só de SP mas também do resto do país.

Artemio e Caio disse...

hj a aula foi bastante diferenciada, e ajudou mt a gente saber mais sobre a historia do cafe brasileiro.

Karen e Fernanda 9ºA disse...

Foi interessante... As dúvidas que tínhamos da tarefa, foram esclarecidas na aula, e ajudou mais com o vídeo.

Lohanna e Hilton 9° ano "A" disse...

Nós gostamos da aula pois além da explicação em sala de aula tivemos também a vídeo-aula que pode nós ajudar e sanar nossas dúvidas.

Joyce e Gabriela disse...

a aula de hoje foi interessante,divertida
e muito produtiva

Ana Beatriz e João Paulo - 9 °A disse...

Nessa aula aprendemos sobre a República Velha, e foi muito interessante o fato do café com leite! Achamos legal o professor usar vídeos, isso nos incentiva.

Karina e Raffaela 9ºA disse...

Foi interessante ... Nos deu um pouco mais de conhecimento muito mais com as aulas de video.

thalles e jeandro disse...

foi uma aula boa que nois apredemos como era valorisado o cafe apesar da crise que enfrentou.

Leandro e Gabriel Felipe disse...

Hoje aprendemos um pouco mais sobre o café brasileiro e a republica velha

ARTEMIO disse...

papai do ceu abençoe todo mundo da minha sala e da minha familia. AMEM!!!!!!!!!!!

Bruna e João Vitor disse...

Hoje a aula foi interessante e aprendemos sobre República velha e outras coisas.

Rafaeel e felipe disse...

entendemos q o café causo a queda da nossa economia.
e que isso durou desde 1902 a 1912.

Artemio disse...

HJ eu fiquei de boa na aula do Professor Douglas !!!

rafael e fabricio 9°A disse...

hoje aprendemos mais um pouco sobre o café e a república velha.

Anônimo disse...

Prof ° Lindo *-* Te Amamos =)

Anônimo disse...

obrigado pela aula de hj aprendi muito mesmo sempre amei historia e com hj ainda mais...

eu disse...

xiu Artemio

eu disse...

xiu Artemioooooo

Anni e Sara 9° A disse...

A aula de hoje foi bastante interessante e produtiva, a vídeo-aula pode tirar algumas dúvidas que tínhamos sobre a República Velha.

Anônimo disse...

Xiu artemio

eu disse...

xiu artemioooooo

Anônimo disse...

muito obrigado pela aula de hj entendi tudo sobre a república velha quero aprender mais

anonimo disse...

obrigado pela aula de hj mas nao gosto mauito de historia mas hj apendi a gostar...

Anônimo disse...

é verdade q a coca cola tem cafeína?

caio disse...

shiu artemio

Rafaeel e felipe disse...

xiu artemiu

Anônimo disse...

xiuuuuu artemioo

JOY E GABI disse...

PICHIUU ARTEMIO!!!!!!!!!!!!!!

kkkk disse...

xiu artemio

Anônimo disse...

A aula foi interessante e produtiva, entendemos mais um pouco sobre o conteúdo,os vídeos nos incentivaram ,foi muito legal.

wandrezza disse...

A aula foi bem interessante.

Wanderson disse...

A aula de hoje foi bastante interessante e produtiva.

Yasmin e Karol 9ª A disse...

As alunas Karol e Yasmin vieram aqui dizer que adoramos saber mais sobre a história da economia do Brasil. Esperamos que tenhamos muitas aulas desse tipo esse ano, muito obrigada pela explicação ate a próxima aula.

Ana Paula e Matheus 9B disse...

A aula foi muito interessante,os vídeos foram uma boa iniciativa, aprendemos mais sobre a República velha e esclarecemos as dúvidas do conteúdo.

henrique disse...

hoje a aula foi bem interesante

Anônimo disse...

Professor seu lindo =) ,te amamos.

Wanderson disse...

A aula de hoje foi bastante interessante e produtiva.

Renan Antonio 9°b disse...

Na república velha, a economia gira entorno do cafe e do leite, principalmente do cafe. os principais produtores eram sao paulo e minas gerais. a elite cafeeira mandava no governo do pais e revezavam o poder.naquela época houve uma crise economia. a demanda diminuiu e a produção aumentou. o governo começou a estocar cafe nos portos e esperar o fim da crise. com isso o preço so diminuiu. houve um golpe militar e jetulio vargas assumiu a presidência. ai se inicia a era vargas.

Jessica e Nilvana 9°B disse...

Esse período foi marcado pela presença política das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. Que trabalhava com a exportação de café. Em 15 de novembro de 1889, ocorreu a Proclamação da República, que deve como líder Marechal Deodoro, que nos primeiros 5 anos foi governado por militares.
República das Oligarquias
O período foi de 1894 a 1930.

Gabriel e Lucas 9ºb disse...

hoje a aula foi legal e interessante.

Isabelle e Felipe disse...

O conteúdo que aprendemos hoje foi sobre a "República velha" que durou de 1889 á 1930 que foi marcada pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas.A república da Espada que foi governada pelo Marechal Deodoro da Fonseca (1889 á 1894).A Primeira Constituição Republicana que foi constituída em 1891,a constituição instituiu o presidencialismo e o voto aberto.República das Oligarquias
O período que vai de 1894 a 1930 foi marcado pelo governo de presidentes civis, traduzindo a aula foi boa ;)

Anônimo disse...

lindãooooooooooooooooo

Anônimo disse...

hoje a aula legal e interessante.

Mayara Fernandes. disse...

A aula de hoje, foi interresante e diversificada, uma nova maneira de se aprender o conteudo facilemente .

Anônimo disse...

hoje aula foi muito legal gosteii muito do geito do prof muito massa ele pow mais agora vou falar sobre aula teve umas atividades q ele passol sobre a Reforma nepolitana acheii muito interesante prof tu é massa podcre(:

lucas guiilherme disse...

professor vamos estuda bastande pra todos aprende tabem